-->

Gás da morte – Ácido Cianídrico

Descoberto pelo cientista sueco Carl Wilhelm Scheele em 1782, o ácido cianídrico (também conhecido como ácido prússico ou cianureto de hidrogênio ou ainda de Formonitrilo ) foi obtido pela primeira vez a partir do azul da Prússia (que é um pigmento usado para tingir tecidos), e o denominou de ácido prússico. Sendo que em 1815, o químico francês Louis Joseph Gay Lussac conseguiu obter o ácido em sua forma pura, e o denominou de ácido cianídrico.

azul da prussia
O azul da Prússia é um pigmento azul escuro, que é utilizado em pinturas, tingimento de tecidos e no processo de impressão fotográfica de plantas (Blueprint)
O ácido cianídrico é um ácido fraco que é representado pela formula química HCN, podendo ser encontrado naturalmente tanto no estado liquido quanto no gasoso. Sendo um liquido altamente volátil (com ponto de ebulição de 26° C), incolor, inflamável e extremamente venenoso. Esse ácido possui odor semelhante ao de amêndoas amargas e, é solúvel em água, alcoóis e éteres.

retrato de carl wilhelm scheele
Retrato de Carl Wilhelm Scheele

Toxicidade do ácido cianídrico


O ácido cianídrico é altamente toxico, pois o ácido na corrente sanguínea inibe os processos oxidativos celulares, estabelecendo ligações extremamente estáveis com o ferro da hemoglobina, formando o íon hexacianoferrato (II) ou (III), que impede o transporte de oxigênio e gás carbônico para as células, além de desativar as oxidases (enzimas de oxidação), tornando ineficaz a cadeia de transporte de elétrons, que leva o intoxicado a uma asfixia interna, provocando sentimentos de medo, tonturas e vômitos.

Um ser humano adulto consegue suportar cerca de 50 a 60 partes de cianeto de hidrogênio por milhão de partes de ar para uma hora sem consequências graves, mas a exposição a concentrações de 200 a 500 partes por milhão de ar durante 30 minutos é geralmente fatal.

O ácido cianídrico quando disperso em locais fechados com pouca ventilação, se adere facilmente a tudo que for úmido, mantendo seu efeito tóxico no local durante vários dias. Sendo que devido a sua toxicidade, o ácido cianídrico foi usado na primeira guerra mundial como arma química por ambos os lados e, nas câmaras de gás pelo nazistas na segunda guerra mundial, e devido a esse uso dos nazistas ,o gás cianídrico também ficou conhecido como "gás da morte"

Um grupo de homens judeus aguardando a morte em uma camara de gas no campo de extermínio de chelmno na Polonia ocupada
Um grupo de homens judeus aguardando a morte em uma câmara de gás no campo de extermínio de Chelmno na Polônia ocupada.

Zyklon B e os Nazistas


O Zyklon B (que em alemão significa ciclone B) era um pesticida que foi inventado nos anos 20 na Alemanha. Esse pesticida era composto basicamente de cerca de 98-99% de ácido cianídrico. O Zyklon B ficou famoso por sua utilização pela Alemanha nazista durante o Holocausto para matar milhares de pessoas em câmaras de gás instaladas em Auschwitz-Birkenau, Majdanek, e em outros campos de extermínio .
embalagem de zyklon B
Embalagem de Zyklon B

Sendo que antes da segunda guerra mundial, o Zyklon B era utilizado para a desinfecção e desinfestação em navios, edifícios e máquinas. Nos campos de concentração, o Zyklon b foi usado inicialmente para o controle de pragas até o verão de 1941. No final de agosto de 1941, os nazistas fizeram seu primeiro experimento usando o Zyklon B em uma câmara de gás em Auschwitz, onde mataram um grupo de soldados russos.

Os granulos de zyklon B tinham tamanho de ervilhas finas e evaporavam facilmente com calor
Os grânulos de zyklon B tinham tamanho de ervilhas finas e evaporavam facilmente com calor
Após esse experimento, os nazistas começaram a usar o Zyklon B nas câmaras de gás em virtude da sua volatilidade e baixo custo. Sendo que com o tempo, eles aprimoraram o método para não desesperar as vítimas, manipulando quimicamente o gás cianídrico, para não emitir odor de amêndoas amargas nas câmaras de gás.

Arranhoes na parede da camara de gas de auschwitz
Arranhões na parede da câmara de gás de Auschwitz.

Síntese do ácido cianídrico


O ácido cianídrico pode ser isolado em pequenas quantidades a partir de plantas em que ocorre em combinação com açúcares. Sendo que o ácido cianídrico pode ser obtido em grandes quantidades através de sínteses, sendo os 3 principais métodos de obtenção:

  • O tratamento de cianeto de sódio com ácido sulfúrico;
  • A oxidação catalítica de uma mistura de metano-amônia; 
  • A decomposição de formamida (HCONH2).

Usos do ácido cianídrico


O ácido cianídrico pode ser usado em diversos processos químicos, incluindo tratamento de metais, preparação de acrilonitrilo (que é usado na produção de fibras acrílicas, borracha sintética, e plástica), extração de minérios, fabricação de corantes, fabricação de pesticidas, processos de eletrolise e no tratamento do aço. Também podendo ser usado como solvente, mas não é muito utilizado por ser tóxico.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

15 Comentários de "Gás da morte – Ácido Cianídrico "

26 de outubro de 2015 às 15:19

Olá. Sou estudante de Artes Plásticas na Belas Artes de Curitiba, e como parte das tarefas da matéria de pintura temos que produzir nossas próprias tintas. Comprei um pigmento chamado "TEX", produzido pela 'Blue Chemical do Brasil', cuja composição é "óxido de ferro sintético, ftalocianina, aditivos e dispersantes". Não é indicada a quantidade de cada elemento, mas embora creia que o óxido de ferro seja seguro, sei que a ftalocianina pode expelir o gás cianeto.
Gostaria de saber quão seguro é manipular este material. Para isso, preciso saber em que circunstâncias a ftalocianina pode expelir o cianeto, e qual a dose fatal - ou melhor: a partir que qual quantidade de ftalocianina se produz a quantidade tóxica de cianeto com que devo me preocupar.
Por enquanto eu estou somente observando o meu gato. Se ele passar mal, vou para o hospital!
É curioso que este tipo de informação não seja amplamente divulgada; o produto que eu adquiri é voltado para uso em construção civil, para pigmentação de paredes e pisos direto na massa; não creio que nosso peões e mestres de obras tenham o conhecimento necessário de química para conhecer estes dados.

26 de outubro de 2015 às 20:48

Olá Atauã

É bem difícil ocorrer a formação de cianeto assim, pois precisa de bastante calor pra quebra a molécula da ftalocianina, para poder ocorrer a geração de HCN. Mas toma cuidado ao manusear isso ae , e não deixa o gato come, porque a ftalocianina é um pouco toxica.

Um abraço

8 de fevereiro de 2016 às 18:55

Parabéns, artigo bem esclarecedor.

Anônimo
27 de abril de 2016 às 19:03

Boa noite sou protetica dentaria e uso mto isso para a confeccao de dentaduras. Nunca usei mascaras e nem luvas e trabalhei gestante usando isso mais de 8 hs por dia. Sofro de crise de panico e sensacoes de sufocamento. Pode ser devido a esse produto??? Pois alem de acido a resina liquida possui em sua composiçao alem do acido, o alcool metilico.

28 de abril de 2016 às 11:21

Olá Anônimo

Pelos sintomas, eu acredito que você esteja sofrendo de transtorno de ansiedade, mas como eu não sou médico. Eu recomendo que você procure um médico do trabalho, pois ele ira sabe fechar o quadro clinico.

Um forte abraço

7 de setembro de 2017 às 04:37

Bom dia Pedro, um fato muito intrigante aconteceu ao fazer o meu tempero com alho e sal. Depois de misturados estes dois ingredientes, a massa formada ficou azul esverdeado, numa tonalidade bem forte. Nesta ocasião faltou-me o sal refinado e usei um sal grosso que continha Ferrocianeto de sódio, será que esta é a causa da cor azul? É o mesmo acido cianídrico? Agradeço muito se tiver possibilidade de me informar.

7 de setembro de 2017 às 13:55

Olá Regina

O Ferrocianeto de sódio não é azul, ele é amarelo e tem uma toxicidade baixa; porém não é bom abusar dele. Eu acho que ele não é a causa da cor azul, mas sim alguma espécie de fungo; pois o cheiro de amêndoa amarga não foi relatado. Eu não consumiria esse pão se fosse você, pois pode ter ávido contaminação em algum ingrediente.

Espero ter te ajudado

Um abraço

Anônimo
8 de setembro de 2017 às 14:25

olá, boa tarde!

como o HCN é transportado?

9 de setembro de 2017 às 12:43

Olá Anônimo

O gás HCN pode ser transportado em um cilindro de gás.

Um abraço

2 de agosto de 2019 às 05:30

Oi as colas instantâneas tem esse ácido? E se tiver é perigoso se tiver contato com algum ferimento aberto?

4 de agosto de 2019 às 15:07

Olá Anônimo

Como você já deve ter visto nas suas pesquisas, essas colas instantâneas contêm o cianoacrilato que oferece alguns riscos a pele quando entra em contato com algum ferimento aberto.

Eu não recomendo o uso disso em ferimentos e, além disso, eu recomendo que você de uma olhada na FISPQ desse composto para poder entender melhor os riscos do cianoacrilato, sendo que essa FISPQ é fácil de ser encontrada no Google :)

20 de agosto de 2020 às 14:03

A essência do narguilé contém esse tipo de gás. O que pode ocasiona no corpo humano??

22 de agosto de 2020 às 21:45

Olá Anônimo

Como o cigarro, a essência do narguilé também contém um pouco de cianeto que é algo bem perigoso para nossa saúde, pois o mesmo atua bloqueando a recepção do oxigênio pelo sangue. Além disso, eu expliquei a toxicidade do cianeto com mais detalhes no artigo sobre o cianureto de potássio, que eu escrevi meses atrás aqui no blog.

Boa leitura :)

30 de dezembro de 2021 às 10:46

Caro Pedro Coelho, como as coisas são contraditórias, comprei outro dia um maço de cigarros e ao lado da embalagem vinha escrito, PERIGO:PRODUTO TÓXICO, logo abaixo, o seguinte texto: GÁS CIANÍDRICO, presente neste produto e também usado em armas químicas, causa vertigem, dor de cabeça, fraqueza e dor de estômago, agora lhe pergunto : POR QUE, um produto tão perigoso para a saúde como neste caso o CIGARRO, pode ser vendido de maneira explícita e aberta, apenas com questionamentos do Ministério da Saúde, não seria o certo proibir a comercialização de um produto que pode levar a morte, como você explicou trata-se de um VENENO utilizado para matar pessoas como foi o caso do HOLOCAUSTO onde milhões de pessoas perderam a sua vida, então vemos uma grande contradição ao meu ver, pois é como o vírus COVID-19 que mata e ninguém tem dúvidas sobre isso não seria o caso de tirar urgente de circulação toda e qualquer marca de cigarros de circulação e proibir também o uso de narguilé....qual a sua opinião, gostaria de saber......Forte abraço......

1 de janeiro de 2022 às 15:32

Olá anônimo

O maior problema do cigarro é a nicotina, pois a quantidade de cianeto presente nesse tipo de droga é bem pequena. Além disso, eu acho que não adiantaria nada proibir o cigarro (ou narguilé), pois boa parte dos fumantes iria comprar cigarro contrabandeado (obs: isso já ocorre bastante aqui no Brasil).

Espero que tenha entendido

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top