-->

Ozanimode (Zeposia) - Medicamento para Esclerose Múltipla

O ozanimode (também conhecido como Zeposia) é um medicamento imunomodulador que é usado para o tratamento de formas recorrentes de Esclerose Múltipla (EM) em adultos (incluindo síndrome clinicamente isolada, doença recorrente-remitente e doença progressiva secundária ativa).

ozanimode zeposia medicamento esclerose multipla

Esse medicamento também pode ser utilizado para tratar a colite ulcerativa (tipo de doença intestinal inflamatória) ativa moderada a grave em adultos.

Comentários sobre a postagem


Essa postagem não foi sugerida por ninguém, mas como estou vendo que os meus queridos leitores estão curtindo esses artigos, eu resolvi continuar essa série de artigos para a alegria do pessoal. Como é de praxe, esse artigo não tem tanta relação com a engenharia química, mesmo possuindo uma formula química meio complexa: C23H24N4O3.

estrutura quimica do ozanimode zeposia
Estrutura química do ozanimode

Eu espero que esse artigo seja de grande ajuda para a turma da área da saúde e para as pessoas que fazem o uso (ou vão fazer) desse medicamento.

Boa leitura pessoal :)

Estudos comparando o ozanimode com o interferon beta


Existem dois estudos comparando o ozanimode ao interferon beta, que já é um medicamento usado para tratar a esclerose múltipla. Esses mostraram que o ozanimode foi significativamente melhor do que o interferon beta na redução de quantas recaídas as pessoas tiveram e quantas lesões foram vistas em seus exames de ressonância magnética.

As recidivas diminuíram: 38% em comparação com o interferon beta

Isso significa que em um teste de dois anos, em média, as pessoas viram uma queda de 38% no número de recaídas; sendo que isso foi comparado a pessoas que tomaram interferon beta.

Já na questão do agravamento da deficiência, ainda não está claro quanto o ozanimode pode retardar isso.

Mecanismo de Ação do Ozanimode


A esfingosina-1-fosfato (S1P) é um fosfolipídeo importante que se liga a vários subtipos de receptores acoplados à proteína G, que podem ser identificados como S1P1-5R. O S1P e os receptores aos quais ele se liga para realizar funções regulares no sistema imunológico, cardiovascular, pulmonar e nervoso.

A S1P pode ser expressa de forma ubíqua, desempenhando um papel importante na regulação da inflamação. Os receptores S1P1R, S1P2R e S1P3R podem ser encontrados nos sistemas cardiovascular, imunológico e nervoso central. O S1P4R é encontrado em células linfocíticas e hematopoiéticas, enquanto a expressão de S1P5R é encontrada apenas no baço (em células NK) ou no sistema nervoso central.

O ozanimode é um modulador seletivo dos receptores S1P e se liga aos subtipos S1P1R e S1P5R. O mecanismo de ação do ozanimode não é totalmente compreendido, mas essa medicação provavelmente reduz a migração de linfócitos (conhecidos como células T e B) que geralmente agravam a inflamação associada à EM.

Esses linfócitos normalmente matam vírus e bactérias que entram em nosso corpo, mas na EM eles entram no cérebro e na medula espinhal, onde atacam a bainha de mielina ao redor dos nervos.

O ozanimode reduz a circulação desses linfócitos que causam a neuroinflamação associada à EM, reduzindo os sintomas debilitantes e, possivelmente, a progressão da doença. Durante os ensaios clínicos, o ozanimode reduziu a perda de volume cerebral associada à EM em várias regiões. O ozanimode também causa o sequestro de linfócitos periféricos, reduzindo os linfócitos circulantes no trato gastrointestinal.

Antes de tomar essa medicação


O paciente não deve usar ozanimode se for alérgico a ele ou se tiver alguns problemas cardíacos graves, especialmente:

  • Insuficiência cardíaca recente (nos últimos 6 meses), ataque cardíaco, derrame, "mini-derrame", dor no peito (angina instável) ou outro problema cardíaco sério;
  • "Bloqueio AV" ou síndrome do nódulo sinusal (a menos que o paciente tenha um marca-passo); ou
  • Uma grave apneia do sono não tratada (a respiração para durante o sono).

O paciente não deve usar este medicamento caso tenha usado um inibidor da monoamina oxidase (IMAO) nos últimos 14 dias, como isocarboxazida, linezolida, injeção de azul de metileno, fenelzina ou tranilcipromina.

O mesmo deve esperar um período de pelo menos 14 dias após interromper um inibidor da MAO antes de tomar ozanimode.

Alguns medicamentos para o ritmo cardíaco podem causar efeitos indesejáveis ou perigosos quando usados com o ozanimode. O médico pode mudar o plano de tratamento do paciente se o mesmo também usar amiodarona, disopiramida, dofetilida, dronedarona, ibutilida, procainamida, quinidina, ou sotalol.

Antes de tomar ozanimode, o paciente deve informar o médico se nunca teve catapora ou recebeu uma vacina contra varicela (Varivax), pois pode ser necessário receber a vacina e esperar 1 mês antes de tomar este medicamento.

O paciente também deve informar ao seu médico se tomou alguma vacina nos últimos 30 dias, ou se está programado para receber uma vacina. Além disso, também deve informar se tiver febre ou infecção, ou se você já teve:

  • Um sistema imunológico fraco (causado por doença ou pelo uso de certos medicamentos);
  • Uma frequência cardíaca muito lenta;
  • Problemas de ritmo cardíaco, síndrome do QT longo; um ataque cardíaco, derrame ou dor no peito; pressão alta;
  • Apneia do sono ou outros problemas respiratórios;
  • Diabetes;
  • Doença hepática; ou
  • Uma doença ocular chamada uveíte.
Como boa parte dos medicamentos para EM, ozanimode também pode prejudicar o feto. A paciente também deve buscar um método anticoncepcional eficaz enquanto estiver usando ozanimode e por pelo menos 3 meses após sua última dose.

A paciente também deve informar ao seu médico se por algum deslize ela tenha engravidado, pois pode não ser seguro amamentar o bebe enquanto estiver usando este medicamento.

Dosagem do Ozanimode e os Cuidados ao Usar essa Medicação


O paciente devera tomar ozanimode exatamente como foi prescrito pelo seu médico neurologista. Além disso, o paciente também deve estar atento a bula desse medicamento para mais detalhes.

O ozanimode é uma medicação que pode diminuir a frequência cardíaca do paciente após o seu uso. Antes da primeira dose, a função cardíaca do paciente deve ser verificada usando um eletrocardiógrafo (ou ECG) para evitar problemas.

Essa medicação vem em uma embalagem inicial de 7 dias contendo comprimidos de diferentes cores e dosagens. Os comprimidos devem ser tomados em ordem crescente que aumentara gradualmente durante a primeira a semana

O paciente pode tomar ozanimode com ou sem alimentos. Além disso, o paciente também deve evitar alimentos ricos em tiramina (alimentos envelhecidos, fermentados, curados, defumados e em conserva), pois o consumo destes alimentos pode provocar um aumento da pressão arterial do paciente que está usando essa medicação.

Ao usar essa medicação o paciente ficara mais suscetível a pegar infecções com mais facilidade, até mesmo infecções graves ou fatais. Por causa disso, o paciente terá que fazer exames médicos com mais frequência, e o esse risco de infecção pode durar até 3 meses após parar de tomar este medicamento.

Se o paciente tiver uma infecção durante o tratamento, as outras doses podem ser adiadas até que a infecção desapareça.

Se o paciente parar de tomar ozanimode ou se falhar uma dose durante as primeiras 2 semanas, o mesmo deve perguntar urgentemente ao seu médico antes de começar a tomar o medicamento novamente, pois pode ser necessário usar uma embalagem inicial novamente, para aumentar gradualmente sua dose.

O medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente, longe da umidade e do calor. Além disso, o paciente deve sempre perguntar ao seu médico antes de parar de tomar ozanimode por qualquer motivo, pois os sintomas de EM podem regressar e agravar-se mais do que antes ou durante o tratamento com este medicamento.

O paciente deve sempre informar o seu médico se tiver quaisquer sinais de agravamento da EM, pois com essa doença não se brinca.

Efeitos colaterais da Medicação


Os efeitos colaterais mais comuns do ozanimode incluem resfriados, dores de cabeça e infecções no peito e no trato urinário. Em comparação com outras medicações para EM, o risco de efeitos colaterais, especialmente os graves, está em algum lugar no meio e é semelhante aos que um paciente possa ter com fingolimode. Além disso, o ozanimode apresentou em alguns estudos menos efeitos colaterais do que o fingolimode.

Quando um paciente toma a sua primeira dose de ozanimode, pode ocorrer uma desaceleração do batimento cardíaco naquele instante, mas logo volta ao normal. Por causa disso, a primeira dose dessa medicação será menor e, em seguida, será aumentada gradualmente ao longo da primeira semana.

O ozanimode também causa um aumento de curta duração das enzimas hepáticas, mas isso não é nada preocupante, pois elas geralmente voltam aos níveis normais sem que você precise parar de tomar a medicação.

Recomendação de outros artigos de medicamentos para Esclerose Múltipla


Esse artigo faz parte de uma série de artigos que eu fiz referente a medicações que são usadas para o tratamento de esclerose múltipla. Eu fiz essa série de artigos a pedidos dos leitores do blog que são portadores dessa doença, e que carecem de informações sobre a parte química e bioquímica desses medicamentos.

Além dos artigos recomendados que aparecem abaixo desse artigo, o blog também tem um artigo que tem uma lista que linka para outros artigos referentes a medicações para esclerose multiplica.


Se você for um paciente que está passando por tratamento, ou algum curioso que é interessado no assunto. Eu espero que o link acima desta lista de medicamentos te ajude bastante, pois eu já falei de boa parte dos medicamentos aqui no blog, e também sei bem que o tratamento dessa doença não é nada fácil.


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Ozanimode (Zeposia) - Medicamento para Esclerose Múltipla"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top