-->

Catalisadores: Homogêneos e Heterogêneos

Os catalisadores são substâncias que aumentam a velocidade de uma reação química sem serem consumidos, e após a reação, podem ser recuperados da mistura reacional quimicamente inalterados. Eles participam da reação química , proporcionando um mecanismo alternativo de reação, que necessita de menos energia para a formação de produtos.

Observando os dois gráficos abaixo, vemos que ambos se tratam de uma mesma reação química, No entanto, o primeiro gráfico mostra a energia necessária para a conversão dos reagentes em produtos sem catalisador e, o segundo gráfico mostra a mesma conversão com catalisador.

diferença reaçao catalisador sem catalisador

Nota-se ao observar os gráficos, que a reação com o catalisador necessita de menos energia para a conversão dos reagentes em produtos . E como a reação com catalisador necessita de menos energia, Logo as moléculas nessa reação devem ter maior energia cinética para reagir e, com maior energia para reagir, maior vai ser o número de colisões entre as moléculas, assim, fazendo com que a reação ocorra mais rapidamente.


Catalisadores homogêneos e heterogêneos


De modo geral, os catalisadores podem ser classificados em duas categorias: catalisadores homogêneos e heterogêneos. Um catalisador homogêneo esta presente na mesma fase que os reagentes e pode servir para acelerar uma reação através da formação de um intermediário reativo com um dos reagentes:

Por exemplo, a reação de decomposição do álcool t-butílico (CH3)3COH para produzir água e isobuteno

${{(C{{H}_{3}})}_{3}}COH{{\to }_{_{{}}}}{{(C{{H}_{3}})}_{2}}C=C{{H}_{2}}+{{H}_{2}}O$

É catalisada pela presença de pequenas quantidades de HBr. Na ausência de HBr, a energia de ativação da reação é 274 KJ/mol e abaixo de 450 °C, a reação ocorre a uma velocidade quase imperceptível .Na presença do HBr é encontrada uma energia de ativa de 127KJ/mol e é possível que a reação catalisada se processe por um ataque do HBr ao álcool

${{(C{{H}_{3}})}_{3}}COH+HBr\to {{(C{{H}_{3}})}_{3}}CBr+{{H}_{2}}O$

Seguida pela rápida decomposição do Brometo de t-butila(CH3)3CBr

${{(C{{H}_{3}})}_{3}}CBr\to {{(C{{H}_{3}})}_{2}}C=C{{H}_{2}}+HBr$

Assim o HBr proporciona um percurso alternativo de baixa energia para a reação e maior velocidade de reação.

Já um catalisador heterogêneo, não está na mesma fase que os reagentes, porém, ele proporciona uma superfície favorável sobre a qual ocorre a reação.

Por exemplo a reação entre o hidrogênio (gás) e o etileno (gás) formando o etano, sob a ação catalítica de alguns metais sólidos, como a platina e o níquel.

${{H}_{2}}(g)+{{C}_{2}}{{H}_{4}}(g)\xrightarrow{Pt(s)}{{C}_{2}}{{H}_{6}}(g)$

Referências

  • Química Geral Vol.2 – James E.Brady, Gerard E. Humiston – Livros técnicos e científicos editora S.A,1986
  • http://www.infoescola.com/quimica/catalisadores/ (Acessado em 19/06/2012 as 15:40)
  • Fundamentos da Catalise,Remolo Ciola ,Editora da Universidade de São Paulo, 1981

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Catalisadores: Homogêneos e Heterogêneos"

18 de julho de 2017 às 21:24

Boa noite....você conhece laboratórios que façam testes em catalisadores que poderia me indicar por favor.

19 de julho de 2017 às 12:17

Olá Anônimo

Infelizmente, eu não conheço, mas eu te aconselho a buscar um laboratório que seja acreditado pelo Inmetro, para evita dor de cabeça.

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top