-->

Petróleo: História, Teoria de formação e Extração

O petróleo é um líquido oleoso rico em hidrocarbonetos, cuja cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar (cor laranja-amarelo). Ele pode ser encontrado no subsolo, em profundidades variáveis (podendo haver acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre, quanto a mais de 3 mil metros de profundidade) .
ex presidente lula amostras petroleo
Ex Presidente Lula com amostras de petróleo

Um pouco da história do petróleo


O petróleo e seus derivados vêm sendo utilizados desde 5.000 anos a. C. pelas antigas civilizações, sendo batizado por vários nomes: nafta da Pérsia, óleo de são Quirino, betume, entre outros.

Os povos mais antigos da Mesopotâmia, Egito, Pérsia e Judeia dominavam o uso do petróleo que já era conhecido por aflorar na região do Oriente Médio.

Onde usavam o petróleo para calafetar construções, embalsamar corpos, impermeabilizar construção e palácios, construir embarcações, como lubrificante e como combustível para aplicações diversas. Alguns povos usavam o petróleo até para fins medicinais.

Hoje em dia, o petróleo responde por quase a metade de toda a energia gerada no mundo. Sem ele, as usinas termoelétricas parariam de funcionar, deixando cidades às escuras. Veículos terrestres, navios e aviões ficariam parados, indústrias não produziriam nada e os habitantes dos países frios congelariam no inverno, sem o combustível da calefação doméstica.

Teoria de formação do petróleo


Sua teoria de formação mais aceita sobre a origem do petróleo, diz que o petróleo é o produto de uma decomposição lenta de restos de matéria orgânica (animais marinhos, vegetação unicelular, algas e etc.), que foram soterrados a milhares de anos, sofrendo nesse período a ação das bactérias, do calor e da pressão.

Na medida em que esses restos sofreram decomposição nessas condições, produziram o petróleo e uma mistura gasosa, que ao decorrer do tempo, foram expulsos da rocha porosa em que foram produzidos, devido a forte pressão exercida sobre o petróleo e a mistura gasosa.

Como essa formação ocorre em profundidades próximas a 3000 metros, não existindo grandes espaços vazios para a movimentação, o petróleo e a mistura gasosa acabaram escoando pelos poros e pelas fissuras microscópicas da rocha.

Sendo menos denso do que a rocha e a água, o petróleo e a mistura gasosa poderiam ter se elevado à superfície ou se movimentado lateralmente em pontos de menor pressão até ficarem presos sob uma rocha impermeável, que tem abaixo uma camada de rocha extremamente porosa, que funcionaria como uma esponja encharcando se de petróleo e gás.

reservatorio tipico petroleo
Reservatório típico de petróleo e gás

Extração do petróleo


O processo de extração de petróleo varia muito, de acordo com a profundidade e o meio em que o óleo se encontra. Pois, dependendo do meio e da profundidade, o processo de extração acaba sendo diferente.

Extração em Terra


Em terra, o petróleo é encontrado acima de água salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos, como o cavalo de pau, para bombear o petróleo para a superfície.

cavalo de pau petroleo
Cavalo de pau é um equipamento utilizado para extração do petróleo no subsolo
Se o petróleo for muito denso, um segundo poço é cavado, onde é injetado vapor de água sob pressão, que ajuda a reduzir a viscosidade do petróleo, facilitando a extração.

Extração de petróleo no fundo do mar

No mar, essa extração do petróleo é mais difícil, sendo feita com a utilização de equipamentos especiais de perfuração e extração por meio de bombas em plataformas e navios-sonda. Há vários tipos de plataformas que podem ser usadas para exploração de petróleo em alto-mar, dependendo da profundidade em que se encontra o poço.

principais tipos de plataforma
Principais Tipos de plataforma
Após a extração, o petróleo extraído passa pelos processos de decantação e filtração, para a remoção das impurezas (como por exemplo, areia, água salgada e argila).

Decantação


A decantação é utilizada para separar a água do petróleo, através da diferença de densidade. Como o petróleo é menos denso que a água, com o tempo a água tende a ficar na parte inferior do tanque, e o petróleo na parte superior do tanque, separando-se.

copo agua oleo
O mesmo fenômeno acontece quando deixamos água e óleo em repouso

Filtração


A filtração é utilizada para a separação de impurezas solidas do petróleo, como por exemplo, areia e argila. Após esse processo, é obtido um petróleo cru que é enviado para o refino, onde se faz a separação dos compostos presentes no petróleo.

refinaria phillips-petroleum-company
Refinaria da Phillips Petroleum Company

Produtos derivados do petróleo


Os produtos derivados do petróleo incluem combustíveis como gasolina, diesel, óleo combustível e querosene; asfalto; lubrificantes, como óleo para motores; plásticos; solventes; e derivados de petroquímica. Os combustíveis derivados do petróleo são os principais produtos de petróleo e são utilizados como combustível para veículos, aviões e navios, bem como para gerar eletricidade.

Os produtos químicos derivados do petróleo incluem fertilizantes, material plástico, detergentes, pesticidas e muitos outros produtos químicos usados no dia a dia.

Petróleo que o Brasil produz e qual petróleo predomina em seu território


O Brasil produz petróleo de baixo teor em carbono, conhecido como petróleo leve. O petróleo leve predomina na região do pré-sal brasileiro, responsável por grande parte da produção nacional. Além disso, o Brasil também produz petróleo pesado, da região da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
pre-sal petroleo petrobras

Qual é o Melhor petróleo do mundo?


O petróleo mais valorizado no mundo é o petróleo do Mar do Norte (Brent). Ele é considerado de alta qualidade devido ao seu baixo teor de enxofre e a sua alta viscosidade, o que torna o seu refinamento mais fácil. O petróleo do Mar do Norte é usado como referência para a maioria dos contratos de petróleo do mundo.

melhor petroleo bruto do mundo
Um funcionário segurando uma amostra de petróleo bruto no campo petrolífero de Yarakta, de propriedade da Irkutsk Oil Co, na região de Irkutsk, Rússia, em 11 de março de 2019. Reuters/Vasily Fedosenko/Foto de Arquivo

Se o petróleo brasileiro acabar a Petrobras pode quebrar?

 
A Petrobras não necessariamente vai quebrar se o petróleo brasileiro acabar. A Petrobras é uma empresa de petróleo e gás que opera em todo o mundo, não apenas no Brasil. Ela tem acesso a fontes de petróleo de outros países e também pode explorar outros fontes de energia, como fontes renováveis, para gerar receita.

Além disso, a Petrobras é uma empresa bem diversificada, com atividades em áreas como transporte marítimo, petroquímica, refino, comercialização e produção de energia elétrica. Por isso, mesmo que o petróleo brasileiro acabe, a empresa pode se manter operando.
 

Exploração do Petróleo e sua relação com Créditos de Carbono e ESG

 
A exploração de petróleo é uma atividade que vem gerando controvérsias há muito tempo. Por um lado, é uma importante fonte de energia e recursos para a economia mundial, mas por outro, ela tem sido responsável por desastres ambientais e mudanças climáticas preocupantes que tem provocado o aquecimento global.
 
No entanto, com a crescente conscientização sobre o meio ambiente, os investidores e as empresas de petróleo têm buscado formas de tornar a exploração de petróleo mais responsável. Uma das principais ferramentas para isso são os créditos de carbono.
 
Os créditos de carbono são uma forma de incentivar as empresas a reduzirem suas emissões de carbono, permitindo que elas sejam compensadas pelo carbono que não foi emitido. Estes créditos são negociados em mercados especializados e podem ser usados para reduzir as emissões de carbono de uma empresa ou para financiar projetos que reduzem as emissões.
 
Além dos créditos de carbono, as empresas de petróleo também estão trabalhando para melhorar suas práticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). Esta abordagem envolve a adoção de práticas responsáveis para proteger o meio ambiente, melhorar as condições laborais e garantir que as empresas sejam responsáveis ​​perante seus acionistas e a sociedade.
 
A exploração de petróleo pode não ser a melhor maneira de gerar energia para o mundo. No entanto, com o uso de ferramentas como créditos de carbono e ESG, é possível tornar a exploração de petróleo mais responsável e sustentável.
 

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

8 Comentários de "Petróleo: História, Teoria de formação e Extração"

Anônimo
7 de novembro de 2018 às 15:44

Olá Pedro, você sabe qual é a viscosidade do petróleo?

7 de novembro de 2018 às 20:34

Olá anônimo

O Petróleo é uma mistura de varias substâncias oleosa, logo a viscosidade do petróleo varia muito de um lugar para outro. Para determinar a viscosidade do petróleo, você vai tem que usar um viscosímetro para medir a viscosidade.

Anônimo
23 de abril de 2021 às 22:02

Porque o petróleo não é renovável?

24 de abril de 2021 às 10:28

Olá anônimo

O petróleo, carvão mineral e gás natural não são considerados renováveis pois demoram muito tempo para serem formados na natureza, sendo isso algo que já foi abordado um pouco no artigo acima. Além disso, a maioria dos cientistas acreditam que demorou um pouco mais de 300 milhões de anos, para ocorrer a formação dos bolsões de petróleo que conhecemos hoje.

Anônimo
24 de abril de 2021 às 12:15

Eu e minhas amigas estamos com uma duvida, porque o petróleo flutua sobre a água do mar quando ocorre vazamento nas plataformas petrolíferas?

24 de abril de 2021 às 14:24

Olá meninas

Primeiramente, lembre-se que a água e o óleo não se misturam, logo como o petróleo é uma mistura de substâncias oleosas que geralmente costuma ser menos densa do que a água; o mesmo acaba flutuando e criando uma camada na superfície da água.

Anônimo
9 de março de 2023 às 12:39

O petróleo é uma commodity?

9 de março de 2023 às 20:02

Olá anônimo

Sim, o petróleo é considerado uma commodity. Uma commodity é um bem ou serviço que é produzido e usado em todo o mundo. O petróleo é um produto de alta demanda que é usado em todo o mundo para fins de transporte, produção de energia, fabricação de plásticos e outros produtos químicos. Por essas razões, o petróleo é considerado uma commodity.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top