Triptófano: Obtenção, Função, e Alimentos que tem esse Aminoácido

O triptófano é um aminoácido, que foi descoberto, identificado e nomeado por Frederick Gowland Hopkins e Sydney William Cole em 1902, sendo que em 1907, Alexander Ellinger e Claude Flamand descobriram como sintetiza-lo.

triptofano estrutura quimica formula
estrutura química do triptofano

Obtenção do Triptófano em Laboratório


O triptófano pode ser obtido a partir da digestão da caseína com a tripsina que é feita por microorganismos (ou plantas), produzindo um digerido enzimático que se acidifica ligeiramente com ácido sulfúrico e se filtra. O filtrado se concentra a vácuo, até que a maior parte da tirosina se cristalize. Separa-se o filtrado claro e o trata com uma dissolução de sulfato de mercúrio e ácido sulfúrico.

Depois se recolhe o sal triptófano de mercúrio, e o mercúrio é eliminado em forma de sulfureto. O filtrado isento de mercúrio é concentrado a vácuo e se extrai com butanol. A fração de álcool butílico se concentra a vácuo e o resíduo é resfriado. Assim se recupera o triptófano bruto, que se cristaliza em álcool etílico.

Função do Triptófano no Corpo


Muitas proteínas de origem vegetal tem deficiência ou são desprovidas de triptófano, o qual se tem demonstrado que é um aminoácido essencial na alimentação do homem e dos animais. Isso significa que o corpo do homem e dos animais não pode produzi-lo, então ele deve ser obtido através de uma dieta.

O triptófano é um aminoácido necessário para o crescimento normal em bebês e para o balanço de nitrogênio em adultos. Além disso, a função desse aminoácido é ajuda na produção de niacina, melatonina e serotonina, que são compostos fundamentais para produzir um sono saudável e um humor estável.

Para que o triptófano obtido dos alimentos seja transformado em niacina, o corpo precisa ter o suficiente de Ferro, Riboflavina, e Vitamina B6. Por causa disso, sempre é bom conversar com um nutricionista para pode ter uma alimentação rica e balanceada para não ter carência desse aminoácido no organismo.

Alimentos Ricos em Triptófano


Os alimentos ricos em triptofano incluem nozes, sementes, tofu, queijo, carne vermelha, frango, peru, peixe, aveia, feijão, lentilha e ovos. A ingestão diária recomendada de triptofano é de 4 mg por quilograma de peso corporal (ou 1,8 mg por libra).

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "Triptófano: Obtenção, Função, e Alimentos que tem esse Aminoácido"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top