Aquecimento Global – Verdade ou Mentira?

A teoria do aquecimento global afirma que está acontecendo um suposto aumento na temperatura média do planeta, que seria o responsável pelas alterações climáticas nas estações do ano e, no aumento de desastres naturais (como: furacões, secas, enchentes, extinção de animais e vegetais, derretimento dos polos e vários outros problemas) que tem ocorrido ultimamente.

derretimento gelo nos polos

Segundo essa teoria, existe uma camada no planeta composta por ozônio (a famosa camada de ozônio) que é responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. 

Sendo que está ficando mais fina a cada dia, devido a atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis, desmatamento e a emissão de compostos de gases do efeito estufa (como: CO2, CH4, N2O, CFCs entre outros gases), que tem atingido a essa camada, resultando na diminuição dessa camada, fazendo com que os raio UVB adentrem a atmosfera terrestre com mais intensidade, com isso, provocando esse aquecimento do globo terrestre


A camada de ozônio existe?


Na realidade não existe uma camada de ozônio, que filtre o planeta dos raios UV, como geralmente é dito nos livros. 

Na verdade existe a chamada ozonosfera, que é uma região localizada na estratosfera, onde a há uma grande concentração de gás ozônio . Sendo que nessa ozonosfera existe também uma grande concentração de moléculas de oxigênio (O2), que reagem com os raios ultravioletas (UV), separando-se em átomos de oxigênio (O), que reagem com moléculas de oxigênio (O2) livre, formando assim, o ozônio presente nessa região.


A temperatura do planeta está aumentando?


A temperatura media do planeta é um assunto, que vem sido estudado por cientistas do mundo inteiro.  A maioria dos cientistas atribui o aquecimento global apenas a ações do homem. Sendo que outra parcela atribui o aquecimento global a ações do homem e da própria natureza.

Pois afirmam que o fenômeno do aquecimento global é um processo natural, que está ocorrendo devido a uma transição natural da era glacial para a interglacial, que é um processo longo e dinâmico. Sendo o aumento da temperatura consequência desse processo.

Também existem cientistas que dizem que o aquecimento global não está acontecendo. Pois, existem estudos que compravam que a temperatura media do planeta está praticamente constante, com isso, rebatendo a teoria de que os gases do efeito do efeito (principalmente o CO2) estariam provocando um aquecimento global.

Sendo que nesses estudos, foram feitas medições de temperatura em varias partes do mundo, onde se constatou que a temperatura dos oceanos vem diminuindo, e que a temperatura da terra está praticamente constante com apenas pequenas variações, com isso, parte desses cientistas chegaram a conclusão que verdadeiramente poderia estar acontecendo um resfriamento global ao invés de um aquecimento global.

A entrevista com o professor luiz carlos molion, que é contra a teoria do aquecimento global



A entrevista com o professor ricardo FELÍCIO,que é contra a teoria do aquecimento global


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : curiosidade, meio-ambiente
0 Comentários de "Aquecimento Global – Verdade ou Mentira?"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top