-->

Medicamentos de Esclerose Múltipla Fornecidos pelo SUS

Durante essas ultimas semanas, eu andei elaborando uma série de artigos referentes a medicações que são utilizadas para o tratamento da Esclerose Múltipla (EM), que é uma doença que causa vários sintomas diferentes e dentre eles estão perda da visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora. 

Essas postagens foram sugestões de amigos que são membros da APEMBS e da ALSAPEM, que são duas associações que tem como objetivo principal acolher, apoiar, conscientizar e informar pessoas com Esclerose Múltipla. Além disso, essas associações atuam como se fosse uma família para os portadores de EM da baixada santista. 

Nessa lista de medicamentos de EM Fornecidos pelo SUS, eu vou falar um pouco sobre esses medicamentos e irei deixar os links para vocês poderem acessar os artigos completos referentes a cada um desses medicamentos. Além disso, tem alguns desses medicamentos citados abaixo que podem não estar disponíveis ainda no SUS. 

Essa série de artigos é algo atípico em um blog de engenharia química, mas como eu gosto de pensa fora da caixa, eu escrevi essa série para vocês. Além disso, eu também já vou agradecer ao pessoal que me enviou as fotos para colocar nesse artigo. Espero que esse artigo seja de grande ajuda para os portadores de EM.

medicamentos esclerose multipla SUS

Acetato de Glatirâmer (Copaxone)


O acetato de glatirâmer é um dos medicamentos que é fornecido pelo (SUS), sendo que o mesmo é fornecido com o nome de Copaxone e pode ser encontrado na versão de 20 mg ou 40mg. Essa medicação faz parte das medicações de 1a linha para o tratamento de EM.


Caixa seringa 20 mg e caixa 40mg sus
Caixas de Copaxone de 20mg (a esquerda) e 40mg (a direita)

Link para mais informações referentes ao medicamento:

https://www.engquimicasantossp.com.br/2017/12/acetato-de-glatiramer-esclerose-multipla.html


Interferon Beta (betainterferona 1a, Avonex, e Rebif)


O Interferon Beta é um dos medicamentos que é fornecido pelo (SUS), sendo que o mesmo pode ser fornecido na forma de betainterferona 1a, Avonex, e Rebif. Essa medicação faz parte das medicações de 1a linha para o tratamento de EM.

caixa betainterferona 1a sus
Caixa de betainterferona 1a (foto tirada por Juliana Lobão)

Link para mais informações referentes ao medicamento:

https://www.engquimicasantossp.com.br/2020/10/interferon-beta-esclerose-multipla.html

Teriflunomida (Aubagio)


A teriflunomida é um dos medicamentos que é fornecido pelo (SUS), sendo que o mesmo é fornecido com o nome Aubagio em sua embalagem. Essa medicação faz parte das medicações de 1a e 2a linha para o tratamento de EM. 

Caixa de Teriflunomida (Aubagio) 14 mg sus
Caixa de Teriflunomida (Aubagio) 14 mg

Link para mais informações referentes ao medicamento:

https://www.engquimicasantossp.com.br/2020/11/teriflunomida-medicacao-esclerose-multipla.html


Natalizumabe (Tysabri®)


O natalizumabe é um dos medicamentos que é fornecido pelo (SUS), sendo que o mesmo é fornecido com o nome Natalizumabe (Tysabri®) em sua embalagem. Essa medicação já faz parte das medicações de 2a linha para o tratamento de EM.

embalagem natalizumabe tysabri SUS
Embalagem do Natalizumabe (tysabri) 

Link para mais informações referentes ao medicamento:

https://www.engquimicasantossp.com.br/2020/03/natalizumabe-remedio-esclerose-multipla.html

Fingolimode (Gilenya®)


O fingolimode é um dos medicamentos que é fornecido pelo (SUS), sendo que o mesmo é fornecido com o nome Fingolimode (Gilenya®) em sua embalagem. Essa medicação faz parte das medicações de 2a linha para o tratamento de EM.


caixa gilenya fingolimode sus
Caixa de fingolimode (gilenya) (foto tirada por Edmundo Bezerra Junior)

Link para mais informações referentes ao medicamento:

https://www.engquimicasantossp.com.br/2020/11/fingolimode-medicacao-esclerose-multipla.html

Fumarato de Dimetila (Tecfidera)


O fumarato de dimetila é um dos medicamentos que é fornecido pelo (SUS), sendo que o mesmo é fornecido com o nome Tecfidera em sua embalagem. Essa medicação faz parte das medicações de 2a linha para o tratamento de EM. 

Caixa fumarato de dimetila tecfidera sus
Caixa de fumarato de dimetila (foto tirada por Tania S. Martins )

Link para mais informações referentes ao medicamento:

https://www.engquimicasantossp.com.br/2020/11/fumarato-de-dimetila-tecfidera.html

Ocrelizumabe (Ocrevus)*


O ocrelizumabe é um dos medicamentos que ainda não é fornecido pelo (SUS), mas ele pode ser obtido por via judicial com o nome Ocrevus em sua embalagem. Esse medicamento é uma droga bem forte para EM.

caixa ocrevus ocrelizumabe sus
Caixa do ocrevus (foto tirada por Alexandre Domingos)

Link para mais informações referentes ao medicamento:

https://www.engquimicasantossp.com.br/2020/10/ocrevus-ocrelizumab-esclerose-multipla.html

Mitoxantrona (Novantrone®) *


A mitoxantrona é um dos medicamentos que já foi aprovado pela ANVISA, mas não é fornecido pelo SUS por causa de seu grande risco de eventos adversos. Essa medicação faz parte das medicações de 3a linha para o tratamento de EM. 

embalagem frasco de mitoxantrona sus
Embalagem e Frasco de Mitoxantrona

Link para mais informações referentes ao medicamento:

https://www.engquimicasantossp.com.br/2020/11/mitoxantrona-novantrone-esclerose-multipla.html

Alemtuzumabe (Lemtrada) *


A alemtuzuambe também é um daqueles medicamentos que já foi aprovado pela ANVISA, mas não é fornecido pelo SUS por causa de seu risco de eventos adversos. Essa medicação faz parte das medicações de 1a linha para o tratamento de EM.


caixa alemtuzumabe lemtrada sus
Caixa de Alemtuzumabe (Lemtrada)


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : esclerose-multipla
0 Comentários de "Medicamentos de Esclerose Múltipla Fornecidos pelo SUS"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top