-->

O que é Alanina? – Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

A alanina (L-alanina) é o primeiro aminoácido obtido sinteticamente, antes que fora isolado a partir de dos produtos da hidrólise das proteínas. Em 1850, esse aminoácido foi sintetizado primeiramente por Adolph Strecker a partir de acetaldeído através de sua condensação usando amônia e cianeto de hidrogênio.

Em 1888, Weil o isolou ao estado cristalino a partir da hidrólise da fibroína da seda, e estabeleceu definitivamente sua estrutura química.



estrutura quimica alanina alimentos e para que serve
estrutura química alanina

Síntese de Obtenção da Alanina


A fibroína da seda é uma das melhores fontes de alanina. Essa proteína é hidrolisada primeiramente com ácido clorídrico ou sulfúrico concentrado. A partir do hidrolisado, a alanina pode ser isolada convenientemente pelo método clássico de Fischer, que consiste na condensação dos aminoácidos com etanol.

O produto resultante tem uma mistura de ésteres etílicos dos aminoácidos, que passam por uma destilação fracionada a vácuo, e a fração que tem Ponto de Ebulição de 50°C a 10mm de pressão consta de éster de etilanina, passa por uma hidrolise, para se obter a L-alanina pura.

No final dos anos 30, Max Bergmann e Carl George Niemann descobriram outro procedimento. Onde a partir do hidrolisado ácido da seda se separa primeiramente a glicina em forma de trioxalocromato, e do resíduo se precipita a alanina com uma dissolução de dioxipiridato.

Funções e Benefícios da Alanina


A alanina é um aminoácido não essencial que às vezes pode ser encontrado em altos níveis em seu estado livre no plasma humano. Este aminoácido é sintetizado pela aminação redutora do piruvato e participa do metabolismo do açúcar e dos ácidos graxos.

Esse aminoácido também tem a função de ajudar aumentar a imunidade e fornecer energia para o cérebro e o sistema nervoso central, sem falar no tecido muscular. Além disso, a alanina desempenha um papel central no ciclo glicose-alanina que ocorre entre os tecidos e o fígado.

Resumidamente, a alanina oferece vários benefícios ao seu corpo ajudando ele a converter o açúcar simples (chamado glicose) em energia necessária, enquanto elimina o excesso de toxinas do fígado. Como você sabe, os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas, tornando-se a chave para a construção dos músculos, e a alanina também está nessa lista, ajudando a proteger as células contra danos durante atividades físicas intensas.

Então, devido ao fato de o líquido na próstata conter esse aminoácido, alguns cientistas sugeriram que a alanina pode ajudar a tratar a hiperplasia prostática benigna, que é a condição na qual a próstata aumenta.

Além disso, existem estudos que foram feitos ensaios projetados para avaliar o efeito em níveis elevados de colesterol de combinações de diferentes aminoácidos, verificou-se que a alanina tem um efeito redutor de colesterol no soro de animais experimentais (ratos), quando em combinação com arginina e glicina.

Os resultados desses estudos mostraram que os níveis foram reduzidos em 20% quando a arginina e a alanina isoladamente foram administradas e geralmente incluídas em comprimidos de compostos de aminoácidos; onde foram sugeridos níveis de ingestão diária entre 200 mg e 600 mg por dia.

Alimentos Ricos em Alanina


A alanina é um constituinte da maior parte das proteínas, e representa 25% da composição da fibroína da seda. Existem vários alimentos ricos em alanina e dentre eles estão alimentos como abacate, carne, aves, ovos, laticínios e peixe.

Referências


  • Enciclopédia Química – Clark-Hawley-Harmor- Omega- Barcelona-Espanha-1961.
  • Microbiologia 10º edição – Tortora-Funke-Case- Aritmed- São Paulo- Brasil- 2012.
  • https://aminoacidsguide.com/Ala.html (acessado em 17/04/2020 as 22:01)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico com Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e também sou Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, eu conclui recentemente o curso de Engenharia Civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "O que é Alanina? – Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

Anônimo
4 de novembro de 2025 às 10:59

A alanina é boa para o cabelo?

Pedro Coelho
4 de novembro de 2025 às 18:46

Olá anônimo

A alanina, especificamente a L-alanina, é um aminoácido não essencial que tem várias funções no organismo, incluindo aumento da produção de energia muscular e auxílio no controle da glicemia durante esforços físicos.

Quanto ao cabelo, os aminoácidos em geral são importantes componentes da estrutura capilar, pois a queratina (principal proteína do cabelo) é formada por aminoácidos, que ajudam a fortalecer, hidratar e reparar os fios. No entanto, não houve encontradas informações específicas destacando benefícios diretos da alanina isolada para o cabelo, diferente de outros aminoácidos como cisteína, arginina e lisina, que têm papéis comprovados na saúde capilar.

Portanto, embora a alanina faça parte do conjunto de aminoácidos que compõem proteínas essenciais para o corpo, seu impacto direto no cabelo não é tão destacado ou específico como o de outros aminoácidos.

O uso de produtos que contenham aminoácidos, em geral, favorece a hidratação, a resistência e o brilho dos fios, mas não há evidências claras ligando a alanina especificamente a esses benefícios capilares

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top