Arginina - Aminoácido

Em 1886, Ernst Schulze e Edward Steiger isolaram a arginina a partir de extratos aquosos de tremoços de altramuz, e o esclarecimento de sua estrutura química foi feito por Hedin em 1895, que a conseguiu obtê la em estado puro. 

A salmina ( uma protamina ) contem aproximadamente 85-86% de arginina. Devido a isso, ela é a melhor fonte de obtenção deste aminoácido

estrutura quimica arginina
Estrutura química arginina

Obtenção da arginina


A arginina pode ser obtida satisfatoriamente a partir de produtos da hidrólise ácida de proteínas (tais como a do pelo, a fibrina, a gelatina, etc) por precipitação com ácido flaviónico. O flavionato de arginina se hidrolisa com ácido clorídrico, e o monohidrocloreto de arginina se cristaliza a partir de uma dissolução aquosa de álcool etílico.

A DL-arginina (forma racêmica da arginina) se sintetiza mediante a reação de cianamida com a benzoilornitina, e o produto resultante se trata com ácido clorídrico, para separar o grupo benzoíla. A DL-arginina pura é obtida pela cristalização em álcool etílico.

Arginina na alimentação


A arginina não é um aminoácido essencial na alimentação humana. Porem é essencial para as aves, onde é transformada em ureia e ornitina. Sendo que depois a ornitina é convertida em citrulina.

Referências

  • Enciclopédia Química – Clark-Hawley-Harmor- Omega- Barcelona-Espanha-1961.
  • Microbiologia 10º edição – Tortora-Funke-Case- Aritmed- São Paulo- Brasil- 2012.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : aminoacidos
0 Comentários de "Arginina - Aminoácido"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top