-->

O que é Tirosina? - Obtenção, Função e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

Em 1846, Justus Von Liebig descobriu este aminoácido e o denominou tirosina. Em 1849, Friedrich Bopp no laboratório de Liebig, descobriu o método de hidrólise das proteínas com ácido clorídrico e fez a separação da tirosina e da leucina mediante o ácido acético glacial.

Um método que dissolve a leucina, mas não a tirosina. Richard August Carl Emil Erlenmeyer e A.Lipp conseguiram sintetizar a tirosina em 1883.
estrutura quimica tirosina formula alimentos ricos
Estrutura química da Tirosina

Obtenção da Tirosina em Laboratório


A obtenção da Tirosina (L-tirosina) é um processo onde ele é separada facilmente a partir da digestão ácida enzimática das proteínas, tais como a caseína. Depois de eliminar os íons cloreto, o sulfato do produto da digestão é filtrado, e o concentrado é resfriado.

Assim se precipita a tirosina bruta, que é coletada, e dissolvida em ácido clorídrico. Sendo depois descolorada com carvão ativado, e depois de descolorada, o filtrado claro é neutralizado com amoníaco. Logo se esfriando o filtrado, se cristaliza a tirosina.

Função e Usos da Tirosina


L-tirosina é um aminoácido que suporta a função cerebral. Além disso, esse aminoácido pode ser convertido pelos neurônios no cérebro nos neurotransmissores, dopamina e noradrenalina (noradrenalina), hormônios que são esgotados pelo estresse, trabalho excessivo e certas drogas. Ao reabastecer a noradrenalina no cérebro, os níveis de energia mental aumentam e ocorre uma sensação de satisfação.

A L-tirosina estimula certos neurotransmissores no cérebro e tem sido usada para apoiar a redução do estresse e a depressão. A L-tirosina é convertida no corpo em outros compostos biológicos essenciais, incluindo Levodopa (L-dopa), Ubiquinona (também conhecida como Coenzima Q10), hormônios da tireoide e melanina.

Este aminoácido tem sido estudado extensamente, devido a sua estreita relação com a epinefrina, a tiroxina e a pigmentação da pele. Atribui- se a tirosina, como sendo a originadora imediata da melanina. Além disso,esse aminoácido deve ser usado com cuidado, pois através da descarboxilação da tirosina se forma a tiramina, que em excesso pode causar enxaqueca em algumas pessoas.

A tirosina também pode melhorar o desempenho atlético, pois aminoácido é um componente muito importante nas proteína e ajuda a formar os fatores bioativos vitais para o crescimento e manutenção celular. Devido a isso, alguns atletas fazem uso da suplementação de tirosina para aumentar o seu desempenho atlético de algumas maneiras.

Um dos mecanismos que possivelmente contribuem para a fadiga durante os exercícios é o aumento dos níveis centrais de serotonina e o aumento da proporção de serotonina e dopamina.

A tirosina pode ajudar a diminuir essa proporção e competir com o triptófano (aminoácido precursor da serotonina) na barreira hematoencefálica. O aumento da atividade dopaminérgica pode diminuir a percepção de fadiga. Além disso, durante condições altamente estressantes, os níveis de catecolamina podem se esgotar e a tirosina pode ser particularmente útil nessas condições.

Alimentos Ricos em Tirosina


Como vimos acima, este aminoácido é condicionalmente essencial e está envolvido na criação de moléculas de sinalização cerebral, como a dopamina, e hormônios do estresse como a noradrenalina (noradrenalina) e epinefrina (adrenalina).

A tirosina é um constituinte da maior parte das proteínas, e não é um aminoácido essencial na nutrição humana e nem na animal, mas sua presença na dieta reduz as exigências de fenilalanina.

A tirosina é condicionalmente essencial, pois pode ser produzida pelo organismo se uma pessoa consumir o suficiente do aminoácido fenilalanina. No entanto, algumas pessoas que sofrem de fenilcetonúria tem que tomar um suplemento de tirosina, pois não podem consumir fenilalanina, logo elas têm que evitar alimentos como: chocolate, queijo, feijões, leite, nozes, ovos, ervilhas, peixe, frango, soja, carne, e produtos ou medicamentos que contêm aspartame (refrigerantes dietéticos, adoçantes artificiais, etc.)

Além disso, muitos alimentos ricos em tirosina também contêm fenilalanina e, portanto, não são bons substitutos, sendo que alguns deles já foram citados acima. Os alimentos ricos em tirosina incluem carne bovina, suína, peixe, frango, tofu, leite, queijo, feijão, sementes, nozes e grãos integrais.

A ingestão diária recomendada de fenilalanina e tirosina é de 25 mg por quilograma de peso corporal. Supondo que uma pessoa obtenha metade de seus requisitos de cada aminoácido, ela poderá consumir 12,5 mg por kg.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

1 Comentários de "O que é Tirosina? - Obtenção, Função e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

21 de agosto de 2017 às 15:09

ótimo

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top