Força dos Ácidos

O primeiro cientista a definir um ácido foi Arrhenius, que definiu um ácido como qualquer substancia que em meio aquoso libera íons de H+. Definição que décadas depois foi aprimorada pelos cientistas Brõnsted e Lowry, que definiram ácido como uma substancia capaz de doar um próton ( Ou seja , um íon de H+) , e completada por Lewis, que definiu os ácidos como uma espécie química, que em qualquer meio pode aceitar um par de elétrons.

alerta corrosividade substancia

A força de um ácido depende de sua concentração de Íons de H+ liberados, e não de seu grau de toxidade ou poder letal. Pois se depende se disso, o ácido cianídrico (HCN) que é extremamente tóxico seria forte, Mas no entanto, quimicamente ele é considerado fraco.

A força dos ácidos é definida pelo valor de α, que pode ser expressado por:
$\alpha =\frac{n\acute{u}mero~de~mol\acute{e}culas~ionizadas}{n\acute{u}mero~de~mol\acute{e}culas~dissolvidas}x100$


Se o resultado da expressão for :

α < 5% ácido fraco
50% > α > 5% ácido moderado
α > 50% ácido forte

Na prática, os ácidos podem ser classificados quanto à força da seguinte forma:
Para os hidrácidos:

HF Moderado
HCl, HBr, HI Forte
Demais Fraco

Para os oxiácidos de fórmula HxEOy quando:

y – x = 0 Fraco
y – x = 1 Moderado
y- x = 2 Forte
y - x = 3 Muito Forte

Tendo como Exceção o H2CO3

x = 2 e y = 3.

3 – 2 = 1: que deveria ser classificado como moderado, mas no entanto, possui características de um ácido fraco.

REFERÊNCIAS


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "Força dos Ácidos "

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top