-->

Green Belt e Black Belt: O que são e do que se diferem?

Nas empresas que aplicam o Six Sigma, existe profissionais Six Sigma em todos os níveis da organização que desempenham papéis diferentes em cada nível do processo. É normal escutar por aí que um profissional Six Sigma tem direito a “cintos” de cores específicas.

diferença green black belt lean six sigma


Esses “cintos” são chamados de Belt, que significa ‘cinto’ em inglês. Os Belts são divididos em Master Black Belt, Black Belt, Green Belt, Yellow Belt, White Belt, e Brown Belt; este último não é tradicional do Six Sigma.

Breve explicação de Six Sigma


Pra você, leitor, que caiu de paraquedas aqui na postagem, o Six Sigma é basicamente um método que fornece ferramentas às empresas para melhorar a capacidade de seus processos de negócios.

O Six Sigma é usado basicamente para aumentar o desempenho e diminuir a variação do processo, com isso, leva a uma redução de defeitos e uma boa melhora nos lucros da empresa. Além disso, também melhora a moral dos funcionários e a qualidade dos produtos ou serviços.

Origem do Termo “Belts”


O conceito dos Belts veio das artes marciais japonesas como Judô e o Karatê, que possuem conhecimentos diferentes de acordo com o cinto, sendo isso parecido com o processo de uma empresa, onde existe vários níveis específicos de profissionais de acordo com suas habilidades e conhecimentos.

Os profissionais Six Sigma podem evoluir de níveis iniciais como White Belt (ou Yellow Belt) até o Master Black Belt, só que para isso você precisa estudar bastante para se tornar um bom gestor, bastante entendedor de melhoria contínua de processos. Além disso, você também precisa saber muito bem como lidar com pessoas, pois elas são a chave dos processos.

Essa referência de "Belt" por cor é uma maneira bem simples e eficaz de entender rapidamente o conjunto de habilidades e o nível de experiência do profissional. Portanto, um profissional Six Sigma com uma "cor de Belt" é capaz de diferenciar seu papel e sua experiência na equipe.


Diferença entre o Green Belt , Black Belt e os outros Belts


Quando se fala dos Belts, não podemos ficar falando apenas do Green e do Black, pois todos os Belts são extremamente importantes para resolver os problemas crônicos da empresa, logo todos os Belts têm que estar alinhados com intuito de fazer a melhoria contínua do processo, que pode ser algo como: redução de custo e melhora na qualidade dos produtos da empresa.

Para isso, um Belt precisa ter um raciocínio crítico, buscando sempre as respostas para suas perguntas referentes ao processo, e após encontrar essas respostas, compartilhar elas com a sua equipe de projeto.

Lembrando que um Belt, além de possuir um bom conhecimento técnico do processo, também deve saber se comunicar, trabalhar bem em equipe, ter a capacidade de liderar, motivar e envolver outros profissionais.

Além disso, ele também tem que saber transmitir conhecimentos técnicos para pessoas que não têm a mesma formação que ele, pois muita gente não entende direito as respostas dos porquês.

Como foi dito acima, os profissionais Six Sigma existem em todos os níveis e cada um tem um papel diferente a desempenhar, sendo que dependendo da empresa, pode estar presente até um Belt que não faz parte do Six Sigma, o Brown Belt.

A divisão dos Belts que conduzem projetos e implementam melhorias pode ser dividida em:

Yellow Belts


Os Yellow Belts participam do projeto como membros de uma equipe, revisando as melhorias do processo que dão suporte ao projeto. No entanto, eles nem sempre são listados na programação oficial dos Belts.

yellow belt lean six sigma


Apesar disso, eles são muito importantes, pois sempre estão presentes nas discussões e também ajudam bastante na coleta de dados e na implementação das ações de melhoria contínua.


White Belts


White Belts são iguais aos Yellow Belts, eles também participam do projeto como membros de uma equipe, revisando as melhorias do processo que dão suporte ao projeto.

white belts lean six sigma


Eles compreendem bem os conceitos básicos do Six Sigma sob uma perspectiva de conscientização. Mas como os Yellow Belts, eles também nem sempre são listados na programação oficial de Belts.

Green Belts


Bem diferente dos Belts descritos acima, os Green Belts são membros de equipes multifuncionais, com capacidade de desenvolver projetos Lean Six Sigma em suas áreas de trabalho, pois são funcionários especializados em otimização contínua de processos. Exercem também o papel de agentes de transformação.


green belts lean six sigma


Eles geralmente operam como um membro de uma equipe em um projeto, mas para projetos simples, eles podem ser os líderes. Na maioria das organizações, os funcionários que possuem o Green Belt estão geralmente no nível de um gerente.

Ao trabalhar em um projeto, os Green Belts revisam e refinam os estatutos do projeto, trabalham e se comunicam estreitamente com o sponsor do projeto (o responsável pelo projeto em si), agendando reuniões, coordenando a logística, analisando dados e executando tarefas diárias para concluir os projetos. Além disso, eles podem ajudar a escolher outros membros da equipe que trabalharão em um dado projeto, em muitos casos.

Brown Belts


O Brown Belt não é usado no Six Sigma e também não é reconhecido pela maioria das organizações ou agências de credenciamento. No entanto, algumas organizações podem classificar um Brown Belt como uma pessoa que possui seu Green Belt e passou no exame de certificação Black Belt, mas não concluiu um segundo projeto Six Sigma.

brown belts lean six sigma

Black Belts


Os Black Belts geralmente são lideres de projetos e de solução de problemas, sendo que eles também podem treinar equipes de projeto de melhoria contínua. Eles normalmente operam como agentes de mudança em tempo integral dentro de uma empresa, sendo os responsáveis ​​por buscar soluções eficazes e aplicá-las na melhoria dos processos na empresa em que trabalham.

black belts lean six sigma

Geralmente aqueles que têm o certificado de Black Belt ocupam cargos gerenciais e tem muita experiência relacionada à área de melhoria de processos. Além disso, eles também são bons em coletar dados, analisar estatísticas, e liderar equipes de maneira eficaz.

Os Black Belts gastam muito tempo coordenando equipes e fazendo vários brainstorms (toro de palpites ou chuva de ideias) buscando identificar áreas problemáticas e ouvir sugestões para resolver os problemas destas áreas.

Além disso, eles geralmente trabalham regularmente com membros da gerência executiva. Com isso, eles se sentem confortáveis ​​com esse tipo de atividade e procuram estar sempre dispostos e capazes para apresentar seus projetos a essas pessoas, bem como enfrentá-las quando necessário.

Master Black Belt


O Master Black Belt é o nível Belt mais alto do Six Sigma. Aqueles que atingem esse nível têm sempre papéis de liderança no processo Six Sigma. Eles também podem ser assessores de executivos e outros gerentes de alto nível.

master black belt lean six sigma


Para se tornar um Master Black Belt é preciso concluir todos os testes de certificação exigidos e também concluir pelo menos dez projetos Six Sigma complexos.

Esse processo pode levar muitos anos de trabalho. Uma vez que alguém que se torna Black Belt deverá ter um Master Black Belt como mentor para atingir esse nível.

Os Master Black Belts podem treinar Black Belts e Green Belts. Além disso, eles geralmente são responsáveis ​​por aconselhar os executivos seniores do Six Sigma, identificar os principais projetos em que as melhorias podem ser feitas e aplicar os conceitos do Six Sigma às áreas da empresa.

Com exceção das grandes corporações, as empresas geralmente não empregam Master Black Belts, devido à grande quantidade de trabalho necessário para atingir essa designação. Além disso, as empresas menores provavelmente não teriam a quantidade de trabalho (ou orçamento) para um Master Black Belt em tempo integral.

Por causa disso, esses Belts geralmente atuam fazendo consultoria de melhoria contínua de grandes projetos com um grupo de consultores, que dominam áreas que esses Belts não dominam perfeitamente.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Green Belt e Black Belt: O que são e do que se diferem?"

Anônimo
18 de agosto de 2022 às 14:48

Qual o significado de sigma?

18 de agosto de 2022 às 20:56

Olá anônimo

Sigma é a décima oitava letra do alfabeto grego, e em nosso alfabeto latino corresponde a letra S. Em um ambiente empresarial, os sigmas se referem à frequência com que determinada operação ou transação utiliza mais do que os recursos mínimos necessários para satisfazer o cliente, ou seja, ela determina uma taxa de desperdício/desvio por operação.

Os sigmas são usados para representar uma escala de qualidade, onde 1-sigma é o nível mais baixo, sendo que esse nível mais baixo representa um sistema repleto defeitos e com grande potencial de perda financeira que é causada pela falta de qualidade no processo produtivo.

Quando uma empresa que está no nível 6-sigma, ela provavelmente deve ter um processo produtivo com o mais alto nível de excelência dentro da metodologia Six Sigma, ou seja, ela deve ter um processo com apenas 3 defeitos em um milhão.

Espero que tenha entendido

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top