-->

Biogás: Vantagens e Desvantagens dessa Fonte de Energia Limpa

O biogás é um combustível inflamável que é obtido através da fermentação de matéria orgânica (biomassa composta por: esterco, restos de alimentos, e outros materiais orgânicos.) em um biodigestor que é um equipamento que possui em seu interior uma câmara sem oxigênio (câmara anaeróbica) e com condições adequadas de umidade, para que ocorra uma reação de digestão anaeróbica para gerar o biogás e o biofertilizante.

Biodigestores equipamentos produção biogas energia
Biodigestores são equipamentos usados para a produção de biogás

Benefícios da geração do biogás em pequena escala para meio ambiente


O biogás é um combustível renovável que é composto por um mistura de gases, sendo que entre esses gases estão: o metano (60% - 80%), dióxido de carbono (25% -35%), e em menores parcelas o gás sulfídrico e o nitrogênio.

O biogás é o gás liberado a partir da decomposição feita por bactérias bem comuns da natureza, podendo ser encontrado em pântanos, lamas escuras e em locas onde a celulose sofre naturalmente a decomposição. A tecnologia usada para produzir o biogás é bem simples e barata, sendo fácil de se motar um biodigestor pois necessita de pouco investimento quando montado em pequena escala.

Um pequeno biodigestores pode ser usado em casa, utilizando resíduos de cozinha e esterco animal. Um pequeno sistema doméstico se paga depois de um tempo, e os materiais usados para geração são absolutamente gratuitos. O biogás produzido pode ser usado diretamente para cozinhar e gerar eletricidade, permitindo que o custo da produção de biogás seja relativamente baixo.

biodigestor caseiro botijao gas cozinha combustivel
Biodigestor caseiro conectado a um botijão de gás de cozinha

Benefício da geração do biogás em grande escala para o meio ambiente


Em grandes fazendas, os biodigestores podem gerar o biogás a partir dos resíduos produzidos por seus animais todos os dias, sendo que o esterco de uma vaca pode fornecer energia suficiente para alimentar uma lâmpada por um dia inteiro.

Em uma grande planta industrial, o biogás também pode ser comprimido para se obter um gás com uma qualidade bem-parecida com a do gás natural, que é utilizado para alimentar automóveis.

A construção desse tipo de planta requer um investimento de capital relativamente baixo e ajuda a criar empregos verdes. Por exemplo, na Índia já foram criados 10 milhões de empregos, principalmente em áreas rurais, em fábricas e na coleta de lixo orgânico.

Na índia e na China, existem milhares de biodigestores no campo e nas pequenas cidades. Em muitos outros países, e até mesmo no Brasil, são usados biodigestores nas áreas rurais.

planta biogas biodigestor anaerobio fazenda
Planta de biogás da Agrosania em El Salvador

Poder calorífico do Biogás


Como foi dito anteriormente, o principal componente do biogás é o metano, que pode varia entre 60 a 80 % da composição do biogás, e em função dessa porcentagem o poder calorífico do biogás pode variar de 5.000 a 7.000 Kcal por metro cúbico, podendo chegar a 12.000 Kcal por metro cúbico, uma vez eliminado todo o gás carbônico da mistura.

Relação comparativa de equivalência de um metro cúbico de biogás com os outros combustíveis:

1 m3 de biogás corresponde a :
  • 0,61 litros de gasolina
  • 0,57 litros de querosene
  • 0,55 litros de óleo diesel
  • 0,45 kg de gás liquefeito
  • 0,79 litros de álcool combustível
  • 1,538 kg de lenha
  • 1,428 kwh de energia elétrica

Benefícios da produção do biogás para a camada de ozônio


O biogás gerado pela biodigestão não é um poluente, pois ele gerado por um processo que não envolve uma combustão. Isso significa que não há emissão de gases de efeito estufa na atmosfera; portanto, usar o gás gerado a partir dos resíduos como uma fonte de energia é realmente uma ótima maneira de se combater o aquecimento global.

As usinas de biogás podem ajudar a reduzir as emissões de metano para atmosfera, capturando esse gás nocivo e usando-o como combustível. A geração de biogás pode ajudar a reduzir a dependência do uso de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão.

Outra vantagem do biogás é que, diferentemente de outros tipos de energias renováveis, o processo é totalmente natural e não exigi energia para o processo de geração. Além disso, as matérias-primas utilizadas na produção de biogás são renováveis, pois as árvores e as lavouras continuarão a crescer. Estrume, restos de alimentos e resíduos de colheitas são matérias-primas que sempre estarão disponíveis, o que a torna uma opção altamente sustentável.

As fontes de energia como o biogás podem vir a constituir uma excelente alternativa para as principais fontes de energia da atualidade, todas poluidoras, em maior ou menor grau. Em vez de aumentar a poluição, o processo de geração do biogás pode ajudar a resolver o problema ocasionado pela existência do Lixo.

E por suas pequenas dimensões (em comparação ao gigantismo das usinas nucleares, hidrelétricas ou termoelétricas), as usinas de biogás causam menor impacto ambiental, isto é, não alteram radicalmente o meio ambiente onde são construídas e não oferecem grandes riscos em caso de acidentes.

Tanto o biogás como algumas outras formas de energia biológica e também energia solar são considerados fontes de energia “limpa”, petróleo, carvão, energia nuclear e energia elétrica são, de uma forma ou de outra, poluidoras.

Contudo, nas ultimas décadas pouco esforço se despendeu para desenvolver a tecnologia da energia solar ou do biodigestor, ao contrario das vultosas verbas gastas anualmente com a energia nuclear.

Geração da biofertilizante e redução da poluição do solo e da água


O subproduto do processo da geração de biogás é o biofertilizante, que é uma mistura orgânica bem rica em nutrientes que pode substituir os fertilizantes químicos. Sendo que o uso do biofertilizante pode acelerar o crescimento das plantas e aumentar a resistência as doenças, enquanto os fertilizantes comerciais contêm produtos químicos que têm efeitos tóxicos e podem causar intoxicação alimentar, entre outras coisas.

biofertilizante adubo organico biodigestores anaerobico
O biofertilizante é um adubo orgânico líquido gerado nos biodigestores. Esse adubo pode ser aplicado em pulverizações foliares ou junto com a água de irrigação.

Desvantagens do biogás


Infelizmente, os sistemas de produção de biogás ainda não são muito eficientes, pois ainda não existe uma tecnologia para simplificar o processo e torná-lo abundante e de baixo custo. Isso significa que ainda não tem como produzir o biogás em larga escala para suprir uma grande população. Embora as usinas de biogás disponíveis hoje possam atender a algumas necessidades de energia, muitos governos não estão dispostos a investir nesse setor.

Hoje, o refino desse gás ainda é ineficiente também, pois após refinamento e compressão, o biogás ainda contém impurezas. Sendo que se o biocombustível gerado for utilizado para alimentar automóveis, ele pode corroer as partes metálicas do motor. Por causa disso, o seu uso é adequado apenas para fogões de cozinha, caldeiras de água e luminárias.

Além disso, a geração de biogás também é afetada pelo clima. Sendo a temperatura ideal que as bactérias precisam para digerir os resíduos algo em torno de 37 ° C. Em climas frios, os biodigestores requerem energia térmica para manter constante a produção de biogás.

Hoje, a produção de biogás ainda não faz sentido nos grandes centros urbanos, pois as matérias-primas não são muito abundantes (restos de alimentos, esterco). Por causa disso, a geração de biogás é mais adequada para áreas rurais e suburbanas.


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Biogás: Vantagens e Desvantagens dessa Fonte de Energia Limpa"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top