-->

Fórmula Química: Molecular, Eletrônica e Estrutural Plana

A representação do número e dos tipos de átomos que formam uma molécula é feita através de uma fórmula química, existindo 3 tipos diferentes de fórmulas: a molecular, a eletrônica e a estrutural plana.

Fórmula Molecular


A fórmula molecular é a representação mais simples de fórmula química e indica quantos átomos de cada elemento químico compõem a molécula.

representaçao molecular agua gas carbonico

Fórmula Eletrônica


A fórmula eletrônica (também chamada de fórmula de Lewis) é um tipo de fórmula química que além de mostrar o número de átomos envolvidos, também nos mostra os elétrons da camada de valência de cada átomo e a formação dos pares eletrônicos.

representaçao eletronica agua gas carbonico

Fórmula Estrutural Plana


A fórmula estrutural plana (também conhecida como fórmula estrutural de Couper) é um tipo de fórmula que mostra a ligação entre os elementos, sendo cada par de elétrons compartilhados representados por um traço.

Nesse tipo de ligação química, podemos ver mais nitidamente que mais de um par de elétrons pode ser compartilhado, formando-se então, ligações simples, duplas e até triplas.

representaçao estrutural plana agua gas carbonico

Mais exemplos de Ligações Químicas


No quadro abaixo, podemos ver mais claramente a diferença entre cada tipo de ligação química.

quadro exemplos formulas quimicas

Referências

  • Fundamentos da Química - Volume Único, Ricardo Feltre, 3ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2005.
  • Química Essencial - Volume Único, Usberco e Salvador, 4ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil, 2007.
  • Notas de Química Geral, Pedro Coelho, Santos, São Paulo, 2011.

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Fórmula Química: Molecular, Eletrônica e Estrutural Plana"

9 de setembro de 2018 às 20:12

adorei o conteúdo. Tudo bem resumido e exemplificado!

20 de fevereiro de 2019 às 17:27

muito bom

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top