-->

Biografia de Galileu Galilei: Trabalhos, Teorias, Leis e Ideias

Galileu Galilei, frequentemente reconhecido como o fundador da ciência moderna, foi um notável cientista, físico e astrônomo. Além disso, ele também se destacou como escritor, filósofo e professor. Sua contribuição para diversas áreas do conhecimento é inestimável, consolidando seu legado na história da humanidade.

Biografia de Galileu Galilei: Trabalhos, Teorias, Leis e Ideias

Biografia de Galileu Galilei


Galileo Galilei, nascido como Galileo di Vincenzo Bonaulti de Galilei em 15 de fevereiro de 1564, na cidade de Pisa, Itália, teve uma vida marcada por uma busca incessante pelo conhecimento e pela verdade científica. Desde jovem, demonstrou interesse pelas ciências, tendo frequentado um mosteiro jesuíta em Vallombrosa aos 11 anos, onde seu potencial começou a despontar.

Filho de Vincenzo Galilei, um comerciante de lã, e Giulia Ammannati, ele mostrou aptidão para as artes e a música, tocando órgão e cítara.

Galileu demonstrava interesse em seguir a carreira religiosa, mas o seu pai acabou retirando ele do mosteiro, direcionando-o para o estudo de Medicina na Universidade de Pisa. No entanto, Galileu logo abandonou os estudos de Medicina em 1585 e buscou sustento através de aulas particulares em Florença, destacando-se por seu talento em matemática e geometria.

Após concluir sua graduação, o cientista dedicou-se a aprofundar seus conhecimentos, com foco especial nas disciplinas de Matemática e Física. Durante um período de duas décadas, ele conduziu pesquisas intensivas sobre os fundamentos da Hidrostática, o que lhe conferiu reconhecimento e prestígio em sua época.

Em 1600, o cientista conheceu a veneziana Marina Gamba que lhe deu três filhos fora do casamento, mas nunca oficializou matrimônio. Devido a preocupações financeiras e possivelmente por medo de que seus filhos ilegítimos ameaçassem sua posição social.

Galileu, preocupado com o futuro de suas filhas, receava que elas não encontrassem bons casamentos. À medida que envelheciam, ele tomou a decisão de enviá-las para um convento. Em 1616, no Convento de San Mateo, Virgínia adotou o nome de Maria Celeste, enquanto Lívia passou a ser conhecida como Irmã Arcângela, ambas tornando-se freiras.

Maria Celeste manteve uma comunicação regular com o pai, oferecendo-lhe apoio e conforto por meio de cartas até o fim de sua vida. Infelizmente, nenhuma correspondência de Irmã Arcângela sobreviveu. Por outro lado, o filho de Galileu, cujo nascimento foi legitimado, seguiu carreira como músico e alcançou o sucesso em sua área.

Retrato da filha de Galileu Galilei, Maria Celeste
Retrato da filha de Galileu Galilei, Maria Celeste

Galileu teve sua jornada acadêmica e científica marcada por desafios e adversidades, mas Galileu perseverou, dedicando-se a importantes pesquisas em matemática e física. Em 1589, Galileu foi convidado para ensinar Matemática na Universidade de Pisa. Posteriormente, ele ministrou aulas de Geometria, Mecânica e Astronomia na Universidade de Pádua, onde permaneceu por 18 anos, ganhando ainda mais notoriedade e seguidores.

Aos 25 anos, Galileu enfrentou resistência de outros professores, principalmente porque não possuía um título universitário e ousava questionar a Ciência de Aristóteles. Em 1591, após uma série de intrigas e disputas com os seguidores de Aristóteles, Galileu perdeu sua posição de professor.

No entanto, em 1592, graças à indicação do senado de Veneza, Galileu foi nomeado para lecionar Matemática na Universidade de Pádua, dando continuidade à sua carreira acadêmica.

Durante seus 18 anos de estadia em Pádua, Galileu não apenas conduziu pesquisas em dinâmica, resultando em sua lei do movimento, mas também se dedicou a resolver um importante problema militar: a previsão da trajetória de um projétil de canhão.

Galileu foi um pioneiro em diversas áreas do conhecimento, realizando descobertas revolucionárias através da observação direta dos astros com sua luneta. Em 1609, suas observações minuciosas do céu revelaram as luas de Júpiter e as características da superfície lunar, entre outras descobertas astronômicas.

Em 1610, Galileu publicou suas descobertas no livro “O Mensageiro das Estrelas”. Nesta obra, ele defendeu abertamente a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico, que propõe que o Sol, e não a Terra, é o centro do sistema solar.

No entanto, suas ideias inovadoras e sua defesa pública das teorias heliocêntricas de Nicolau Copérnico o colocaram em conflito com a Igreja Católica, que defendia o geocentrismo. Galileu foi acusado e ameaçado de morte em 1616 por heresia e, em 1632, teve seu livro "Diálogo sobre os Dois Máximos Sistemas do Universo" proibido pela Igreja.

Essa última publicação que não foi aceita pela Igreja Católica fez com que ele fosse impedido pela igreja de prosseguir com suas pesquisas, pois a igreja condenou ele a prisão domiciliar pelo resto da vida.

Galileu de frente para a Inquisição Romana
Galileu de frente para a Inquisição Romana

Galileu permaneceu em seu castelo situado em Arcetri, uma vila próxima a Florença, onde continuou seus experimentos de forma solitária. Ele realizou diversos estudos significativos no campo da Mecânica, incluindo os movimentos pendulares e uniformemente acelerados.

Galileu descobriu a lei da queda dos corpos, segundo a qual, quando colocados na mesma altura, dois corpos de massas diferentes serão igualmente influenciados pela gravidade. Esta é a causa de seu movimento, fazendo com que ambos cheguem ao solo ao mesmo tempo quando em queda livre, desconsiderando a resistência do ar.

Apesar das perseguições e da prisão domiciliar imposta pela Inquisição, Galileu continuou suas pesquisas até o fim de seus dias, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da física e da astronomia. Ele faleceu em 8 de janeiro de 1642 aos 77 anos, em Arcetri, na Itália, quase cego devido aos anos de observação solar sem proteção adequada.

Após 350 anos de sua morte, a Igreja Católica reconheceu formalmente a legitimidade de suas teorias, por intermédio do Papa João Paulo II, em 31 de outubro de 1992, demonstrando o impacto duradouro de suas descobertas e sua importância para o progresso científico

Exposição das ideias e métodos científicos de Galileu


Os estudos e contribuições de Galileu Galilei tiveram um impacto significativo e ajudaram a moldar e aprimorar várias áreas do conhecimento, incluindo Matemática, Física e Astronomia. Ele é autor de obras sobre Dante e Tasso e é conhecido por enunciar o Princípio da Inércia.

Como matemático, Galileu fez uma contribuição valiosa para a ciência ao formular a lei do ‘isocronismo do pêndulo’, que deu origem a um modelo de relógio. Ao tomar conhecimento da construção do primeiro telescópio na Holanda, ele desenvolveu a primeira luneta astronômica. Com este instrumento, Galileu fez observações pioneiras, incluindo a composição estelar da Via Láctea, os satélites de Júpiter, as manchas solares e as fases de Vênus.

O telescópio "cannocchiali" de Galileu no Museo Galileo, Florença
O telescópio "cannocchiali" de Galileu no Museo Galileo, Florença

Além disso, Galileu descobriu quatro dos 69 satélites de Júpiter, que são agora conhecidos como as Luas de Galileu. Estes satélites são:

  • Io,
  • Calixto,
  • Ganímedes, e
  • Europa.

Estudos Astronômicos de Galileu Galilei


Na astronomia, Galileu Galilei validou a teoria do heliocentrismo através de suas observações meticulosas. Ele estudou os satélites de Júpiter, a superfície lunar, as fases de Vênus e as manchas solares. Essas descobertas foram divulgadas ao mundo em seu livro ‘Sidereus Nuntius - Mensageiro das Estrelas’, publicado em 1610.

Galileu encontrou fundamentação na visão heliocêntrica de Nicolau Copérnico, que propunha o Sol como o centro do Universo, contrariando a crença aristotélica de que a Terra ocupava essa posição central. Com base em suas observações e descobertas, Galileu afirmava com convicção que a Terra não poderia ser o centro do universo, corroborando a ideia de Copérnico.


Além disso, Galileu também validou a teoria da queda livre. Ele demonstrou que dois corpos, independentemente de seus pesos, quando soltos da mesma altura, chegam ao solo simultaneamente. Esta descoberta foi fundamental para o desenvolvimento da física moderna.

Método Científico de Galileu Galilei


Galileu também foi o pioneiro na busca por uma fórmula para promover o conhecimento científico. Ele foi o primeiro teórico a se preocupar significativamente com o desenvolvimento de um método experimental criativo para maximizar o progresso científico de sua época. Em outras palavras, Galileu foi o primeiro a desenvolver ideias que estabeleceram as bases para o método científico moderno.

Galileu Galilei tinha como objetivo transformar o pensamento predominante entre os cientistas de sua época, desafiando as ideias aristotélicas que eram amplamente aceitas. Ele defendia a importância de estudar a origem geral dos fenômenos, em vez de se concentrar em cada parte de uma essência íntima que o fenômeno produzia.

Os principais passos do método de Galileu podem ser sistematizados da seguinte maneira:

a) Observação geral dos fenômenos em curso, evitando focar em pontos específicos do evento, para que a lei ou teoria formulada no final seja influenciada pela visão geral do que está sendo estudado.

b) Análise dos elementos consecutivos do fenômeno, a fim de estabelecer uma percepção das várias conexões deste evento, com o objetivo de estabelecer uma constante de fatos.

c) Indução de um certo número de hipóteses, com a ideia de estabelecer um princípio que envolva o fenômeno observado e explique por que ele ocorre.

d) Verificação das hipóteses formuladas por meio de experimentos. Esta é a parte do método em que se torna importante provar que as ideias sobre como ocorrem esses eventos são plausíveis. Portanto, os experimentos se tornam uma atividade primordial para que os resultados possam contar como um fator positivo na defesa de suas hipóteses.

e) Confirmação das hipóteses, obtendo-se, a partir delas, leis gerais.

Além de filósofo, professor, físico e astrônomo, Galileu foi um inventor. Suas invenções auxiliaram no aprofundamento de teorias sobre o movimento dos corpos, a inércia e os astros. Galileu Galilei foi responsável pela invenção de vários instrumentos, incluindo:

  • Relógio de pêndulo: a concepção do relógio de pêndulo foi uma inovação que melhorou significativamente a precisão da medição do tempo.
  • Binóculo: Galileu aprimorou o design do binóculo, permitindo uma visão mais clara e distante. Isso foi crucial para suas observações astronômicas.
  • Telescópio astronômico: Galileu é mais conhecido por suas melhorias no telescópio, que ele usou para observar os céus e fazer descobertas revolucionárias, como as luas de Júpiter.
  • Balança hidrostática: esse dispositivo que foi inventado por Galileu é usado para determinar a densidade relativa dos objetos.
  • Compasso geométrico: Galileu desenvolveu um compasso geométrico que poderia ser usado para resolver problemas matemáticos e arquitetônicos.
  • Régua calculadora: Galileu também criou uma régua calculadora, um dispositivo mecânico que era muito usado para realizar cálculos complexos.

Cada uma dessas invenções teve um impacto significativo em sua época e continua a influenciar a ciência e a tecnologia até hoje. Todas elas auxiliaram no aprofundamento de teorias sobre o movimento dos corpos, a inércia e os astros.

Principais obras e ideias de Galileu Galilei


Dentre as principais obras de Galileu Galilei estão:

De motu (1590): Nesta obra, Galileu abordou o movimento dos corpos, estabelecendo princípios fundamentais da mecânica. Suas teorias sobre as leis do movimento influenciaram gerações posteriores de cientistas.

As operações da bússola geométrica e militar (1604): Neste trabalho, Galileu explorou o uso da bússola para fins militares e geodésicos. Ele aplicou conceitos matemáticos à navegação e medição de distâncias.

Bússola geométrica e militar de Galileu
Bússola geométrica e militar de Galileu

Sidereus Nuncius (1610): Também conhecido como “Mensageiro das Estrelas”, este livro descreveu as observações astronômicas feitas por Galileu com seu telescópio recém-aperfeiçoado. Ele revelou a existência de luas orbitando Júpiter e manchas solares.

Discurso sobre corpos na água (1612): Nesta obra, Galileu investigou a flutuação e densidade dos corpos na água. Ele questionou as ideias tradicionais de Aristóteles e introduziu conceitos que mais tarde seriam fundamentais para a física moderna.

Diálogo sobre os dois principais sistemas mundiais (1632): Este diálogo fictício apresenta debates entre personagens sobre o sistema heliocêntrico de Copérnico e o sistema geocêntrico de Ptolomeu. Galileu defendeu o heliocentrismo, o que o colocou em conflito com a Igreja Católica.

Duas novas ciências (1638): Nesta obra, Galileu discutiu a cinemática e a resistência dos materiais. Ele explorou questões como a queda livre dos corpos e a força da gravidade.

La bilancetta (1644): “La bilancetta” é um pequeno tratado sobre hidrostática e o princípio da balança hidrostática. Galileu investigou a flutuação de corpos em líquidos e suas relações de peso.

Galileu Galilei, defensor do heliocentrismo de Nicolau Copérnico, desafiou as ideias de Aristóteles, que defendia o geocentrismo, argumentando que a Terra não estava no centro do universo. Em 1589, publicou um texto contestando a teoria aristotélica sobre o peso dos corpos em queda livre, demonstrando que a velocidade da queda não dependia do peso dos objetos.

Apesar de não ter sido capaz de medir a velocidade da luz com os equipamentos disponíveis na época, Galileu soube de um instrumento que permitia ver objetos a longas distâncias e decidiu construir seu próprio telescópio. Após aperfeiçoar o equipamento, alcançou um aumento de 30 vezes, o que possibilitou fazer diversas observações astronômicas.

Galileu mostra ao Doge de Veneza como usar o telescópio
Galileu mostra ao Doge de Veneza como usar o telescópio

Entre suas descobertas mais significativas estão o relevo da Lua, a composição estelar da Via Láctea, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus.

Impactos produzidos pelos trabalhos de Galileu Galilei


Galileu Galilei fez descobertas revolucionárias que mudaram a maneira como a humanidade entendia o universo e influenciaram profundamente o pensamento científico moderno.

Galileu foi o primeiro a usar o telescópio para observar os corpos celestes. Ele descobriu que a Lua tinha crateras e montanhas, que Júpiter tinha quatro luas em órbita, que Vênus apresentava fases similares às da Lua, e que o Sol tinha manchas.

Além disso, Galileu defendeu a teoria heliocêntrica de Copérnico, que colocava o Sol, e não a Terra, no centro do universo. Esta defesa o colocou em conflito com a Igreja Católica, que viu suas descobertas como uma ameaça à autoridade da igreja e à doutrina estabelecida.

Durante seu período de prisão domiciliar, Galileu continuou a trabalhar e fez muitas descobertas importantes em física e matemática, incluindo a lei da queda dos corpos.

Todas essas descobertas e contribuições foram fundamentais para o desenvolvimento da ciência moderna. Galileu é amplamente considerado um dos maiores cientistas da história.

Referências


  • https://www.suapesquisa.com/biografias/galileu/  (acessado em  18/01/2024 as 09:25) 
  • https://brasilescola.uol.com.br/fisica/galileu-ciencia-santa-inquisicao.htm (acessado em 18/01/2024 as 09:45)
  • https://brasilescola.uol.com.br/biografia/galileu-galilei.htm  (acessado  em  18/01/2024 as 10:00) 
  • https://www.ebiografia.com/galileu_galilei/  (acessado em 18/01/2024 as 10:13) 
  • https://brasilescola.uol.com.br/biografia/galileu-galilei.htm  (acessado  em  18/01/2024 as 10:45) 
  • https://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/  (acessado  em  18/01/2024   as 11:00) 
  • https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/voce-sabia-a-igreja-reconheceu-que-errou-ao-condenar-galileu,400811f48735b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html  (acessado  em 18/01/2024 as 12:00) 
  • https://www.stoodi.com.br/blog/fisica/galileu-galilei/#:~:text=Principais%20ideias%20e%20descobertas%20de%20Galileu%20Galilei&text=Ap%C3%B3s%20a%20constru%C3%A7%C3%A3o%20de%20seu,ser%20o%20centro%20do%20universo. (acessado em 18/01/2024 as 12:10) 
  • https://canalciencia.ibict.br/nossas-informacoes/ciencioteca/personalidades/item/320-galileu-galilei-vida-obra-e-descobertas (acessado em 18/01/2024 as 12:19)
  • https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/um-fisico-chamado-galileu-galilei.htm (acessado em 18/01/2024 as 21:00) 
  • https://conhecimentocientifico.r7.com/galileu-galilei/  (acessado  em  18/01/2024 as 21:10)
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei (acessado  em  18/01/2024 as 21:21)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Biografia de Galileu Galilei: Trabalhos, Teorias, Leis e Ideias"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top