A leucina (L-leucina) é um aminoácido que foi descoberto por Joseph Louis Proust em 1819, quando ele a isolou em sua forma bruta a partir dos subprodutos do queijo. Sendo que posteriormente, Henri Braconnot a obteve em estado cristalino a partir dos produtos da hidrolise das proteínas do músculo e da lã, e a chamo de leucina.
No entanto, quem descobriu a sua estrutura química foi Ernst Schulze e Arthur Likiernik, em 1891. Já o primeiro a sintetizar a leucina foi Adolph Strecker em 1855.
![]() |
Estrutura química leucina |
Síntese de Obtenção da Leucina
A leucina pode ser obtida através da hidrolise da caseína ou da hemoglobina com ácido sulfúrico. Onde os íons de sulfato se separam com hidróxido de bário enquanto a mistura está quente. O filtrado se descolora em carvão ativado, e se deixa esfriar. Se depositando a tirosina, que se separa por filtração.
O filtrado é concentrado a vácuo, e acidificado com ácido clorídrico, e aquecido. Para precipitar a leucina, se acrescenta o 2-bromotolueno-5-sulfonato de sódio.
Depois se recolhe o precipitado, e trata ele com cloreto de bário, e assim se recupera a leucina do filtrado, e se recristaliza ela dissolvendo-a em água quente e amônio. A amônia é eliminada por evaporação. Assim se obtém a leucina em seu estado puro
Função da Leucina e o seu Uso por Atletas
A L-leucina é um aminoácido essencial, isso significa que não pode ser produzida pelo organismo e deve ser adquirida através de alimentos ou suplementos alimentares. A leucina é classificada como um aminoácido de cadeia ramificada (em inglês: Branched-Chain Amino Acid, BCAA), sendo o nome BCAA muito popular nas academias de musculação.
Esse aminoácido equivale a cerca de 8% da contagem total de aminoácidos nas estruturas de proteínas do seu corpo e é o quarto aminoácido mais concentrado no tecido muscular esquelético.
A L-leucina tem a função estimula a síntese de proteínas musculares e pode ser o principal combustível envolvido nas reações anabólicas (construção de tecidos). Isso a torna especialmente importantes para fisiculturistas e outros atletas em esportes que exigem força explosiva.
Os aminoácidos de cadeia ramificada como valina, leucina e isoleucina melhoram a síntese de proteínas nas células hepáticas e musculares e ajudam a promover a recuperação muscular após o exercício. Eles contribuem para a produção de energia no corpo por serem oxidados nas mitocôndrias da célula.
Além disso, esses aminoácidos de cadeia ramificada são usados por Body Builder e atletas para produzir um efeito anabólico e auxiliar no reparo de micro-lágrimas no tecido muscular, que é o resultado normal de um exercício.
Acredita-se que a leucina seja o aminoácido de cadeia ramificada mais eficaz para impedir a queima de reservas musculares no corpo durante os treinos intensos, pois é convertida em glicose mais rapidamente do que a isoleucina e a valina.
Alimentos Ricos em Leucina
Os alimentos ricos em leucina incluem frango, carne, porco, peixe (atum), tofu, feijão, leite, queijo, sementes de abóbora e ovos. A ingestão diária recomendada de leucina é algo entorno de 39 mg por quilograma de peso corporal, mas isso varia bastante se a pessoa for sedentária ou esportista, pois o consumo de leucina por um atleta é maior.
A deficiência desse nutriente é bem rara, pois os alimentos proteicos contêm esse aminoácido. No entanto, os veganos e vegetarianos sem fontes adequadas de proteínas podem sofrer de uma deficiência desse aminoácido. Os sintomas são bem-parecidos com os de uma hipoglicemia, e podem incluir tonturas, fadiga, dores de cabeça, irritabilidade, etc.
Referências
- Enciclopédia Química – Clark-Hawley-Harmor- Omega- Barcelona-Espanha-1961.
- Microbiologia 10º edição – Tortora-Funke-Case- Aritmed- São Paulo- Brasil- 2012.
- https://www.nutrabio.com/Products/leucine.htm (acessado em 13/04/2020 as 12:44)
- https://www.myfooddata.com/articles/high-leucine-foods.php (acessado em 13/04/2020 as 12:52)
- Dihydric Alcohols, Their Oxidation Products and Derivatives: A Modern Comprehensive Treatise, S. Coffey, Elsevier, 2016.
Sobre o autor

Marcadores :
aminoacidos
0 Comentários de "O que é Leucina? – Função e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)