-->

Refino do Petróleo

O Petróleo é uma mistura complexa de milhares de compostos diferentes. Entre esses compostos estão os hidrocarbonetos chegando a atingir 98% da composição total. Enxofre, nitrogênio e oxigênio são os constituintes menores mais importantes. Ainda havendo traços de metais como vanádio, níquel, sódio, cálcio, cobre e urânio

torres de refino petroleo
Torres de refino de petróleo da Petrobras, em Paulínia (SP).
Uma refinaria tem a função básica de decompor o petróleo em diferentes subprodutos, como por exemplo: gasolina, diesel e querosene. Para isso, ela recebe o petróleo na forma do chamado óleo cru das plataformas de extração e o submete ao processo de refino.

Nesse processo, o petróleo cru entra em uma fornalha, onde é aquecido; a seguir passa pela coluna de fracionamento à pressão atmosférica, onde são separadas várias frações do petróleo por diferença de volatilidade, onde os compostos com menor ponto de ebulição tendem a ir para os pratos superiores da coluna, e os compostos com maior ponto de ebulição tendem a ir para os pratos inferiores da coluna.

Depois, o resíduo da primeira torre é reaquecido e vai para a segunda torre de destilação a vácuo (ou melhor, destilação a pressão reduzida), de onde saem vários óleos lubrificantes e o resíduo final, que é o asfalto.

destilaçao fracionada petroleo
Esquema do processo de refino mostrando a coluna de destilação fracionada do petróleo e os compostos obtidos através desse processo, seguido por uma torre de destilação a vácuo onde ocorre a separação dos óleos lubrificantes.
Poucos produtos saem prontos após o refino para serem comercializados. Pois grande parte desses produtos ainda precisa ser processada quimicamente para aumentar as frações de outros produtos. Por exemplo, o caso da gasolina, como apenas 40% do petróleo cru destilado é gasolina, e necessita-se uma maior produção de gasolina para atender o mercado; acaba sendo necessário processar outras frações de petróleo (como querosene, óleo diesel e óleo lubrificante) para se obter uma fração maior de gasolina.

Refino de gasolina no Brasil


A refinaria de gasolina no Brasil é realizada principalmente por meio de refinarias estatais que são controladas pela Petrobras, a maior empresa de petróleo e gás do país. A Petrobras opera 20 refinarias no Brasil, responsáveis pela produção de combustíveis para abastecer todo o país.

Essas refinarias processam o petróleo bruto e produzem gasolina, diesel e querosene para uso no transporte. Elas também produzem lubrificantes, asfalto e outros derivados do petróleo. Além das refinarias estatais, diversas empresas privadas também operam refinarias no Brasil, produzindo combustíveis para abastecer o mercado nacional.

Estas refinarias são responsáveis por cerca de 20 a 25% do abastecimento de combustíveis brasileiro. O processo de refinamento da gasolina no Brasil é realizado de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Estas normas estabelecem padrões de qualidade para o combustível produzido e garantem que todos os combustíveis produzidos atendam os requisitos mínimos estabelecidos para uso no país.

Maior refinaria de petróleo do Brasil


A maior refinaria do Brasil é a Refinaria de Petróleo Duque de Caxias (REDUC), localizada na cidade de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Esta refinaria é operada pela Petrobras e é responsável por cerca de 25% da produção de combustíveis no país.

reduc maior refinaria de petroleo brasil
Refinaria de Petróleo Duque de Caxias (REDUC)

Maior refinaria de petróleo do mundo


A maior refinaria do mundo é a Refinaria de Jamnagar, localizada na cidade de Jamnagar, no estado de Gujarat, na Índia. Esta refinaria é operada pela Reliance Industries e tem capacidade para processar 1,24 milhão de barris de petróleo por dia. É a maior refinaria do mundo em termos de capacidade de processamento.

maior Refinaria petroleo mundo Jamnagar
Refinaria de Jamnagar vista anoite

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

8 Comentários de "Refino do Petróleo"

Unknown
15 de maio de 2017 às 22:17

Parabéns pelo post! Mt bom

Unknown
10 de outubro de 2018 às 14:44

muito obrigado, me ajudou muito!!!!

Unknown
14 de janeiro de 2022 às 23:57

Muito legal, as parafinas e ceras estão em qual estágio? Óleos leves? C13 a c17?

Pedro Coelho
22 de janeiro de 2022 às 20:08

Olá Anônimo

Essa questão é meio complicada, pois isso vai depende do esquema do refino e do tipo de petróleo que está sendo refinado. Além disso, o esquema acima é algo meramente didático para dar para vocês uma noção do que pode ser obtido a partir do refino do petróleo

Anônimo
15 de agosto de 2024 às 19:22

Quais são os compostos derivados do petróleo após o refino?

Pedro Coelho
16 de agosto de 2024 às 14:10

Olá anônimo

Após o refino, o petróleo é transformado em uma variedade de compostos que são essenciais para inúmeras aplicações no dia a dia. Os principais produtos derivados incluem o gás natural e o gás liquefeito de petróleo (GLP), que são utilizados para aquecimento e como combustível para veículos e indústrias.

A gasolina, obtida através da destilação fracionada, é amplamente usada como combustível para automóveis. A nafta, outro derivado importante, serve como matéria-prima para a produção de plásticos e outros produtos químicos. Além disso, o processo de refino também produz querosene de aviação, diesel, lubrificantes e asfalto, que são fundamentais para o transporte, a aviação e a construção civil.

Cada um desses produtos possui características e aplicações específicas, determinadas pela estrutura e tamanho das cadeias carbônicas presentes em suas composições.

Espero ter ajudado

Um abraço

Anônimo
18 de agosto de 2024 às 17:49

Como funciona o refino de petróleo no Brasil?

Pedro Coelho
19 de agosto de 2024 às 18:59

Olá anônimo

O refino de petróleo no Brasil é um processo complexo que transforma o petróleo bruto em diversos produtos úteis, como gasolina, diesel, querosene, gás de cozinha e muitos outros. Aqui estão as principais etapas do processo:

- Recepção e Pré-Tratamento: O petróleo bruto é transportado para as refinarias por oleodutos ou navios. Ao chegar, passa por processos de decantação e filtração para remover impurezas como areia, argila, pedaços de rocha e água salgada.
- Destilação Fracionada: O petróleo é aquecido a cerca de 400°C em uma fornalha, produzindo uma mistura de vapores e líquidos. Essa mistura entra em uma torre de destilação, onde os componentes são separados com base em seus pontos de ebulição. Substâncias com pontos de ebulição mais baixos vaporizam e são coletadas no topo da torre, enquanto as com pontos mais altos permanecem líquidas e são coletadas em níveis mais baixos.
- Craqueamento: Este processo quebra moléculas maiores em menores, aumentando a quantidade de produtos leves, como gasolina. Pode ser feito de forma térmica ou catalítica.
- Tratamento e Reforma Catalítica: As frações obtidas são tratadas para remover impurezas adicionais e melhorar suas propriedades. A reforma catalítica, por exemplo, é usada para aumentar o número de octanas da gasolina.
- Produção de Derivados: Os produtos finais incluem gasolina, diesel, querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo (GLP), entre outros. Esses produtos são essenciais para diversas indústrias e para o dia a dia das pessoas.

A Petrobras é a principal empresa responsável pelo refino de petróleo no Brasil, e está constantemente investindo em tecnologias para tornar o processo mais eficiente e sustentável.

Espero ter sido claro

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top