-->

O que é ESG? - Environmental, Social and Governance

A sigla ESG vem do inglês “Environmental, Social and Governance” , que basicamente significa Ambiental , Social e Governança . Os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) são um conjunto de padrões para as operações de uma empresa que os investidores socialmente conscientes usam para selecionar os investimentos potenciais.

o que é ESG?  Environmental, Social and Governance

Os critérios ambientais consideram o desempenho de uma empresa como zeladora da natureza. Os critérios sociais examinam como ela gerencia os relacionamentos com funcionários, fornecedores, clientes e as comunidades onde atua. A governança lida com a liderança da empresa, remuneração de executivos, auditorias, controles internos e direitos dos acionistas.

Como funcionam os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG)


Os critérios ESG são uma realidade e não há mais retorno, pois o tema anda ganhando força no mundo corporativo, e esta sendo adotado mundialmente por organizações públicas e privadas. O intuito do ESG é promover e cumprir metas objetivas de desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, os indicadores ESG foram criados para avaliar o desempenho sócio ambiental e de governança nas organizações. O ESG não se trata simplesmente de avaliar a organização, mas sim de identificar em qual estagio ela se encontra, para pode buscar formas para medir o desempenho de sustentabilidade do negócio.

Além disso, o negócio também tem que transmitir as informações dos seus “stakeholders” de forma transparente; mas a final quem são esses stakeholders?

"Os Stakeholders são todas as entidades ou pessoas que, de alguma forma, são afetados ou tem interesse no negócio, como clientes, fornecedores, investidores, sócios e entre outros."

Não importa o tamanho da organização, o que importa é estabelecer práticas para um futuro melhor para todos, e para o planeta.

O ESG tem atraído vários jovens investidores que tem demonstrado um certo interesse em colocar o seu dinheiro onde estão os valores ESG, pois os mesmos não querem estar vinculados com empresas que não se preocupam com o nosso planeta.

Como resultado disso, as corretoras e empresas de fundos mútuos começaram a oferecer fundos negociados em bolsa (ETFs) e outros produtos financeiros que seguem os critérios ESG. Esse interesse nos critérios ESG tem crescido bastante com passar dos anos, e a tendência é aumentar cada vez mais.

Tipos de critérios ambientais, sociais e de governança (ESG)


Existem três partes principais para investir em ESG - os aspectos ambientais, sociais e de governança.

Meio Ambiente


Os critérios ambientais podem incluir o uso de energia de uma empresa, resíduos, poluição, conservação de recursos naturais e tratamento de animais. Os critérios também podem ser usados na avaliação de quaisquer riscos ambientais que uma empresa possa enfrentar e como a empresa está gerenciando esses riscos.

Por exemplo, pode haver questões relacionadas à propriedade de terrenos contaminados, ao descarte de resíduos perigosos, ao gerenciamento de emissões tóxicas ou à conformidade com as regulamentações ambientais do governo.

Social


Os critérios sociais consideram as relações comerciais da empresa, logo o investidor analise se a empresa:

  • Funciona com fornecedores que possuem os mesmos valores que afirma ter?
  • Doa uma porcentagem de seus lucros para a comunidade local ou incentiva os funcionários a realizarem trabalhos voluntários por lá?
  • Possui condições de trabalho que demonstram grande consideração pela saúde e segurança de seus funcionários?
  • Leva em consideração os interesses de outras partes interessadas?

Governança


Em relação a governança, os investidores podem querer saber se uma empresa usa métodos contábeis precisos e transparentes e se os acionistas têm permissão para votar em questões importantes.

Eles também podem querer garantias de que as empresas evitam conflitos de interesse na escolha dos membros do conselho, não usam contribuições políticas para obter tratamento indevidamente favorável e, é claro, não se envolvem em práticas ilegais.

Nenhuma empresa pode passar em todos os testes em todas as categorias, é claro, então os investidores precisam decidir o que é mais importante para eles e fazer a pesquisa.

Considerações especiais que um investidor ESG vê em uma empresa


Em um nível prático, as empresas de investimento que seguem os critérios ESG também devem definir prioridades. O investidor ESG geralmente usa uma seleção de fatores ESG para ajudar a identificar empresas bem posicionadas para um forte desempenho de longo prazo.

Determinado em parte por analistas que identificam problemas enfrentados por diferentes setores e indústrias, os critérios ESG incluem evitar:

  • Empresas que operam em áreas de alto risco ou têm exposição à mineração de carvão ou rocha dura, energia nuclear ou a carvão, prisões privadas, biotecnologia agrícola, tabaco, areias betuminosas ou armas e armas de fogo.
  • Ou empresas que têm controvérsias importantes ou recentes com direitos humanos, bem-estar animal, questões ambientais, questões de governança ou segurança de produtos.

Os critérios positivos que o investidor ESG busca (ou considera) incluem:

Meio Ambiente

  • Empresas que publicam relatórios de carbono ou sustentabilidade.
  • Limita geração de poluentes e o uso de produtos químicos prejudiciais.
  • Busca diminuir as emissões de gases de efeito estufa.
  • Usa fontes de energia renováveis.

Social

  • Empresas que operam uma cadeia de abastecimento ética.
  • Apoia os direitos LGBTQIA+ e incentiva a diversidade.
  • Possui políticas de proteção contra má conduta sexual.
  • Paga salários justos.

Governança

  • Empresas que abraçam a diversidade em seu conselho
  • Abraça a transparência corporativa
  • Emprega um CEO independente do presidente do conselho

Prós e contras dos critérios ambientais, sociais e de governança (ESG)


Os investimentos socialmente responsáveis tem a reputação de exigir meio que uma troca por parte do investidor. Por limitarem o universo de empresas elegíveis para investimento, esses investidores as vezes também limitam o seu lucro potencial, pois as vezes algumas empresas "ruins" podem ter um desempenho muito bom, pelo menos em termos de preço de suas ações.

Os investidores ESG acreditam que os critérios ambientais, sociais e de governança têm um propósito prático que vai além de quaisquer preocupações éticas. Seguindo os critérios ESG, eles podem ser capazes de evitar empresas cujas práticas possam sinalizar fatores de risco social e ambiental, que podem causar grandes prejuízos para o investidor.

As práticas de negócios voltadas para ESG estão ganhando cada vez mais força ano após ano, e as empresas de investimento estão cada vez mais monitorando o desempenho das empresas que adotam práticas de negócio voltadas para o ESG.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "O que é ESG? - Environmental, Social and Governance"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top