O oxigênio é um gás incolor, inodoro, ligeiramente solúvel em água (1 litro de água dissolve 48,9 mL de oxigênio gasoso a 1 atm de pressão). Congela-se a – 183 °C dando um líquido azul claro, solidifica-se a uma temperatura de - 218,4 °C.
 |
Oxigênio em estado liquido |
É comburente, forte oxidante, capaz de reavivar uma chama de um palito em brasa ou de uma palha de aço. O oxigênio forma compostos com todos os elementos da natureza, exceto os gases nobres, dando origem aos compostos conhecidos com óxidos.
É o elemento mais abundante da crosta terrestre. Constitui 89 % massa da água, 23 % molar do ar (21 % v) e aproximadamente 50 % dos minerais comuns.
Um pouco sobre a História da descoberta do Oxigênio
Descoberto independentemente por Carl Wilhelm Scheele e Joseph Priestley .O oxigênio foi primeiramente descoberto pelo sueco Scheele em 1772, que o obteve a partir do aquecimento de compostos como: KNO3, Mg(NO3)2, HgO e uma mistura de H3AsO4 e MnO2,denominando o de ar vitríolo.
 |
Retrato de Carl Wilhelm Scheele |
Posteriormente em 1774, o inglês Joseph Priestley obteve o oxigênio através do aquecimento de óxido vermelho de mercúrio colocado no topo do mercúrio contido num cilindro, segundo a reação:
$2HgO\to 2Hg+{{O}_{2}}$
Mas só foi denominado oxigênio em 1778 por Antoine Laurent de Lavoisier, que após seus estudos sobre esse gás concluiu que ele era uma substancia simples, que estava presente em todos os ácidos (o que depois se comprovou ser uma conclusão errada, mesmo assim o nome permaneceu). Mas na época, esse estudo o ajudou a derrubar toda a Teoria do Flogisto e a criar a química moderna.
 |
Retrato de Joseph Priestley |
Aplicações do oxigênio
- Na medicina, o oxigênio é usado na produção de ar enriquecido de O2 para uso médico.
- Em indústrias metalúrgicas, o oxigênio é usado como comburente de maçaricos para soldagem e corte de materiais de ferro e aço.
- Na indústria Química, o oxigênio é usado para o preparo de uma gama variada de compostos de interesse, como o peróxido de hidrogênio, o cloro (por oxidação do HCL), o óxido de etileno, o ozônio, etc.