-->

O que é Serina? – Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

A Serina (acido α-amino-β-hidroxipropiónico) [ CH2(OH)CH(NH2)COOH] é um aminoácido que foi descoberto pelo químico alemão Emil Cramer em 1865, sendo que devido a dificuldade para isola-lo das proteínas, esse aminoácido acabou ficando em total esquecimento por mais de 30 anos.

Em 1902, Hermann Emil Fischer e Friedrich Hermann Leuchs conseguiram obtê-lo através de uma síntese a partir de aldeído glicólico usando o método de Strecker.

estrutura química serina formula
Estrutura química da serina

Síntese e Obtenção da Serina


A síntese de obtenção da serina (também chamada de L-serina) é preparada pela hidrolise da fibroína (proteína normalmente produzida por aranhas, bicho da seda e entre outros artrópodes) com ácido sulfúrico. Nessa reação, os íons de sulfato são precipitados como sulfato de bário, e após filtração, é descolorado com carvão ativado, e concentrado a vácuo.

Nesse processo, também precipita a tirosina que é separada. A glicina é recuperada e o filtrado continua como 5-nitronaftaleno-1-sulfonato. O filtrado isento de glicina é tratado com o ácido azobenzeno-p-sulfónico, para precipitar a alanina. O filtrado obtido é isento de alanina, sendo o mesmo tratado com o ácido p-hidroxi-azobenzeno-p’-sulfónico.

Assim precipitando a hidroxi-azobenzeno-sulfonato de serina que é recolhida, e suspensa em água quente com o acetato de bário para remover o ácido sulfônico. O filtrado é aquecido e descolorido com carvão ativado, e concentrado a vácuo. Sendo assim obtida a serina bruta, que é cristalizada em álcool etílico 80%.

Função e Beneficio da Serina


A serina desempenha um papel importante em várias vias biossintéticas. Além disso, esse aminoácido é o precursor de vários aminoácidos como glicina e cisteína.

A serina também ajuda enzimas na catálise de suas reações, sendo uma dessas reações, a hidrólise de ligações peptídicas em polipeptídeos e proteínas, que é basicamente uma função importante no processo digestivo.

A serina é um aminoácido não essencial que pode ser obtido a partir da glicina. Apesar de não ser essencial, esse aminoácido é particularmente essencial para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso central.

Uma das funções da Serina é ajudar a formar os fosfolipídios necessários para criar todas as células do corpo humano. Além disso, esse aminoácido também está envolvido no funcionamento do RNA e do DNA, na formação muscular e também na manutenção de um sistema imunológico adequado.

O triptófano, um aminoácido essencial usado para produzir serotonina (um produto químico cerebral bem determinante para o nosso humor), também não pode ser produzido sem a Serina. Além disso, a falta de serotonina e triptófano causa depressão, insônia e ansiedade. Numerosas pesquisas sugerem que baixos níveis desse aminoácido são responsáveis pela síndrome da fadiga crônica e fibromialgia.

A serina é um aminoácido que é muito conhecido por oferecer vários benefícios e auxiliar na produção de imunoglobulinas e anticorpos para manter o sistema imunológico saudável, bem como por também ajudar na absorção de creatina que ajuda a construir e manter os músculos.

Alimentos Ricos em Serina


O corpo precisa de condições adequadas para a produção de Serina, sendo elas a quantidade suficiente de vitamina B e ácido fólico. Além disso, existem alguns alimentos ricos em Serina, como carnes, soja, e amendoim.

A presença de serina na alimentação ajuda aumenta consideravelmente a biossíntese da cistina a partir da metionina.

Referências


  • Enciclopédia Química – Clark-Hawley-Harmor- Omega- Barcelona-Espanha-1961.
  • Comparative Biochemistry V5: A Comprehensive Treatise - Marcel Florkin- Academic Press- Londres- Reino Unido-1963.
  • Microbiologia 10º edição – Tortora-Funke-Case- Aritmed- São Paulo- Brasil- 2012.
  • https://aminoacidsguide.com/Ser.html (acessado em 17/04/2020 as 14:33)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

1 Comentários de "O que é Serina? – Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

Muito obrigado!

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top