-->

História da calculadora

Nos tempos de hoje, a calculadora é uma ferramenta indispensável, devido à extrema necessidade do homem moderno de fazer cálculos com maior rapidez e precisão. Rapidez e precisão que o homem busca desde a antiguidade.

A primeira maquina de calcular foi o ábaco, que surgiu na antiga mesopotâmia por volta de 3500 a.C. Os primeiros ábacos eram desenhados no chão e depois colocavam as bolas de pedras para calcular, mas com o passar do tempo, passaram a ser construídos em tabuas de pedra ou mármore , onde se lapidava as letras e se colocava depois bolas de pedras, para poder fazer os cálculos.

Ábaco romano de Bronze
Ábaco romano de Bronze
O ábaco também teve seu uso datado na china em por volta de 2600 A.C, onde evolui para sua forma final, o Suan Pan, que é um ábaco mais parecido com os ábacos que usamos hoje em dia. No Japão surgiu um ábaco parecido com Suan Pan, o famoso Soroban.


soroban
soroban

Calculadoras Mecânicas


Relógio calculador


A primeira calculadora mecânica foi inventada pelo professor alemão Wilhelm Schickard em 1623. Essa calculadora era capaz de somar, subtrair, dividir e multiplicar números ate 6 dígitos, indicando o resultado através de um toque de sino, por isso ficou conhecida como relógio calculador.

Infelizmente o único exemplar dessa calculadora (ainda incompleto) foi destruído em um incêndio, Mas na década de 60, foram encontradas as anotações do projeto dessa calculadora, possibilitando sua reprodução, atribuindo a Wilhelm Schickard a invenção da calculadora.

Atribuição que antes era dada ao matemático francês Blaise Pascal, pela criação da Pascaline.

Reprodução da calculadora de Wilhelm Schickard
Reprodução da calculadora de Wilhelm Schickard

Pascaline


A Pascaline foi uma calculadora mecânica construída pelo matemático Frances Blaise Pascal em 1642.

A Pascaline em seu interior tinha como elemento essencial uma roda dentada construída com 10 "dentes". Cada "dente" corresponde a um algarismo, de 0 a 9. A primeira roda da direita corresponde às unidades, a segunda a sua esquerda corresponde às dezenas, a seguinte às centenas e assim sucessivamente.

Um mecanismo muito simples construído com uma "garra" resolvia o problema de transporte, cada vez em que o algarismo de uma das rodas passava de nove a zero, fazendo com que as rodas vizinhas fossem arrastadas, deslocando-se um dente, para frente ou para trás, dependo da operação matemática.

Através desse mecanismo, a Pascaline realizava operações de adição e subtração, mas a ideia original era que fizesse também multiplicação e divisão.

Pascal recebeu a patente do rei da França para criar mais Pascalines e vender no mercado. Ele construiu 50 versões dessa calculadora, mas ela não teve muita aceitação no mercado.

Pascaline
Pascaline

Stepped reckoner


Em 1672, o matemático Gottfried Wilhelm Von Leibniz baseando se na calculadora de Pascal, construiu a stepped reckoner. A stepped reckoner era uma calculadora mecânica que fazia as quatro operações básicas e a raiz quadrada dos números. Mas como Leibniz não chegou a terminar a calculadora, ela ainda apresentava alguns erros ao fazer cálculos de divisão e raiz quadrada.


calculadora stepped reckoner de leibniz
Replica da Stepped Reckoner de Leibniz


Calculadora de Philipp Matthäus Hahn


Em 1774, o Padre alemão Philipp Matthäus Hahn projeta uma calculadora que realmente fazia as 4 operações perfeitamente. Nessa calculadora Hahn usou uma bateria similar a que Leibniz tinha usado na Stepped Reckoner.

Diferente da calculadora de Leibniz, a calculadora de Hahn era redonda e nela havia espaço para valores de 12 dígitos.

Modelo da Calculadora de Hahn
Modelo da Calculadora de Hahn
A calculadora de Hahn influencio o engenheiro alemão Helfrich Johann von Müller a produzir uma calculadora similar em 1784, também acredita-se que a calculadora de Hahn tenha influenciado o matemático francês Thomas Colmar a produzir a Arithmomètre (1820).

calculadora de Helfrich johann von müller
calculadora de Helfrich johann von müller

Arithmomètre


A Arithmomètre foi uma calculadora produzida pelo matemático Frances Thomas Colmar em 1820, usando os desenhos da calculadora de Leibniz. A calculadora de Colmar fazia as 4 operações básicas perfeitamente.

Colmar patenteou a Arithmomètre e produziu 5000 exemplares, obtendo um grande sucesso com a venda dos exemplares. Pois, diferentemente das outras calculadoras mais antigas, a Arithmomètre era mais fácil de manusear.

calculadora arithmometre thomas colmar
Um dos últimos modelos produzidos da calculadora de Colmar


Difference engine


Em 1822, o matemático inglês Charles Babbage constrói um modelo da Difference Engine (em português, maquina da diferença), que era uma maquina capaz de resolver equações polinômicas através de um método de diferenças infinitas, o qual evitava a necessidade de multiplicação e divisão, que possibilitava a construção de tabelas logarítmicas.

A Difference Engine era capaz de receber os dados, processá-los, guardá-los e depois mostrá-los, por isso, ela também é conhecida como um dos primeiros computadores da história.

Difference Engine de Babbage
Difference Engine de Babbage
Babbage trabalhou na Difference Engine com o engenheiro Joseph Clement até 1832. Pois na época, desistiu de continua o projeto da Difference Engine.

Em 1847, Babbage retorna a trabalhar no projeto da Difference Engine, mas com o intuito de cria uma Difference Engine II, que seria uma Difference Engine mais rápida e com capacidade de fazer cálculos com números maiores. No entanto, essa maquina não saiu do papel e Babbage desistiu dela em 1849.

Difference engine de Scheutz


Nos anos de 1830, O sueco Pehr George Scheutz que na época era editor de um jornal técnico de Estocolmo, ao ler um artigo sobre a Difference Engine, demonstra interesse em fazer uma Difference Engine.

No final dos anos de 1830, Scheutz começou a se comunicar com Babbage e, a construir a sua Difference Engine juntamente com seu filho Edvard Scheutz. O modelo preliminar da maquina de Scheutz ficou pronto em 1843, e o seu modelo finalizado ficou pronto em 1854.

Difference Engine de Scheutz
Difference Engine de Scheutz

Analytical engine


Em 1833, Babbage começou a trabalhar no projeto da Analytical Engine (em português, maquina analítica), juntamente com Ada Lovelace (filha do Lord Byron), que ajudou a programar os cartões perfurados da Analytical Engine.

Segundo Babbage, a Analytical Engine seria capaz de somar, subtrair, dividir e multiplicar, efetuar operações em sequência e armazenar os resultados intermediários de até mil números de 50 dígitos e depois de executar o processamento dos dados, a máquina reproduziria os resultados em cartões perfurados ou em relatório impresso.

Porem o governo inglês não investiu no projeto. Pois considerou a maquina muito avançada e com utilidade duvidosa.

Babbage trabalhou na maquina analítica até o ano de sua morte, que foi em 1871. Porem devido à falta de investimento, a Analytical Engine acabou não saindo do papel.

No entanto em 1991, o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia de Londres construiu uma máquina usando os projetos de Babbage e as peças que seriam disponíveis pra ele na época. A máquina pesa algumas centenas de quilos e opera com uma manivela.

A máquina construída funciona muito bem e ainda não calculou uma resposta errada. Graças a isso, Babbage ficou conhecido como um dos inventores do computador e, Ada Lovelace foi considerada a primeira programadora da história.

Reprodução da Analytical Engine
Reprodução da Analytical Engine

Adding machine


Nos anos de 1880, o americano William Seward Burroughs I cria uma maquina de calcular, a famosa Adding machine (ou em português maquina de adição), patenteando-a em 21 de agosto de 1888.

A calculadora de Burroughs tem um diferencial em relação às calculadoras inventadas anteriormente, Pois ela alem de efetuar as contas, também imprimia o resultado das contas em uma folha de papel, com isso, a maquina de Burroughs ficou famosa, pois facilitava muito o trabalho de banqueiros, contadores e comerciantes da época.

Adding machine de Burroughs
Adding machine de Burroughs

Curta


O século 20 foi marcado pelo aparecimento dos primeiros computadores eletrônicos na década de 30 e 40, que na época eram calculadoras imensas que fazia milhares de cálculos por minutos. Apesar disso em 1948, surge uma calculadora mecânica de tamanho compactado, a curta.

Projetada pelo engenheiro austríaco Curt Herzstark, a curta foi uma calculadora de manivela com design extremamente compacto em forma de um pequeno cilindro que cabe na palma da mão, Nela se podia fazer cálculos de adição, subtração, divisão, multiplicação, e com um pouco de dificuldade dava para se calcular raízes quadradas e fazer outras operações nela.

Ela foi muito usada até a década de 70. Pois foi na década de 70, que as calculadoras eletrônicas se popularizaram no mercado, fazendo com que a curta se tornasse obsoleta.

curta calculadora mecanica
Curta


Calculadoras eletrônicas



14-A


A primeira calculadora eletrônica do mundo foi 14-A produzida pela Casio em 1957, A 14-A efetuava operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com até 14 dígitos.

calculadora casio 14a
calculadora casio 14a

001


Em setembro de 1965, a Casio lança uma segunda calculadora a 001, que foi a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. No ano seguinte, a Casio começa a exportar para os Estados Unidos e Europa, iniciando sua caminhada rumo ao mercado global.

As calculadoras da Casio foram bem recebidas em todo o mundo, e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969.

Modelo 001  da Casio
Modelo 001 da Casio

Calculadora cientifica


Na segunda metade dos anos de 1960, houve uma grande explosão no número de fabricantes de calculadoras a despontar no mercado. Em seu ápice, esse número chegou a 50 fabricantes, criando-se assim uma competição acirrada, e a partir dai o termo guerra das calculadoras.

Nessa época, a Hp lança seu primeiro modelo de calculadora cientifica no mercado, o modelo 9100.

calculadora modelo 9100A de 1968
calculadora modelo 9100A de 1968
Em 1972, a Hp lança a sua segunda calculadora cientifica que foi HP-35B calculator, que tem um design mais parecido com as calculadoras cientificas de hoje.

HP-35B calculator da Hp
HP-35B calculator da Hp
Depois do lançamento das calculadoras cientificas, varias empresas passaram a produzir calculadoras cientificas, e graças a isso, as calculadoras cientificas tem evoluído muito com o passar dos anos, ganhando funções novas a cada ano que passa.
Texas TI-Nspire CAS
Texas TI-Nspire CAS


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

14 Comentários de "História da calculadora"

1 de novembro de 2015 às 11:02

Uma sociedade fraca em cálculos é uma sociedade fraca em todos os seguimentos. Já uma sociedade mais desenvolvida em cálculos é uma sociedade bem desenvolvida em todos os seguimentos. Pensem, pensem...

4 de novembro de 2015 às 14:25

Muito muito interessante. Só me preocupo com a dependência das calculadoras, deveríamos usá-las apenas depois de aprender a fazer por nós mesmos, nem sempre teremos uma a mão, e vejo muitas crianças de hoje em dia que tem dificuldade em somar, algo tão simples, por causa da preguiça.

4 de novembro de 2015 às 14:26

Mas entendo a importância delas, e sua utilidade, elas não são um mal, o uso exagerado delas para tudo é que é.

4 de novembro de 2015 às 23:33

Olá Natasha

Eu concordo com vc =)

Um abraço

24 de março de 2016 às 14:59

Tolice. O uso de uma calculadora científica gráfica e programável só é possível com treinamento. Qualquer estúpido pode digitar uma calculadora pra te dar o troco, porém não é só dar a calculadora a um estúpido e ele vai se tornar engenheiro.

27 de fevereiro de 2018 às 17:38

nossa! nem imaginava que existiam calculadoras tao grande como essas! mas, essas calculadoras nao deviao ser para todos mesmo, pois, eram grandes de mais!agora nos dias de hoje temos calculadora no bolso,no celular,no tablet,na smart... enfim como as coisas mudarao!

17 de julho de 2019 às 18:26

me ajudou muito no meu trabalho esse artigo. Obrigada e belo trabalho

19 de agosto de 2020 às 14:49

eu gostaria de saber como e onde ela foi feita voce poderia fazer um artigo deese?Porque preciso para uma atividade

19 de agosto de 2020 às 14:50

Me desculpe escrevi deese mas corrigindo dese

22 de agosto de 2020 às 21:41

Olá anônimo

A primeira calculadora foi feita na “Alemanha” pelo “alemão” Wilhelm Schickard em 1623, depois disso foi surgindo vários modelos de calculadora com o passar dos anos. Se você ler o artigo com calma, você vai vê que a história da calculadora é algo fascinante :)

Um abraço

21 de outubro de 2020 às 12:31

Grato amigo por compartilhar esta pesquisa sobre a evolução das calculadoras.
Luz e Paz

Anônimo
25 de abril de 2021 às 18:14

Como é feita a base da estrutura do ábaco?

25 de abril de 2021 às 19:20

Os ábacos são feitos geralmente com uma estrutura de bambu (ou madeira) com pequenas peças de plástico que deslizam em fios de arame.

2 de maio de 2022 às 11:15

Mt mt mt mt mt obrigado. Vc nos ajudou bastante em um trabalho

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top