-->

Ácido Glutâmico: Funções, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

O ácido glutâmico (ácido L-glutâmico) é um aminoácido,que foi descoberto em 1866 por Karl Heinrich Ritthausen, que o obteve a partir do hidrolisado ácido da glutina. Em 1890, Ludwig Wolff sintetizou esse aminoácido e estabeleceu sua estrutura química.

estrutura quimica acido glutamico formula
Estrutura química do acido glutâmico

Síntese de Obtenção do Ácido Glutâmico


A síntese de obtenção do ácido glutâmico começa hidrolisando o glúten com ácido clorídrico, descolorando os produtos da hidrólise com carvão ativado e concentrando o filtrado. O cloreto do ácido glutâmico se separa e se cristaliza, convertendo se em glutamato monossódico.

Funções e Benefícios do Ácido glutâmico


O ácido glutâmico é um neurotransmissor excitatório que aumenta o disparo de neurônios no sistema nervoso central humano. Além disso, esse aminoácido é reconhecido como um importante neurotransmissor excitatório no cérebro humano e na medula espinhal, podendo o mesmo ser transformado em glutamina ou ácido gama-aminobutírico.

Este aminoácido é necessário para o bom funcionamento celular, mas é considerado um aminoácido não essencial, pois o corpo humano é capaz de produzi-lo. No entanto, o ácido glutâmico é essencial para aves.

O ácido glutâmico é um dos poucos nutrientes capazes de passar pela barreira hematoencefálica, que é uma estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o Sistema Nervoso Central, logo parece que esse aminoácido apoia bastante a função cerebral.

Em outras palavras, o ácido glutâmico é fundamental para o cérebro humano, pois quando chega ao cérebro, utiliza todo o excesso de amônia, que é um produto tóxico do metabolismo, transformando-o no aminoácido chamado glutamina. De fato, essa conversão é a única maneira que nosso cérebro emprega para ser desintoxicado, indicando que a glutamina não só não é tóxica, mas também possui algumas propriedades antioxidantes essenciais.

Além disso, o ácido glutâmico também é chamado de “mensageiro químico”, pois estudos demonstram que esse composto ajuda a melhorar a inteligência. Esse mensageiro é capaz de aumentar a clareza de pensamento, atenção mental e humor.

Por causa disso, esse aminoácido tem sido usado para ajudar no tratamento de Parkinson, fadiga, retardo mental, esquizofrenia, distrofia muscular e alcoolismo. Além disso, acredita-se que esse aminoácido ajude a transportar o potássio (um mineral importante) através da barreira hematoencefálica direto para o líquido espinhal.

O ácido glutâmico também tem sido também considerado de algum valor medicinal no tratamento da epilepsia e no desenvolvimento mental das crianças.

O ácido glutâmico tem como beneficio a sua capacidade de desintoxicar as células musculares. Por exemplo, quando exercícios intensos levam a níveis crescentes de amônia nas células musculares (o que diminui a recuperação), assim como no cérebro, esse aminoácido se liga à amônia para formar a glutamina. Além disso, o ácido glutâmico atua como intermediário no ciclo de Krebs e é importante para o metabolismo dos carboidratos.

Alimentos Ricos em Ácido Glutâmico


O sal monossódico do ácido glutâmico tem alcançado uma utilidade importante no comercio, devido ao seu sabor na carne, esse aminoácido é bastante usado como condimento para alimentos como sopas e molhos.

Existem vários alimentos ricos nesse aminoácido, pois o mesmo é abundante na maior parte das proteínas vegetais, e animais, particularmente no glúten de trigo e no resíduo do açúcar da beterraba (conhecido como resíduo de Steffen). Além disso, outros alimentos como soja, frango, ovos, sementes, queijos, e peixes, também são bem ricos nesse aminoácido.



glutamato monossodico aji-no-moto
glutamato-monossódico, o famoso aji-no-moto


Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : aminoacidos
0 Comentários de "Ácido Glutâmico: Funções, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido "

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top