-->

Chuva Ácida: Causas, Consequências e Medidas de Prevenção

A chuva ácida é um dos grandes problemas da atualidade. Sendo causada principalmente pela queima do carvão mineral e derivados do petróleo, a chuva ácida ocorre devido a alta liberação na atmosfera de óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e óxidos de enxofre (SOx) ,que é liberada por veículos e industrias durante a queima de um desses combustíveis.

emissão de fumaça preta
Emissão de fumaça preta
Esses óxidos quando são liberados na atmosfera, entram em contato com partículas de água presentes nas nuvens, e reagem formando ácidos, que ao precipitar formam o fenômeno conhecido como chuva ácida, que em virtude da ação das correntes atmosféricas, se desencadeia em locais distantes de onde os poluentes foram emitidos.

Causando a morte dos peixes dos lagos, destruição das árvores das florestas, envenenamento do solo e das águas subterrâneas. Além disso, quando ocorre nas grandes cidades, a chuva ácida causa a corrosão e desgaste de prédios e monumentos.

Esquema chuva ácida
Esquema de como ocorre a chuva ácida

Causadores da Chuva ácida


Normalmente, a água das chuvas não é totalmente livre da presença de ácidos, pois a presença dos óxidos causadores da chuva ácida é normal na atmosfera. Pois são produzidos naturalmente pela própria natureza. Sendo o grande problema, a liberação artificial excessiva desses óxidos na natureza.


Dióxido de carbono (CO2)


O dióxido de carbono é produzido naturalmente através da respiração dos seres vivos e artificialmente através da queima de combustíveis. Quando esse óxido reage com a água da chuva, a torna ácida, através da reação:

$C{{O}_{2}}+{{H}_{2}}O\to {{H}_{2}}C{{O}_{3}}$

Formando o ácido carbônico, que é um acido fraco. Deixando o pH em torno de 5,6.


Óxidos de enxofre (SOx)


Os óxidos de enxofre são produzidos naturalmente através de erupções vulcânicas e da decomposição de vegetais e animais no solo, nos pântanos e nos oceanos. Sendo sua produção artificial em maior parte, produzida pela queima de combustíveis.

Os óxidos de enxofre SO2 (dióxido de enxofre) e SO3 (trióxido de enxofre) quando entram em contato com a água na atmosfera produzem o maior vilão da chuva ácida, o H2SO4 (ácido sulfúrico).

$2S{{O}_{2}}+{{O}_{2}}\to 2S{{O}_{3}}$

$S{{O}_{3}}+{{H}_{2}}O\to {{H}_{2}}S{{O}_{4}}$

Óxidos de Nitrogênio (NOx)


Os óxidos de nitrogênio são produzidos naturalmente através da decomposição de vegetais e animais, feita por bactérias do solo, podendo também ser produzidos através de tempestades de raios , Onde os raios transformam o N2(nitrogênio) e O2 (oxigênio) do ar, em monóxido de nitrogênio (NO) através da reação:

${{N}_{2}}+{{O}_{2}}\to 2NO$


Além desses fenômenos naturais, os óxidos de nitrogênio também são produzidos artificialmente através da queima de combustíveis. Sendo essa fonte artificial, a grande responsável por maior parte das quantidades de óxidos de nitrogênio no ar.

Os óxidos de nitrogênio NO (monóxido de nitrogênio) e NO2 (dióxido de nitrogênio) quando entram em contato com a água na atmosfera produzem o segundo maior vilão da chuva ácida, o HNO3 (ácido nítrico).
$2NO+{{O}_{2}}\to 2N{{O}_{2}}$

$2N{{O}_{2}}+{{H}_{2}}O\to HN{{O}_{2}}+HN{{O}_{3}}$

Medidas de Prevenção contra a chuva ácida


Existem varias maneiras para se reduzir esse problema, estando dentre essas soluções:
  • A Redução no consumo de energia.
  • O Incentivo ao uso do transporte público.
  • O uso de um sistema de tratamento de gases industriais
  • O uso de combustíveis mais limpo: álcool, biogás entre outras
  • Utilização de fontes energéticas mais limpas como células fotovoltaicas, aerogeradores, biodigestores entre outras.
aerogeradores
Aerogeradores gerando energia elétrica

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

12 Comentários de "Chuva Ácida: Causas, Consequências e Medidas de Prevenção"

7 de abril de 2016 às 13:44

Gostei mais gual e a solução preciso fazer um trabalho urgente pra amanhã

8 de abril de 2016 às 12:15

Olá Isadora

Eu não entendi a sua pergunta, O que você queria saber?

23 de abril de 2017 às 19:08

Muito claro e objetivo, compreendi muito bem sobre o assunto. Pesquisei em inúmeros sites e esse foi o que preferi

19 de maio de 2017 às 16:41

muito bom , todas minhas duvidas foram tiradas

10 de setembro de 2018 às 09:12

ua mminh filha aprende a escrever

Anônimo
18 de setembro de 2018 às 11:27

A solução nesse caso seria a prevenção

15 de outubro de 2018 às 17:19

Opa eu queria fazer uma pergunta em relação a parte de que se é falado redução no consumo de energia, como assim ?

18 de outubro de 2018 às 15:25

Olá Anônimo

Você pode reduzir o consumo de energia optando por equipamentos que gastem menos energia. No Brasil tem varias fontes de energia que não são benéficas ao meio ambiente, como por exemplo, as usinas termoelétricas brasileiras que geram energia a partir da queima (ou combustão) de materiais como restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, etc. A queima desses materiais gera poluentes que são responsáveis pelas chuvas ácidas que ocorrem no país.

A relação entre as chuvas ácida e o consumo de energia é bem simples, quanto menor o consumo de energia gerada por fontes não benéficas ao meio ambiente, menor vai ser o índice de chuvas ácidas.

19 de janeiro de 2021 às 14:46

Eu só quero saber o que é

19 de janeiro de 2021 às 19:14

Olá anônimo

A chuva ácida é basicamente um fenômeno atmosférico que ocorre quando óxidos de enxofre e de nitrogênio (SOx e NOx) são lançados na atmosfera e reagem com a água da chuva. Essas reações dessa água com esses compostos fazem com que o pH dessa água diminua e, quando essa água ácida cai na terra acaba provocando grandes estragos conforme mencionado acima no artigo.

Espero que tenha entendido :)

Um abraço

28 de julho de 2021 às 11:47

Pedro. Parabéns. Divulgue e nos envie, testes rápidos demonstrando, experimentalmente, chuvas ácidas. Efeitos práticos dentre outras informações. Abraço.

29 de julho de 2021 às 22:05

Olá Eriberto

A ideia da postagem acima era só dar uma ideia do que é a chuva ácida e como se prevenir dela. Se você busca algo de um nível mais elevado, eu sugiro que você busque no Google acadêmico, pois lá você vai encontrar vários estudos referentes a esse tema. Além disso, eu não tenho laboratório para fazer um estudo desse gênero :(

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top