-->

Arginina: Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

A arginina é um aminoácido que foi descoberto por Ernst Schulze e Edward Steiger que a isolaram a partir de extratos aquosos de tremoços de altramuz em 1886. O esclarecimento de sua estrutura química foi feito por Sven Gustaf Hedin em 1895, que conseguiu obtê-la em seu estado puro a partir de chifres de animais.

estrutura quimica arginina formula
Estrutura química arginina

Obtenção da arginina


A arginina pode ser obtida satisfatoriamente a partir de produtos da hidrólise ácida de proteínas (tais como pelo, fibrina, gelatina, etc.) por precipitação com ácido flaviónico. O flavionato de arginina se hidrolisa com ácido clorídrico, e o monohidrocloreto de arginina se cristaliza a partir de uma dissolução aquosa de álcool etílico.

A DL-arginina (forma racêmica da arginina) se sintetiza mediante a reação de cianamida com a benzoilornitina, e o produto resultante se trata com ácido clorídrico, para separar o grupo benzoíla. A DL-arginina pura é obtida pela cristalização em álcool etílico.

A Função da Arginina e os Seus Usos e Benefícios


A arginina na sua livre possui é aminoácido que desempenha uma função importante no metabolismo muscular e trabalha para transportar, armazenar e excretar nitrogênio e está envolvida na síntese de DNA. Esse aminoácido também é um precursor de guanidofosfato, fosfoarginina e creatina, três compostos de alta energia encontrados nos músculos.

Devido a isso, o uso da arginina é muito popular entre atletas e fisiculturistas, pois ela é necessária no metabolismo muscular para manter o equilíbrio de nitrogênio e ajudar no controle de peso. O consumo dela facilita bastante no aumento da massa muscular e na redução da gordura corporal.

Os recém-nascidos podem produzir esse aminoácido muito lentamente e, para eles, a arginina deve ser vista como um aminoácido essencial.

Esse aminoácido também é extremamente útil no aprimoramento do sistema imunológico e aumenta o tamanho e a atividade da glândula timo, responsável pela fabricação de linfócitos T, as famosas células T, que auxiliam o sistema imunológico.

Por esse motivo, a arginina pode ser um nutriente importante para pessoas que sofrem de AIDS e outras doenças malignas que suprimem o sistema imunológico.

No pâncreas, a arginina é usada para liberar insulina e, na hipófise, é um componente do hormônio do crescimento humano e é usada em estimulantes sexuais, pois as pessoas relatam orgasmos mais longos e mais intensos quando a ingestão de arginina é aumentada.

A arginina também é importante na saúde do fígado e auxilia na neutralização da amônia no fígado, enquanto também está envolvida na pele e no tecido conjuntivo, tornando-a importante na cura e reparo do tecido, bem como na formação de colágeno e na construção e reparo de ossos e tendões.

A arginina também é encontrada no líquido seminal e a L-arginina é usada no tratamento da saúde sexual masculina e tem sido usada no tratamento da esterilidade.

Alimentos Ricos em Arginina


A arginina não é um aminoácido essencial na alimentação humana, que é que é chamado de aminoácido condicionalmente essencial devido aos seus benefícios. No entanto, ela é essencial para as aves, onde é transformada em ureia e ornitina, sendo que depois a ornitina é convertida em citrulina.

Dentre os alimentos que são ricos em arginina estão: nozes, sementes, carnes, legumes, algas marinhas, chocolate, abobora, aveia, e trigo. Além disso, também tem a salmina, que é rica em protaminas (proteínas de baixo peso molecular), que são bases fortes ricas em arginina (contem aproximadamente 85-86% de arginina), sendo extraídas do esperma do salmão e de outros peixes da família Salmonidae.

A ingestão diária recomendada de arginina é de 2 a 3 gramas três vezes ao dia, sendo que o excesso desse aminoácido pode causar efeitos colaterais, como veremos mais abaixo.

Riscos Causados pelo Excesso de Arginina


Existem algumas evidências que sugerem que altos níveis de arginina podem piorar os sintomas do herpes levando a surtos ou aparecimento de mais bolhas pequenas nos lábios. Isso ocorre pois o vírus da herpes precisa de arginina para se multiplicar.
herpes labial arginina excesso


Além disso, a absorção de muita arginina pode causar indiretamente feridas ao interromper o equilíbrio de arginina com um outro aminoácido, a lisina.

A lisina é um aminoácido que pode ser usado para tratar e prevenir a herpes labial e compartilha um caminho de absorção com a arginina, sendo que se houver mais arginina no corpo do que lisina, logo o corpo não vai ser capaz de absorver lisina o suficiente.

Pessoas com cirrose hepática ou pressão arterial baixa devem evitar tomar suplementos de arginina. Além disso, estes suplementos também não são adequados para quem teve recentemente um ataque cardíaco.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : aminoacidos
0 Comentários de "Arginina: Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top