-->

Estação de Tratamento de Efluente (Esgoto) - ETE

As estações de tratamento de efluentes (ETE) são locais onde são tratados efluentes de origem: doméstica, industrial ou institucional. O artigo apresentado abaixo foca nos processos contínuos de tratamento de efluentes, lembrando que também existem processos de tratamento de efluentes por batelada, como por exemplo, o dessa ETE abaixo:

estação tratamento efluente batelada ete esgoto sabesp processo quimico
Exemplo de Estação de Tratamento de Efluente por batelada


Além disso, as ETEs possuem várias semelhanças e diferenças entre elas, lembrando que o esgoto de uma região nem sempre apresenta as mesmas características do que de outra região.


Definição do que é esgoto


A partir do momento em que a água potável sai da nossa torneira (ou chuveiro) torna se esgoto após seu uso. A água "usada" (também chamada de esgoto) gerada pelas comunidades é formada por contribuições de origens domésticas, industrial, comercial, institucional, e água de chuva, sendo que essa ultima contribuição pode atrapalhar bastante nos processos de tratamento de esgoto por causa de seu grande volume.

Quando o esgoto bruto chega a um corpo receptor (como represas, córregos, rios, etc.) começa a se acumular formando um ambiente séptico, que é causado pela decomposição da matéria orgânica contida no mesmo. 

O resultado disso é um ambiente insalubre com odor desagradável que contém microorganismos patogênicos, que vivem no intestino animal (e humano), nutrientes (que estimulam o crescimento de microorganismos), e uma vasta gama de produtos químicos, sendo alguns mutagênicos ou carcinogênicos.

Características físicas, químicas e biológicas do esgoto.



Quando se fala das características do esgoto, estamos nos referindo a um grupo de constituintes com variações quantitativas e qualitativas de natureza física, química e biológica, sendo: 

  • Características físicas: o teor de matéria sólida é o de maior importância, ainda que apresente em média 0,1% do volume do esgoto doméstico (99,9% restantes são compostos por água); 
  • Características químicas: podem ser classificadas através da matéria orgânica ou inorgânica; 
  • Características biológicas: os principais organismos encontrados nos esgotos são bactérias, fungos, protozoários, vírus, algas e os grupos de plantas e dos animais.

Classificação do Esgoto no Brasil e em Outros Locais pelo Mundo


O esgoto pode ser classificado em vários tipos de esgoto dependendo de sua origem de geração, como por exemplo:

  • Chorume: Esgoto proveniente de aterros sanitários.
  • Nechorume: Resíduo produzido em cemitérios.
  • Resíduos térmicos: Água quente que é descartada de fontes geradoras de energia, que geram energia a partir de biocombustíveis ou combustíveis fósseis.
  • Água cinza: Resíduo líquido, de origem doméstica, que é gerado em lavanderias, cozinhas, chuveiros, banheiros, e pias de banheiro e cozinha.
  • Águas negras: Resíduo líquido gerado exclusivamente nos banheiros.

No entanto, aqui no Brasil o esgoto é comumente classificado em duas categorias, dependendo exclusivamente de sua origem:

  • Esgoto industrial: é um esgoto líquido que é gerado em processos de produção industrial, sendo esse esgoto geralmente composto por quantidades variadas de sólidos, nutrientes e produtos químicos típicos do setor industrial.
  • Esgoto doméstico: é um esgoto líquido que é gerado comumente pelas residências, sendo o mesmo composto em grande parte por rejeitos líquidos de origem doméstica.

Processo Continuo de Tratamento de Efluente


O tratamento de efluentes é dividido em duas etapas que são denominadas fase líquida e fase sólida. A fase líquida tem o seu início pela coleta após o esgoto ser recolhido pela rede coletora. Depois disso, o esgoto recolhido é levado ao interceptor e em seguida às Estações de Tratamento de Esgoto. 

Ao chegar as ETEs, os efluentes líquidos resultantes do esgoto doméstico passam pelo gradeamento grosseiro, onde sólidos como garrafas, pedaços de madeira e plásticos ficam retidos nas barras.

Gradeamento medio e grosso estação de tratamento de efluentes esgoto sabesp
Gradeamento médio e grosso de uma Estação de Tratamento de Efluentes

Em seguida, o esgoto passa pela estação elevatória de esgoto bruto. Esse equipamento dotado de bombas hidráulicas leva o esgoto para o nível superior, onde temos o gradeamento fino e os desoneradores. No gradeamento fino ficam retidos nas barras materiais como papéis, papelões e tecidos. 

Ao chegar ao tanque de areia, o esgoto passa pelo processo de sedimentação, aonde os grãos de areia mais pesados vão para o fundo. 

A etapa seguinte são os reatores RAFA (ou UASB, Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente), dentro dos reatores RAFA, a matéria orgânica sofre decomposição por bactérias anaeróbias, resultando na remoção de grande parte dos sólidos, ocorrendo também a separação entre as partes líquida, sólida, e gasosa. 

A parte líquida segue para o próximo tanque, a parte sólida segue para o tanque de lodo, e a parte gasosa segue para a Central de queimadores de gases, depois passamos então para a próxima etapa, o tanque de aeração. 

No tanque de aeração através da adição de ar, os microorganismos aeróbios são estimulados a se alimentar da matéria orgânica do esgoto. Esse processo da início a formação do lodo e a redução da carga de poluentes da mistura.

aeração tanque aeróbio tratamento efluente esgoto ete processo bioquimico
Aeração de um tanque aeróbio

Na próxima etapa do processo, o esgoto é levado ao decantador secundário. Nesse decantador secundário, o lodo formado anteriormente sedimenta, e o efluente segue para a próxima etapa, com isso, a parte líquida já está 90% livre de impurezas. 

Após isso, seguimos então para a última etapa da fase líquida, que é a desinfecção com radiação ultravioleta. Neste ponto, o efluente é exposto a raios ultravioleta e ao entrar em contato com essa luz germicida, as bactérias presentes no esgoto tem seu DNA alterado. Sendo o objetivo dessa etapa deixar os microorganismos do efluente estéreis e, portanto inofensivos. 

Após essa etapa, o efluente vai para o tanque de contato onde se adiciona cloro e às vezes anti-espumante para o descarte do efluente, lembrando que o efluente de água cinza pode gerar bastante espuma quando passa pelo tanque contato.

A espuma branca no tanque de contato de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) pode ser causada por diversos fatores, como a presença de detergentes, sabões, óleos ou gorduras na água residual, o excesso de ar ou oxigênio na mistura, ou o desequilíbrio da biomassa no reator biológico.

Terminada a passagem pelo tanque de contato, o efluente limpo pode ser lançado em rios e córregos.

tanque de contato com espuma  tratamento de esgoto efluente ete sabesp
Tanque de contato com espuma, que apesar de parecer tóxica ao meio ambiente, ela não é toxica.No entanto, a espuma branca pode ser extremamente nociva à saúde e pode causar várias doenças. A espuma branca forma uma camada na superfície da água que impede a entrada de luz. Além disso, a grande disponibilidade de fósforo no meio pode promover o processo de eutrofização, ocasionando uma perda de oxigênio dissolvido nas camadas inferiores e danos à vida aquática. Portanto, é recomendado evitar o máximo possível o contato com essa espuma. Felizmente, a aplicação de anti-espumante no efluente tratado acaba rapidinho com essa espuma.

Secagem do lodo


Agora na parte sólida, após os efluentes passarem pelo tanque de lodo, eles são levados até os adensadores em um processo bem parecido com a decantação, sendo parte da água do lodo retirada do processo.

adensador de lodo tratamento esgoto efluente ete sabesp
Adensador de Lodo

Depois disso, a etapa seguinte é o processo de secagem na centrifuga (Pieralisi), onde o lodo passa por outro processo de secagem, para reduzir ainda mais o teor de líquidos na mistura, para facilitar o seu transporte ao aterro.

pieralisi secador termico de lodo centrifuga tratamento de efluente esgoto sabesp
Centrifuga (Pieralisi) também pode ser um secador térmico de lodo


Depois disso, a parte do lodo que não foi digerida, é reintroduzida ao sistema, sendo que para isso segue novamente para estação elevatória de esgoto.

Lodo ete após passar pela Pieralisi centrifuga - tratamento esgoto efluente
Lodo após passar pela Pieralisi

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

5 Comentários de "Estação de Tratamento de Efluente (Esgoto) - ETE"

Anônimo
11 de outubro de 2023 às 19:24

Você poderia me tirar essas dúvidas, por favor

Qual a importância do tratamento de esgoto? e o que a falta de tratamento de esgoto causa?

11 de outubro de 2023 às 22:53

Olá anônimo

O tratamento de esgoto é de extrema importância por várias razões:

- Promoção da saúde: O tratamento adequado do esgoto previne a disseminação de uma série de doenças, pois secreções humanas são o veículo ideal para a proliferação de uma série de patógenos, como vírus, bactérias, protozoários e parasitas.

- Proteção do meio ambiente: A água que contém os rejeitos humanos, quando despejada sem qualquer tratamento em rios, lagos ou mesmo no oceano, tem sérios impactos para o meio ambiente, prejudicando a flora e a fauna da região.

- Prevenção de enchentes: O tratamento de esgoto também é um aliado na prevenção de enchentes, garantindo que as cidades tenham estrutura para direcionar a água da chuva para rios e córregos.

- Melhoria da qualidade de vida: Há um vínculo direto entre a disponibilidade de tratamento de esgoto e qualidade de vida.

A falta de tratamento de esgoto pode causar várias consequências negativas:

- Saúde pública: A falta de saneamento facilita a propagação de doenças, principalmente entre crianças e idosos, que apresentam uma saúde mais fragilizada. Doenças como leptospirose, disenteria bacteriana, esquistossomose, febre tifoide, cólera e parasitoides podem ser causadas pela contaminação da água por esgoto.

- Poluição da água: O esgoto não tratado pode provocar a poluição da água. Portanto, o seu tratamento visa eliminar todos esses resíduos até que esteja em um padrão aceitável para ser descartado com segurança.

- Desequilíbrio dos ecossistemas: O esgoto sem tratamento despejado nos mares, lagos, rios, represas entre outros, também provoca sérios prejuízos para o ecossistema desses locais, afetando toda a vida existente ali e causando desequilíbrios.

- Poluição do solo: A questão do saneamento também envolve problemas ligados à contaminação ambiental das cidades, como a poluição de rios, lagoas e do solo.

Espero ter ajudado

Um abraço

Anônimo
24 de dezembro de 2023 às 17:02

O que causa o aparecimento de espuma no tanque de contato de uma ETE?

25 de dezembro de 2023 às 12:42

Olá anônimo

O aparecimento de espuma no tanque de contato de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) pode ser causado por vários fatores. Aqui estão algumas possíveis causas:

- Espuma branca: Pode ocorrer em novas plantas, característica de início de processo – start up, baixa idade de lodo, sobrecarga, baixa concentração de sólidos suspensos totais no tanque de aeração, A/M elevado. As causas podem ser retorno de lodo inadequado do decantador secundário para tanque de aeração, baixa concentração de sólidos suspensos totais no tanque de aeração, descarte de lodo excessivo, alta carga orgânica após um prolongado período de baixa carga (ex: final de semana), alta toxicidade (ex: metais).

- Espuma marrom: Ocorre em plantas operando com baixa carga, plantas capazes de nitrificar, presença expressiva de Nocardia spp. (microrganismo filamentoso), alta idade de lodo. As causas podem ser baixo A/M, maior produção de lodo que o normal, devido a mudanças climáticas. Isto ocorre durante a transição do inverno para o verão a qual promove aumento da atividade microbiológica devido à alta temperatura, descarte de lodo não planejado e/ou involuntário.

- Espuma preta: Ocorre em condições de baixo oxigênio dissolvido, condições anaeróbicas, corantes provenientes de fontes industriais.

As medidas corretivas variam de acordo com a causa e podem incluir ajustes na taxa de retorno de lodo, manutenção da manta de lodo no decantador secundário, aumento da vazão de reciclo para o tanque de aeração, monitoramento de descarga de efluentes industriais significativos, entre outros.

Espero ter ajudado

Um abraço

17 de março de 2024 às 08:37

\parabéns pelo trabalho.

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top