-->

Cladribina (Mavenclad): Medicamento para Esclerose Múltipla

A cladribina (Mavenclad) é um nucleosídeo purínico sintético que atua como um agente antineoplásico com efeitos imunossupressores. A cladribina se difere estruturalmente da desoxiadenosina (derivado do nucleosídeo adenosina) apenas pela presença de um átomo de cloro na posição 2 do anel de purina, e essa pequena diferença resulta em uma resistência à degradação enzimática pela adenosina desaminase.

estrutura quimica da cladribina mavenclad
Estrutura química da cladribina (formula química C10H12ClN5O3)

Devido a esta resistência, a cladribina exibe um efeito citotóxico mais prolongado do que a desoxiadenosina contra os linfócitos em repouso e proliferação. A cladribina faz parte de um grupo de drogas quimioterápicas conhecidas como antimetabólitos. Os antimetabolitos impedem as células de se reproduzirem e repararem o DNA, ou seja, os antimetabólitos impedem os processos necessários para o crescimento e a multiplicação das células cancerosas.

Além disso, a cladribina também pode usada para o tratamento de formas recorrentes de esclerose múltipla (EM), sendo esse medicamento usado em pacientes que não responderam ou que foram incapazes de tolerar medicamentos alternativos para EM.

caixa cladribina mavenclad esclerose multipla (EM)
Caixa de Cladribina (Mavenclad) usada no tratamento de Esclerose Múltipla (EM)

Comentários sobre a postagem


Essa postagem foi uma sugestão de um leitor anônimo que gostou da serie de artigos referentes a medicações para esclerose múltipla. O artigo abaixo vai fala da cladribina de uma maneira que vai fugir um pouco da área da química.

No entanto, esse artigo vai ser de grande ajuda para a turma da área da saúde e para as pessoas que fazem o uso (ou vão fazer) desse medicamento. Além disso, a cladribina usada no tratamento de câncer (especialmente de leucemia) é um pouco diferente da usada no tratamento de esclerose múltipla, pois a cladribina usada no tratamento de câncer é por injeção contínua na veia enquanto a usada no tratamento de EM é em forma de comprimido.

Conforme o pedido, o artigo vai ser mais focado na EM para podermos dar continuidade nessa série de artigos. Além disso, a cladribina não é nenhum monstro para os pacientes que estão sendo acompanhados por um bom neurologista. Espero que esse pequeno artigo ajude vocês, boa leitura :)

Mecanismo de Ação e Eficiência da Cladribina


No tratamento de EM, a cladribina atua matando certos tipos de células sanguíneas produzidas pelo sistema imunológico. Esses glóbulos brancos (ou linfócitos) são chamados de células T e B.

Essas células normalmente atacam vírus e bactérias que entram em seu corpo. Em pacientes com EM essas células não funcionam muito bem, pois elas atacam a bainha de mielina ao redor dos nervos do cérebro e da medula espinhal.

A cladribina é um medicamento que impede que essas células, especialmente as células B, entrem no cérebro e na medula espinhal, de modo que não possam danificar os nervos.

O paciente toma este medicamento na forma de comprimido em dois tratamentos, que tem um intervalo de doze meses. Cada etapa desse tratamento consiste em duas semanas de tratamento com um intervalo de um mês entre elas.

Na primeira semana do mês, o paciente começa o tratamento tomando 1 ou 2 comprimidos por dia durante 4 ou 5 dias dessa semana, depois no começo do mês seguinte ele repete esse procedimento para fechar esse ciclo. No ano seguinte, esse tratamento de duas semanas é repetido novamente para controlar a EM.

A cladribina apresentou uma boa eficácia na redução da atividade e progressão da esclerose múltipla durante os testes dessa medicação, sendo isso baseado em quanto ela reduz as recaídas e diminui a velocidade com que a deficiência das pessoas piora.

Efeitos Colaterais da Cladribina


A cladribina é um medicamento que não enfraquece o sistema imunológico tanto quanto alguns outros medicamentos para esclerose múltipla. Portanto, o risco de contrair infecções não é tão alto como de alguns outros tratamentos para EM.

O efeito colateral mais comum é uma queda no número de glóbulos brancos que lutam contra infecções (linfopenia). Isso pode ser visto em cerca de 30% dos pacientes que fazem o uso dessa medicação. A cladribina foi criada com este intuito, mas essa queda pode durar muito tempo e ser grave em alguns casos.

Outros efeitos colaterais podem incluir um risco ligeiramente maior de dores de cabeça, resfriados e infecções causadas pelos vírus do herpes. Isso inclui a erupção cutânea, que ocorre em uma em cada 50 pessoas que tomam essa medicação. Além disso, o paciente tem que ser vacinado contra algumas infecções, como catapora, antes de tomar cladribina.

Recomendação de outros artigos de medicamentos para Esclerose Múltipla


Esse artigo faz parte de uma série de artigos que eu fiz referente a medicações que são usadas para o tratamento de esclerose múltipla. Eu fiz essa série de artigos a pedidos dos leitores do blog que são portadores dessa doença, e que carecem de informações sobre a parte química e bioquímica desses medicamentos.

Além dos artigos recomendados que aparecem abaixo desse artigo, o blog também tem um artigo que tem uma lista que linka para outros artigos referentes a medicações para esclerose multiplica.


Se você for um paciente que está passando por tratamento, ou algum curioso que é interessado no assunto. Eu espero que o link acima desta lista de medicamentos te ajude bastante, pois eu já falei de boa parte dos medicamentos aqui no blog, e também sei bem que o tratamento dessa doença não é nada fácil.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Cladribina (Mavenclad): Medicamento para Esclerose Múltipla"

Anônimo
11 de novembro de 2023 às 18:47

A Cladribina (Mavenclad) usada no tratamento de esclerose múltipla é diferente da Cladribina que é usada no tratamento da leucemia?

12 de novembro de 2023 às 09:30

Olá anônimo

Sim, a Cladribina usada no tratamento de esclerose múltipla (EM) e a Cladribina usada no tratamento de leucemia são administradas de maneiras diferentes.

A Cladribina (Mavenclad) usada para tratar a EM é um medicamento oral. Ela atua matando certos tipos de células sanguíneas produzidas pelo sistema imunológico, chamadas células T e B. Essas células normalmente atacam vírus e bactérias que entram no corpo, mas em pacientes com EM, elas atacam a bainha de mielina ao redor dos nervos do cérebro e da medula espinhal.

Por outro lado, a Cladribina usada no tratamento de leucemia é administrada por injeção contínua na veia. Ela também está autorizada na União Europeia para o tratamento de determinadas leucemias, que são cânceres que afetam os linfócitos.

Portanto, embora ambas sejam formas de Cladribina, a forma de administração e o uso clínico são diferentes. É importante lembrar que qualquer tratamento deve ser discutido e administrado sob a orientação de um profissional de saúde qualificado.

Espero ter lhe ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top