-->

Aquecimento Global – Verdade ou Mentira?

A teoria do aquecimento global afirma que está acontecendo um suposto aumento na temperatura média do planeta, que seria o responsável pelas alterações climáticas nas estações do ano e, no aumento de desastres naturais (como: furacões, secas, enchentes, extinção de animais e vegetais, derretimento dos polos e vários outros problemas) que tem ocorrido ultimamente.

aquecimento global – verdade ou mentira farsa

Segundo essa teoria, existe uma camada no planeta composta por ozônio (a famosa camada de ozônio) que é responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. 

Sendo que está ficando mais fina a cada dia, devido a atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis, desmatamento e a emissão de compostos de gases do efeito estufa (como: CO2, CH4, N2O, CFCs entre outros gases), que tem atingido a essa camada, resultando na diminuição dessa camada, fazendo com que os raio UVB adentrem a atmosfera terrestre com mais intensidade, com isso, provocando esse aquecimento do globo terrestre


A camada de ozônio existe?


Na realidade não existe uma camada de ozônio, que filtre o planeta dos raios UV, como geralmente é dito nos livros. 

ozonosfera camada de ozonio aquecimento global

Na verdade existe a chamada ozonosfera, que é uma região localizada na estratosfera, onde a há uma grande concentração de gás ozônio. Sendo que nessa ozonosfera existe também uma grande concentração de moléculas de oxigênio (O2), que reagem com os raios ultravioletas (UV), separando-se em átomos de oxigênio (O), que reagem com moléculas de oxigênio (O2) livre, formando assim, o ozônio presente nessa região.

A temperatura do planeta está aumentando?


A temperatura media do planeta é um assunto, que vem sido estudado por cientistas do mundo inteiro.  A maioria dos cientistas atribui o aquecimento global apenas a ações do homem. Sendo que outra parcela atribui o aquecimento global a ações do homem e da própria natureza.

Pois afirmam que o fenômeno do aquecimento global é um processo natural, que está ocorrendo devido a uma transição natural da era glacial para a interglacial, que é um processo longo e dinâmico. Sendo o aumento da temperatura consequência desse processo.

Também existem cientistas que dizem que o aquecimento global não está acontecendo. Pois, existem estudos que compravam que a temperatura media do planeta está praticamente constante, com isso, rebatendo a teoria de que os gases do efeito do efeito (principalmente o CO2) estariam provocando um aquecimento global.

Sendo que nesses estudos, foram feitas medições de temperatura em varias partes do mundo, onde se constatou que a temperatura dos oceanos vem diminuindo, e que a temperatura da terra está praticamente constante com apenas pequenas variações, com isso, parte desses cientistas chegaram a conclusão que verdadeiramente poderia estar acontecendo um resfriamento global ao invés de um aquecimento global.

Cientista que não acreditam no aquecimento global, e algumas provas de que o aquecimento global existe


Existem alguns cientistas aqui no Brasil que "não acreditam no aquecimento global" e dentre os mais conhecidos estão:

Ricardo Felício

 
Ricardo Felício é um meteorologista brasileiro que tem se destacado por suas opiniões controversas a respeito do aquecimento global. Felício argumenta que o aquecimento global é uma teoria que não tem base científica sólida e que está sendo usada para promover uma agenda política globalista.

Ricardo Felício programa do Jô Soares aquecimento global
Ricardo Felício no programa do Jô Soares

No entanto, a grande maioria da comunidade científica mundial concorda que o aquecimento global é real e é causado principalmente pela emissão de gases de efeito estufa pela atividade humana, como a queima de combustíveis fósseis oriundos do petróleo e desmatamento. As consequências do aquecimento global incluem o aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos, perda de biodiversidade e riscos à saúde humana.

Portanto, é importante analisar as evidências científicas cuidadosamente e tomar medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aquecimento global. Ignorar esse problema pode ter consequências graves para o futuro do planeta e das gerações futuras.

Luiz Carlos Molion


Luiz Carlos Molion é um meteorologista brasileiro que nega a existência do aquecimento global causado pelo homem. Em suas opiniões e declarações, Molion argumenta que as mudanças climáticas são causadas por ciclos naturais e que o CO2 emitido pelas atividades humanas não tem um impacto significativo no clima.


Luiz Carlos Molion no programa Canal Livre da Bandeirantes aqueicimento global
Luiz Carlos Molion no programa Canal Livre da Bandeirantes

No entanto, a posição de Molion é amplamente contestada pela comunidade científica. As evidências científicas indicam que o aumento das emissões de gases de efeito estufa, causado principalmente pela atividade humana, tem sido a principal causa do aumento das temperaturas globais nas últimas décadas.

Além disso, há consenso científico de que o aquecimento global tem consequências graves para o meio ambiente e para a sociedade, incluindo o aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos e a ameaça à segurança alimentar.


Link do vídeo da entrevista com o professor Luiz Carlos Molion, que é contra a teoria do aquecimento global


https://www.youtube.com/watch?v=TQsdKqXbthw


Link do vídeo da entrevista com o professor Ricardo Felício, que é contra a teoria do aquecimento global


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

8 Comentários de "Aquecimento Global – Verdade ou Mentira?"

Anônimo
17 de dezembro de 2021 às 14:54

O que é o aquecimento global e quais são as causas e as consequências deste fenômeno?

17 de dezembro de 2021 às 17:47

Olá Anônimo

Como já foi mencionado acima, o aquecimento global é basicamente o aquecimento de longo prazo do sistema climático da Terra, sendo isso algo que já é observado desde o período pré-industrial (entre 1850 e 1900) devido às atividades humanas, principalmente a queima de combustível fóssil, que aumenta os níveis de gases de efeito estufa que retêm o calor na atmosfera da Terra.

Além disso, a atividade agrícola e o desmatamento também fazem parte das causas do aquecimento global. O fenômeno do aquecimento global causa varias consequências ao meio ambiente e dentre elas estão:

-Degelo das calotas polares
- Temperaturas mais altas em vários locais e mais baixas em alguns locais
- Aumento do número de desastres, incluindo tempestades, ondas de calor, inundações e secas severas.
- Maiores taxas de mortalidade.
- Ar mais sujo.
- Maiores taxas de extinção de vida selvagem.
- Oceanos mais ácidos.
-Aumento do Nível do mar.

Apesar dos pesquisadores mencionados nesse artigo dizerem que o aquecimento global é uma “farsa”, isso não é bem uma verdade, pois esse fenômeno meio que causa uma bagunça no clima, logo tem lugares que ficaram mais quentes e outros ficaram mais frios por causa desse fenômeno.

Espero ter conseguido te ajudar

Um abraço

Anônimo
15 de fevereiro de 2023 às 10:21

De uma maneira mais clara, como o desmatamento contribui com o aquecimento global ?

15 de fevereiro de 2023 às 20:24

Olá anônimo

O desmatamento acaba contribuindo para o aquecimento global porque, ao remover árvores e outras plantas, retira-se um importante absorvedor de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera.

As árvores e as outras plantas absorvem o CO2 da atmosfera durante o processo de fotossíntese para produzir o seu próprio alimento e oxigênio. Ao remover as árvores, menos CO2 é removido e, portanto, mais dióxido de carbono permanece na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.

Espero que tenha entendido

Um abraço

Anônimo
25 de outubro de 2023 às 20:56

Como acabar com o aquecimento global de vez?

26 de outubro de 2023 às 11:10

Olá anônimo

Acabar com o aquecimento global é um desafio imenso que requer ações em muitos níveis diferentes. Aqui abaixo estão algumas maneiras pelas quais podemos contribuir para mitigar o aquecimento global:

1 - Reduzir a geração de resíduos: Adote a coleta seletiva, que contribui para a preservação do meio ambiente e para práticas cotidianas mais sustentáveis. Em casa, você pode criar alternativas eficazes para diminuir a geração de resíduos, como comprar produtos duráveis e resistentes e consertá-los em vez de descartá-los.

2 - Economizar luz e água: Reduzir o consumo de água e energia elétrica contribui tanto para as suas finanças quanto para o meio ambiente¹. Isso pode ser feito através de mudanças simples nos hábitos, como a utilização de lâmpadas fluorescentes em vez de incandescentes e o reaproveitamento de água.

3 - Apoiar os alimentos agroecológicos: Trocar os supermercados pelas feiras e consumir mais alimentos agroecológicos, ou seja, produzidos sem agrotóxicos e pela agricultura familiar.

4 - Reduzir o consumo de carne bovina: A agropecuária é uma das maiores fontes de emissão de gases de efeito estufa no Brasil, não só pela sua prática como pelo desmatamento associado.

5 - Limitar o uso de combustíveis fósseis: Substituir os combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia e aumentar a eficiência energética é uma das estratégias mais eficazes para ajudar a mitigar o aquecimento global.

Espero que essas informações lhe ajudem

Um abraço

Anônimo
26 de outubro de 2023 às 22:34

Existe alguma relação da inversão térmica com o aquecimento global?

27 de outubro de 2023 às 05:39

Olá anônimo

A inversão térmica e o aquecimento global são dois fenômenos distintos, mas que podem se influenciar mutuamente.

O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média da superfície da Terra, um fenômeno que vem ocorrendo nas últimas décadas. Este aquecimento está ocorrendo devido ao aumento da emissão de gases poluentes, principalmente derivados da queima de combustíveis fósseis, na atmosfera.

Estes gases formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre porque estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.

Por outro lado, a inversão térmica é um fenômeno natural que ocorre quando uma camada de ar frio é sobreposta por uma camada de ar quente, impedindo a circulação vertical do ar. Isso resulta na retenção de poluentes perto do solo, agravando a poluição atmosférica.

Embora a inversão térmica não esteja diretamente relacionada ao aquecimento global, ela pode ser agravada pelo aumento da temperatura média da Terra. Isso ocorre porque o aquecimento global pode intensificar o efeito estufa, tornando mais difícil a dispersão dos poluentes retidos durante os eventos de inversão térmica.

Portanto, embora sejam fenômenos distintos, a inversão térmica e o aquecimento global estão interligados através do seu impacto sobre a qualidade do ar e o clima.

Espero que eu tenha sido claro

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top