-->

Biodigestores Contínuos e de Batelada: Funcionamento e Vantagens

Os biodigestores são equipamentos utilizados para a produção de biogás. Esses equipamentos são constituídos de uma câmara fechada, onde é colocado o material orgânico (esterco, restos de alimentos e etc.) em solução aquosa (água), onde esse material sofre decomposição através de um processo anaeróbico (processo que não há presença de oxigênio), e de acordo com que a decomposição vai ocorrendo , vai se gerando o biogás e, esse biogás vai se acumulando na parte superior da câmara do biodigestor e, de acordo com que o gás vai se acumulando ,vai se abrindo a válvula do biodigestor e vai se armazenando o biogás e um tanque ou em um vaso de pressão.


esquema funcionamento biodigestor
Esquema de como funciona um biodigestor
Os biodigestores são muito utilizados em propriedades rurais devido ao espaço que ocupam e, também pelas vantagens que proporcionam no meio rural.

Vantagens como:

  • Proporcionar maior conforto ao rurícola permitindo-lhe dispor de um combustível prático e barato, que pode ser usado para fins de calefação e iluminação, como ainda para acionar pequenos motores estacionários de combustão interna.
  • Contribuir para a economia do consumo de petróleo, pois o biogás é um combustível
  • Proveniente de fontes alternativas.
  • Produzir biofertilizante que é um resíduo rico em húmus e nutrientes, utilizado na fertilização do solo, para aumentar a produtividade dos cultivos face ao seu baixo custo de obtenção.
  • Contribuir para a preservação do meio ambiente pela produção de biogás, o que consiste na reciclagem de dejetos e resíduos orgânicos poluentes.
biodigestor rural
Biodigestor em meio rural
Hoje em dia existem diversos modelos de biodigestores e dependo da freqüência de operação deles , podem ser classificados como :

Biodigestores Contínuos – Modelo Indiano e Modelo Chinês


Os biodigestores de operação contínua operam com cargas diárias de matéria orgânica que se movimentam por meio de uma carga hidráulica dentro do biodigestor, devendo a matéria orgânica ser diluída antes de ser colocada no biodigestor e, se possível até mesmo triturada, pois isso evita entupimentos e formação de crostas no interior do biodigestor.

Os biodigestores indiano, chinês, tailandês, canadenses, filipino, e paquistanês são os mais conhecidos no mundo inteiro. No Brasil, os biodigestores indiano, chinês  e canadense são os mais utilizados, devido ao seu baixo custo, alto rendimento e fácil manuseio.

Modelo Indiano de Biodigestor


O modelo indiano é bem caracterizado por possuir uma campânula como gasômetro, a qual pode estar mergulhada sobre a biomassa em fermentação, ou em um selo d’água externo, e uma parede central que divide o tanque de fermentação em duas câmaras.

Essa parede divisória tem função de fazer com que basicamente a matéria orgânica circule por todo o interior da câmara de fermentação. Nesse modelo de biodigestor, a pressão de operação é constante, logo à medida que o volume de gás produzido não é consumido, o gasômetro tende a se deslocar verticalmente, aumentando o volume, portanto, mantendo a pressão constante no interior.

Além disso, o fato do gasômetro flutua sobre o substrato ou sobre o selo d’água, reduz as perdas durante o processo de produção do gás.
modelo biodigestor indiano
Esquema de biodigestor modelo indiano

A matéria orgânica residual utilizada para alimentar o biodigestor indiano deve apresentar uma concentração de sólidos totais (ST) não superior a 8%, para pode facilitar a circulação pelo interior da câmara de fermentação, e consequentemente evitar entupimentos dos canos de entrada e saída do material.

O abastecimento desse tipo de biodigestor também deve ser contínuo, ou seja, geralmente alimentado por dejetos (bovinos, suínos, etc) e restos de alimentos com uma certa frequência. Esse tipo de biodigestor pode ser construído e montado com certa facilidade, sendo o único problema o preço do gasômetro de metal que pode encarecer o custo final da construção desse equipamento.

Modelo Chinês de Biodigestor


O modelo chinês de biodigestor é formado por uma câmara cilíndrica em alvenaria para a fermentação, com teto abobadado, impermeável, destinado ao armazenamento do biogás.

Este tipo de biodigestor funciona com base no princípio de prensa hidráulica, de modo que o aumento da pressão em seu interior é resultante do acúmulo de biogás, e resulta em um deslocamento de efluente da câmara de fermentação para a caixa de saída, e em sentido contrário quando ocorre a descompressão do equipamento.

O modelo chinês é constituído quase que totalmente em alvenaria, dispensando o uso de gasômetro em chapa de aço, o que reduz os custos, contudo ainda tem chance de ocorrer alguns problemas como o vazamento do biogás, caso a estrutura não seja bem vedada e impermeabilizada.

biodigestor modelo chines
Esquema de biodigestor modelo chinês

Neste tipo de biodigestor, uma parcela do gás formado na caixa de saída acaba sendo liberada para a atmosfera, reduzindo assim parcialmente a pressão interna do gás, por este motivo as construções de biodigestor tipo chinês não são utilizadas para instalações de grande porte.

A alimentação desse biodigestor é bem parecida com a do modelo indiano, sendo a matéria orgânica fornecida continuamente, com a concentração de sólidos totais (ST) em torno de 8%, para evitar entupimento do sistema de entrada e facilitar a circulação do material no biodigestor.

biodigestor modelo chines
Biodigestor modelo chinês



Biodigestores Canadenses


O biodigestor canadense é um modelo de biodigestor horizontal que tem uma largura bem maior que  a sua profundidade. Essa característica desse modelo faz com que a sua área de exposição ao sol seja bem maior, logo ocorre uma maior a produção de biogás e uma redução nos riscos de entupimento.

Este modelo utiliza materiais mais simples, sendo a sua cobertura composta geralmente por uma simples lona de plástico maleável, tipo PVC, que infla como um balão com a produção de biogás. Os biodigestores canadenses podem ser construídos enterrados ou não. Além disso, a sua cobertura pode ser retirada com uma certa facilidade para se fazer uma limpeza.

biodigestor modelo canadense
Biodigestor modelo canadense da empresa Sansuy


Biodigestores de batelada


Os biodigestores de batelada são biodigestores que operam de forma descontinua, ou seja, os biodigestores de batelada são alimentados de uma vez só, com uma grande quantidade de matéria orgânica e, depois são fechados hermeticamente (de forma a não permitir a entrada de oxigênio) por um certo período de tempo (podendo variar de 40 até 60 dias). 

esquema biodigestor batelada
Esquema de biodigestor de batelada

Após esse período, a produção de biogás começa a cair, indicando que a matéria orgânica já foi decomposta , com isso, podendo já se fazer a retirada de 80 % da matéria restante (biofertilizante) , mantendo se 20 % da matéria orgânica para fornecer as bactérias necessárias para a decomposição da matéria orgânica, que vai ser colocada na próxima batelada.

biodigestor de batelada  zona rural
Biodigestor de Batelada em uma zona rural

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

6 Comentários de "Biodigestores Contínuos e de Batelada: Funcionamento e Vantagens"

Anônimo
24 de maio de 2021 às 16:52

Você sabe o que é um biodigestor residencial e como funcionam?

24 de maio de 2021 às 18:38

Olá anônimo

Eu sei sim, um biodigestor residencial é um tipo de biodigestor bem parecido com esses do artigo, mas eles costumam ter um tamanho menor. Esse tipo de biodigestor pode ser usado em propriedades rurais ou residências urbanas. Além disso, esse modelo também funciona de maneira similar aos outros biodigestores, e tem a vantagem de ser bem compacto, eficiente, e de baixo custo.

Os biodigestores residenciais devem ser sempre colocados em locais bem quentes e aerados, pois as bactérias necessitam de calor para se multiplicar mais rapidamente. Além disso, o processo de biodigestão é anaeróbio, ou seja, não existem problemas com odores e também pode ser instalado perto das residências.

A produção de biogás desses biodigestores é meio demorada, mas da para se produzir o equivalente a um botijão de biogás por mês. Já a produção de biofertilizante é diretamente proporcional à quantidade de matéria orgânica inserida, ou seja, se você alimentar esse biodigestor com um volume de 10 litros por dia, também gerará 10 litros de biofertilizante por dia.

A manutenção desse modelo de biodigestor é bem simples, devendo sempre se atentar a válvula que tem que estar no mesmo nível da água. Além disso, a limpeza desse biodigestor é feita através de um dreno de fundo.

3 de maio de 2023 às 11:32

fiquei muito feliz por encontrar esse material. sou adepto do biodigestor indiano, pela sua facilidade para fins domesticos. fiquei encantado com a facilidade de construção dos biodigestores canadenses e acredito que se trata de uma solução para a agroindustria em zonas rurais e peri urbanas.

Parabens!!!

18 de outubro de 2023 às 08:16

vc saberia como um biodigestor batelada funcionaria e suas informações?

18 de outubro de 2023 às 08:18

Vc saberia como um biodigestor continuo funcionaria e suas informações
?

18 de outubro de 2023 às 18:42

Olá anônimo

Os biodigestores contínuos operam com cargas diárias de matéria orgânica que se movimentam por meio de uma carga hidráulica dentro do biodigestor. A matéria orgânica deve ser diluída antes de ser colocada no biodigestor e, se possível, até mesmo triturada. Isso evita entupimentos e formação de crostas no interior do biodigestor.

O biodigestor contínuo é alimentado diariamente com matéria orgânica sólida e líquida (no caso da líquida, pode ser até mesmo água), cerca de 50% de cada. Esse tipo de processamento gera biogás e biofertilizante continuamente.

Já os biodigestores de batelada são sistemas que funcionam em ciclos. O material é adicionado ao biodigestor em um período de tempo determinado e, em seguida, é deixado para fermentar por um período específico. Depois disso, o biogás é coletado e o processo é reiniciado.

Os biodigestores de batelada são alimentados de uma vez só, com uma grande quantidade de matéria orgânica e, depois são fechados hermeticamente (de forma a não permitir a entrada de oxigênio) por um certo período de tempo podendo variar de 40 até 60 dias.

Ambos os tipos têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre um ou outro depende das condições locais, do tipo e da quantidade de matéria orgânica disponível.

Espero que isso lhe ajude

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top