-->

O que é Cisteína? – Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

Descoberta pelo cientista inglês William Hyde Wollaston em 1810, A cisteína é um aminoácido não essencial que pode ser encontrada naturalmente na maior parte das proteínas.

A cisteína possui um grupo funcional constituído por átomos de hidrogênio e enxofre (grupo tiol), que ajuda na formação de ligações de dissulfureto, que são muito importantes para determinar a estrutura de várias proteínas no corpo. Além disso, quando combinada com água se transformam na cistina, que é um aminoácido essencial composto por 2 moléculas de cisteína.

estrutura quimica cisteina
Estrutura Química da Cisteína

Função e Benefícios da Cisteína


Esse aminoácido que contem enxofre é um precursor muito importante para o antioxidante glutationa, que é sintetizada nas células do corpo e possui várias funções fisiológicas vitais.

A glutationa é um antioxidante composto por 3 aminoácidos (cisteína, ácido glutâmico e glicina) e pode ser encontrada em todos os tecidos do corpo humano. A atividade antioxidante desse componente atribuída principalmente à presença da cisteína ajuda o corpo a se proteger contra os radicais.

A cisteína tem a função de fornece resistência ao organismo contra todos os efeitos nocivos, pois ela é responsável pela construção da atividade dos glóbulos brancos. A cisteína também é necessária para o bom funcionamento da pele e ajuda o corpo a se recuperar de uma cirurgia.

Além de ser usada para produzir a glutationa, esse aminoácido também é usado para produzir a taurina, que é um componente essencial para a função cardiovascular e, para função do músculo esquelético.

No metabolismo, a cisteína está envolvida no metabolismo de biomoléculas, tais como a heparina, a biotina, a coenzima A, etc. Apesar da cisteína não ser um aminoácido essencial, ela acaba sendo essencial para crianças e idosos. Pois, a cisteína ajuda a manter a saúde do sistema respiratório.

O consumo da cisteína pode oferecer vários benefícios para o corpo. Antes de tudo, ela é essencial para a desintoxicação e para a formação da pele. Além disso, a cisteína é um componente de beta-queratina, que é uma das proteínas importantes encontradas na pele, cabelo, e as unhas, que auxilia na produção de colágeno, que ajuda na cicatrização de feridas e na recuperação de cabelos e tecidos das unhas.

A cisteína também é usada pelo corpo na produção de antioxidantes, que ajudam a proteger o cérebro e o fígado de toxinas, tais como as do álcool, cigarro e outras drogas. Além disso, as propriedades de antioxidantes como a glutationa também ajudam a controlar a ação de outros antioxidantes, como as vitaminas C e E, que também ajudam a proteger o corpo de danos causados pela radiação solar.

De acordo com várias pesquisas, os outros benefícios da cisteína incluem a redução dos efeitos do envelhecimento no corpo humano. Além disso, esse aminoácido também ajuda a promover a construção de músculos, a cura de queimaduras graves e a queima de gordura.

A cisteína também estimula a atividade dos glóbulos brancos. A lista de benefícios desse aminoácido é extensa, incluindo aqueles como a eficácia no tratamento de bronquite, angina e dificuldade respiratória aguda, e a capacidade de ajudar a manter a saúde ideal e melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

Alimentos Ricos em Cisteína


A cisteína é um aminoácido não essencial, que pode ser sintetizada pelo próprio corpo humano, na presença de uma quantidade suficiente de metionina, em condições normais.

Sendo que esse aminoácido só é produzido para satisfazer as demandas do corpo. Além disso, se por algumas razões, seu corpo não conseguir produzir esse aminoácido, você poderá encontrá-lo em muitos alimentos ricos em proteínas, como carne de porco, frango, ovos, leite, amaranto , brócolis, pimentões, peixe, soja, alho, cebola, granola, cereais integrais e queijo cottage.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "O que é Cisteína? – Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

7 de agosto de 2015 às 12:56

SOU ESTUDANTE DE QUIMICA E AMO ESTUDAR SOBRE AMINOACIDOS E PROTEINAS, TENHO APROVEITADO BASTANTE CADA PUBLICAÇAO QUE NOS MANDA, ABRAÇO.
MEU FACEBOOK E: BELUTH CAC, MIM ADD.






7 de agosto de 2015 às 15:29

Olá João

Eu fico feliz que tenha gostado das postagens sobre aminoácidos. Eu to até pensando em escrever mais sobre os aminoácidos =). Qualquer coisa entre em contato comigo pela página de contato, pois, eu não mexo muito no face.

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top