-->

Biografia de Blaise Pascal: Obras, Invenções, e Ideias

O nascimento de Blaise Pascal foi na data de 19/06/1623 na França. Ele veio de uma família aristocrática, pois seu pai Etienne Pascal era magistrado e era membro da nobreza de manto, ou seja, um nobre associado ao judiciário francês. Na capital francesa, Etienne Pascal dedicou seu tempo à pesquisa científica, mas também à educação de seus três filhos, especialmente seu filho, Blaise Pascal.

Retrato Biografia Blaise Pascal: Obras, Invenções, e Ideias
Retrato de Blaise Pascal

Quando iniciou seus estudos, Blaise Pascal mostrou grande habilidade em ciências e matemática, nas quais a maior parte de seu trabalho foi feito. O artigo é tão relevante que a ideia nele desenvolvida é conhecida como Teorema de Pascal. O título desse artigo era Essay pour les coniques.

Antes da publicação desta obra, Pascal foi orientado por alguns dos melhores geômetras franceses, pois desde os 14 anos se reunia semanalmente com Gilles de Roberval, grande estudioso desta região da França no século XVII.

A partir de 1642, Pascal dedicou-se a construir uma máquina que pudesse ajudar nos cálculos de seu pai. Então Pascal criou a calculadora mecânica. Esta calculadora era mecânica e foi desenvolvida quando Pascal ainda não tinha 20 anos. Blaise Pascal provavelmente construiu cerca de 40 dessas calculadoras.

Essa calculadora mecânica é considerada uma precursora das calculadoras modernas. A Pascaline era uma máquina com engrenagens que permitia realizar operações matemáticas básicas, como adição e subtração, de forma mais rápida e precisa do que os cálculos manuais. Embora tenha sido uma inovação significativa na época, a Pascaline não teve uma adoção em larga escala, mas sua criação contribuiu para o desenvolvimento posterior de calculadoras e computadores.

pascaline calculadora mecanica de pascal
Pascaline

Ao longo de sua vida, Blaise Pascal fez outras contribuições muito importantes para os campos da matemática e da física: além de definir a pressão atmosférica, também definiu o que é vácuo; pesquisa avançada que permitiu o avanço da região provável; estudou mecânica dos fluidos e formulou o princípio de Pascal.

O que chama a atenção na vida pessoal de Pascal é o fato de ele ter se convertido ao jansenismo, uma doutrina cristã que se originou na Igreja Católica e tinha visões morais muito mais rígidas do que as defendidas pela Santa Sé. Uma de suas irmãs, Jacqueline, também se converteu ao jansenismo. Ela decidiu se tornar uma freira jansenista, para desgosto de seu irmão, que gostava muito dela.

Em 1654, depois de uma experiência espiritual mais intensa, continuou a seguir com mais rigor a sua piedade.

Em 1659, com a saúde defasada, Pascal escreveu não escreveu muito a respeito, mas conseguiu Compor uma “Oração pela Conversão”, despertando a admiração e interesse tanto do inglês Charles quanto de John Wesley, que eram fundadores da Igreja Metodista na época. Blaise Pascal continuou a fazer importantes pesquisas em filosofia e filosofia da matemática. Ele também ficou melancólico quando sua irmã morreu em 1661 e sua saúde declinou rapidamente. A partir da década de 1650 passou a dedicar parte de seu tempo aos estudos teológicos.

Blaise Pascal ainda realizou importantes pesquisas nos campos da filosofia e da filosofia matemática nos últimos anos de sua vida. O estilo de vida ascético que ele levou como jansenista teve um efeito profundo em sua saúde, até porque ele recusou tratamento médico quando estava doente. Após a morte de sua irmã em 1661, ele também ficou melancólico e sua saúde se deteriorou rapidamente. Em 19 de agosto de 1662, ele morreu, acredita-se que sofria de graves problemas estomacais, além de possivelmente sofrer de tuberculose e dores de cabeça extremamente fortes.

Lado cientista de Pascal


A máquina de Pascal foi projetada para ajudá-lo em seu trabalho, pois ele era cobrador de impostos do rei francês em Rouen. Pascal então criou a calculadora mecânica. O computador era mecânico e foi desenvolvido quando Pascal tinha menos de 20 anos. Ele queria desenvolver uma máquina que pudesse fazer todos os quatro, mas só podia projetar uma calculadora que pudesse somar e subtrair. Esta calculadora é chamada de Pascalina.

Blaise-Pascal-experimentos-torre-barômetro de mercúrio-Paris-1878
Blaise Pascal testando as teorias de Galileu e Evangelista Torricelli (um físico italiano que descobriu o princípio do barômetro).

Apesar desse feito de inovação, a pascalina não foi totalmente bem-sucedida, pois era muito complicada de operar e cara, o que significava que apenas um grupo muito limitado de pessoas conseguia comprá-la. Acredita-se que Blaise Pascal tenha feito cerca de 40 dessas calculadoras. Durante sua vida, Blaise Pascal fez outras contribuições muito importantes em matemática e física. Dentre eles, os mais destacados são: experimentos de pressão atmosférica, que lhe permitiram calcular
  • Definiu tanto o que era vácuo quanto a Pressão atmosférica;
  • Participou e movimentou progressos na área de probabilidade;
  • Formulou o princípio de pascal para mecânica de fluidos;

Contribuições para a matemática


Pascal viveu para a matemática e à física, o que o tornou mais notório nessas áreas do conhecimento do que na filosofia. O estudo da geometria do filósofo e matemático francês O progresso é parcialmente responsável. A nova compreensão da geometria do antigo matemático Euclides. Estudante de geometria e álgebra, Pascal provou ser um renomado estudante de filosofia matemática e metodologia matemática.
 
Ele distingue alguns conceitos que são caros para entender logicamente no mundo de hoje, como conceitos de definição e conceitos formais, em oposição aos conceitos formais de Aristóteles. Pascal também desenvolveu o triângulo de Pascal e contribuiu para o cálculo do filósofo e matemático racionalista Gottfried Wilhelm Leibniz. Também podemos atribuir o desenvolvimento da teoria das probabilidades aos pensadores.

Triângulo de Pascal


Pascal deu uma grande contribuição ao estudo da matemática, especialmente o desenvolvimento da geometria, que se baseava nas ideias de Euclides de Alexandria, um dos mais importantes matemáticos gregos e considerado o "pai da geometria". Foi assim que Pascal formulou o famoso "Teorema de Pascal" e publicou em 1640 seu tratado "Essay pour les coniques" (o tratado das seções cônicas) sobre suas proposições matemáticas e físicas.

Princípio de Pascal

No campo da física, Pascal desenvolveu uma teoria chamada Princípio de Pascal, expressa na seguinte afirmação: "O aumento de pressão criado no líquido de equilíbrio é transmitido como um todo para todos os pontos do líquido."

Em homenagem às suas contribuições para o campo da física, a unidade padrão de pressão e tensão no Sistema Internacional de Unidades (SI) é chamada de Pascal (símbolo: Pa).

Reflexões filosóficas de Blaise Pascal


Pascal revestiu suas reflexões filosóficas com um estilo elegante, conciso e conciso, tornando-se o primeiro grande prosador da literatura francesa. Em uma linguagem profundamente sintonizada com seu modo único de pensar o mundo, ele transmitia no verdadeiro sentido da palavra o conflito entre lógica pura e angústia existencial, o confronto entre ciência e metafísica, e a luta entre espírito e angústia existencial.

Fascinado pelos mistérios da "condição humana", tratou este aspecto com a maior clareza para lhe dar um significado definitivo na filosofia moderna. O trabalho de Pascal como teólogo e escritor foi muito mais influente do que sua contribuição para a ciência. Está presente nos românticos do século XVIII, nas reflexões de Nietzsche e nos modernistas católicos, que encontraram nele um precursor do pragmatismo.

Leis de Pascal


Entende-se que este princípio na verdade é uma lei, cuja mesma tem como afirmação que a pressão ao estar aplicada a um fluido estando em equilíbrio, distribui-se igualmente para todos os pontos.

Sendo na sua Fórmula:

  • F1 e F2 = forças aplicadas ao recipiente
  • A1 e A2 = áreas do recipiente
prensa Hidraulica lei principio de pascal


À exemplo, deste princípio:

É possível notá-lo quando se assoprar determinado cano continuadamente, dentro de uma garrafa estando fechada, também com 2 tubos, ambos abertos e diâmetros iguais, conectando todo fluido no interior com o meio exterior.

Assim, bombeando-se mais ar para dentro de tal garrafa, a pressão no seu inteiro fica ainda maior. Como consequência, maior será toda coluna de líquido formada nos tubos.

Por estarem todos sob a mesma pressão, o líquido do interior dos 2 tubos acabará alcançando a mesma altura, de forma que independe a direção e profundidade em que a extremidade (inferior) se encontrar.

Prensa Hidráulica


Observando a imagem da máquina hidráulica, podemos pensar que a força F1 é exercida sobre o pistão do lado direito (área A1), resultando em uma pressão P1. Conforme afirma o princípio de Pascal, a pressão será transmitida pelo líquido como um todo, então uma pressão P2 é gerada no lado esquerdo do pistão, que é equivalente a P1. Em outras palavras, P1=P2

Se considerarmos F1 = 50 N e a área do pistão esquerdo for dez vezes a do direito (A2 = 10A1), obteremos uma força F2 de 500 N.

Dessa forma, podemos dizer que, por meio desse dispositivo, a potência não é apenas transmitida, mas amplificada. Esses princípios são a base para muitas aplicações em nossas vidas diárias. O princípio de Pascal é fundamental para o funcionamento de prensas hidráulicas, não viola a conservação de energia porque a distância total deslocada diminui para compensar o aumento da força. Ou seja, quando o pistão menor (direita) se move para baixo, o pistão maior (esquerda) move apenas uma fração dessa quantidade. Portanto, a força de entrada vezes a distância que o pistão menor se move é igual à força de saída vezes a distância que o pistão maior se move.

Impactos produzidos pelo trabalho de Blaise Pascal


Blaise Pascal foi um matemático, físico e filósofo francês que é considerado um dos fundadores da teoria das probabilidades, da hidrostática e da geometria projetiva. Ele também contribuiu para o desenvolvimento do cálculo diferencial e integral, da aritmética binária e da máquina de calcular mecânica.

Além disso, ele se envolveu em questões religiosas e filosóficas, escrevendo obras como Pensées e Les Provinciales, nas quais defendeu o cristianismo e criticou o jansenismo e o jesuitismo. Ele se dedicou bastante a questões referentes a existência de Deus, a natureza humana e o sentido da vida.

Os impactos produzidos pelo trabalho de Pascal foram enormes e influenciaram diversas áreas do conhecimento, como a matemática, a física, a informática, a filosofia, a teologia e a literatura.

Além disso, ele também influenciou diversos pensadores posteriores, como Leibniz, Newton, Fermat, Voltaire, Rousseau e Kant. Ele também inspirou movimentos literários, como o existencialismo e o pascalianismo. Pascal é reconhecido como um dos gênios da humanidade, que deixou um legado de inovações e descobertas em vários campos do conhecimento.

Referências


  • https://brasilescola.uol.com.br/fisica/vasos-comunicantes.htm. (Acessado em 18/07/2023 as 16:30)
  • https://brasilescola.uol.com.br/fisica/fluidos.htm. Acesso em 05 de outubro de 2022.
  • R.M. Watanabe, Pressão Hidrostática, disponível em http://www.ebanataw.com.br/roberto/ recursohidrico/pressaohidrostatica.htm (Acessado em 18/07/2022 as 16:42)
  • A. Garcia, D. Gonçalves, I. Perri, M.L. Campanari e M. Pegoraro, Estudo da densidade de fluidos incompressíveis através de um tubo em U, disponível em http://www.sorocaba.unesp.br/Home/Extensao/Engenhocas/eurekarelatoriofinal.pdf, (Acessado em 18/07/2023 as 17:19)
  • https://conhecimentocientifico.com/principio-de-pascal/ (Acessado em 18/07/2022 as 16:58)
  • Mecânica dos Fluidos, Victor L. Streeter, Editora McGraw-Hill do Brasil, Recife, Pernambuco, 1978
  • https://efisica2.if.usp.br/pluginfile.php/7036/mod_resource/content/1/4%20hidrostatica%20Lei%20de%20stevin%20e%20principio%20de%20pascal.pdf (Acessado em 18/07/2022 as 16:39)
  • HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física – Gravitação, ondas e Termodinâmica. Volume 2. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2014.
  • demaquinasyherramientas.com (Acessado em 18/07/2022 as 17:28)
  • https://www.britannica.com/biography/Blaise-Pascal (Acessado em 18/07/2022 as 17:32)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

8 Comentários de "Biografia de Blaise Pascal: Obras, Invenções, e Ideias"

Anônimo
18 de novembro de 2023 às 23:22

O que é essa Teoria das Probabilidades de Pascal?

19 de novembro de 2023 às 10:58

Olá anônimo

A Teoria das Probabilidades, atribuída a Blaise Pascal (1623-1662) e Pierre de Fermat (1601-1665), surgiu no século XVII. Ambos eram matemáticos e amigos de longa data. Através de sete correspondências, nos quais expuseram suas reflexões sobre os problemas de distribuição de apostas, eles chegaram a uma solução, o que representou um grande passo para o surgimento da nova área.

Pascal e Fermat estabeleceram os alicerces da teoria do cálculo das probabilidades e da análise combinatória. As situações relacionando apostas no jogo de dados levantaram diversas hipóteses envolvendo possíveis resultados, marcando o início da teoria das probabilidades como ciências.

Além disso, Pascal também é conhecido por seu "Triângulo de Pascal", que apresenta inúmeras propriedades e relações. Por exemplo, as somas dos números dispostos ao longo das diagonais do triângulo geram a Sucessão de Fibonacci.

A Teoria das Probabilidades se mostrou útil e com diversas aplicações em diferentes áreas como: na Física, na Engenharia, na Economia, entre outras, contribuindo com o desenvolvimento das mesmas.

Espero ter sido claro

Um abraço

Anônimo
26 de novembro de 2023 às 18:43

Quais foram as questões de Pascal referentes a existência de Deus?

26 de novembro de 2023 às 20:38

Olá anônimo

Blaise Pascal propôs um argumento pragmático conhecido como "Aposta de Pascal" para lidar com a questão da existência de Deus. A aposta de Pascal é baseada na ideia de que a razão humana não pode determinar se Deus existe ou não.

Aqui abaixo estão as possibilidades e os resultados da aposta de Pascal:

1. Se Deus existe e apostamos que ele de fato existe, então ganhamos a vida eterna, ganhamos tudo.

2. Se Deus existe e apostamos que não, então perdemos tudo e somos condenados ao inferno.

3. Se Deus não existe e apostamos que ele existe, perdemos uma vida finita limitada na Terra, o que não deve ser um grande problema, pois após a morte não teremos consciência para lamentar esta perda finita.

4. Se Deus não existe e apostamos que ele não existe, ganhamos uma vida libertina de prazeres temporários na Terra, mas isso também não parece grande coisa, pois nem ao menos poderemos celebrar que ganhamos a aposta, já que a morte é o cessar da consciência.

Considerando o que temos a ganhar e a perder, Pascal argumenta que é mais racional apostar na existência de Deus e viver uma vida piedosa. No entanto, é importante notar que a aposta de Pascal não é um argumento para provar a existência de Deus. Ele quer apenas mostrar que é mais racional apostar em sua existência do que o contrário.

Espero que tenha entendido

Um abraço

Anônimo
3 de dezembro de 2023 às 19:30

O que o Blaise Pascal defendia mais?

4 de dezembro de 2023 às 13:33

Olá anônimo

Pascal defendia várias ideias e conceitos e aqui abaixo estão alguns dos mais notáveis:

- Matemática e Física: Pascal fez contribuições significativas para a matemática e a física. Ele trabalhou em seções cônicas e escreveu um tratado importante sobre a geometria projetiva aos 16 anos. Ele também correspondia com Pierre de Fermat sobre a teoria da probabilidade, influenciando fortemente o desenvolvimento da economia moderna e das ciências sociais. Além disso, ele fez contribuições importantes para o estudo dos fluidos e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo.

- Religião: Pascal era um defensor fervoroso do cristianismo. Ele via Jesus como o mediador indispensável entre Deus e a humanidade. Ele acreditava que a Igreja Católica era a única religião que ensinava a verdade sobre a natureza humana e, portanto, oferecia a rota singular para a felicidade. Ele também identificou-se com o movimento religioso dentro do catolicismo conhecido como jansenismo.

- Aposta de Pascal: Uma das ideias mais famosas de Pascal é a "Aposta de Pascal", um argumento probabilístico fideísta para a existência de Deus.

- Visão do ser humano: Segundo Pascal, os seres humanos são uma estranha mistura de "grandeza e miséria". O cristianismo explica esse enigma humano, postulando que a grandeza é o resultado de ser feito à imagem de Deus, enquanto a miséria se estende da queda do ser humano no pecado.

Pascal defendeu várias ideias durante a sua vida. No entanto, ele ficou apenas mais conhecido por suas contribuições à matemática, física, filosofia e teologia.

Espero ter ajudado

Um abraço

Anônimo
6 de janeiro de 2024 às 15:49

Quais foram as principais invenções de Pascal?

7 de janeiro de 2024 às 14:39

Olá anônimo

Como vimos no texto acima, Pascal fez várias contribuições significativas. Ele descobriu o Teorema de Pascal, que diz que se quaisquer seis pontos arbitrários em uma projeção cônica são unidos por segmentos de linhas arbitrárias para formar um hexágono, então os três pares de lados opostos desse hexágono se encontrarão em três pontos ao longo de uma linha reta.

Pascal também criou a Pascaline, uma calculadora mecânica inteira que é considerada por alguns como a primeira calculadora mecânica em funcionamento já produzida, já que operava contando números inteiros. Além disso, ele concebeu sua teoria da probabilidade através de correspondência com o renomado matemático Pierre de Fermat.

Em seus experimentos sobre pressão atmosférica, Pascal desenvolveu a prensa hidráulica, que distribui a força através de um líquido de um lugar para outro. Ele também realizou experiências sobre a pressão atmosférica e escreveu um tratado sobre o vácuo.

Essas são apenas algumas das contribuições notáveis de Pascal citadas no texto acima.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top