-->

O que é Alanina? – Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

A alanina (L-alanina) é o primeiro aminoácido obtido sinteticamente, antes que fora isolado a partir de dos produtos da hidrólise das proteínas. Em 1850, esse aminoácido foi sintetizado primeiramente por Adolph Strecker a partir de acetaldeído através de sua condensação usando amônia e cianeto de hidrogênio.

Em 1888, Weil o isolou ao estado cristalino a partir da hidrólise da fibroína da seda, e estabeleceu definitivamente sua estrutura química.



estrutura quimica alanina alimentos e para que serve
estrutura química alanina

Síntese de Obtenção da Alanina


A fibroína da seda é uma das melhores fontes de alanina. Essa proteína é hidrolisada primeiramente com ácido clorídrico ou sulfúrico concentrado. A partir do hidrolisado, a alanina pode ser isolada convenientemente pelo método clássico de Fischer, que consiste na condensação dos aminoácidos com etanol.

O produto resultante tem uma mistura de ésteres etílicos dos aminoácidos, que passam por uma destilação fracionada a vácuo, e a fração que tem Ponto de Ebulição de 50°C a 10mm de pressão consta de éster de etilanina, passa por uma hidrolise, para se obter a L-alanina pura.

No final dos anos 30, Max Bergmann e Carl George Niemann descobriram outro procedimento. Onde a partir do hidrolisado ácido da seda se separa primeiramente a glicina em forma de trioxalocromato, e do resíduo se precipita a alanina com uma dissolução de dioxipiridato.

Funções e Benefícios da Alanina


A alanina é um aminoácido não essencial que às vezes pode ser encontrado em altos níveis em seu estado livre no plasma humano. Este aminoácido é sintetizado pela aminação redutora do piruvato e participa do metabolismo do açúcar e dos ácidos graxos.

Esse aminoácido também tem a função de ajudar aumentar a imunidade e fornecer energia para o cérebro e o sistema nervoso central, sem falar no tecido muscular. Além disso, a alanina desempenha um papel central no ciclo glicose-alanina que ocorre entre os tecidos e o fígado.

Resumidamente, a alanina oferece vários benefícios ao seu corpo ajudando ele a converter o açúcar simples (chamado glicose) em energia necessária, enquanto elimina o excesso de toxinas do fígado. Como você sabe, os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas, tornando-se a chave para a construção dos músculos, e a alanina também está nessa lista, ajudando a proteger as células contra danos durante atividades físicas intensas.

Então, devido ao fato de o líquido na próstata conter esse aminoácido, alguns cientistas sugeriram que a alanina pode ajudar a tratar a hiperplasia prostática benigna, que é a condição na qual a próstata aumenta.

Além disso, existem estudos que foram feitos ensaios projetados para avaliar o efeito em níveis elevados de colesterol de combinações de diferentes aminoácidos, verificou-se que a alanina tem um efeito redutor de colesterol no soro de animais experimentais (ratos), quando em combinação com arginina e glicina.

Os resultados desses estudos mostraram que os níveis foram reduzidos em 20% quando a arginina e a alanina isoladamente foram administradas e geralmente incluídas em comprimidos de compostos de aminoácidos; onde foram sugeridos níveis de ingestão diária entre 200 mg e 600 mg por dia.

Alimentos Ricos em Alanina


A alanina é um constituinte da maior parte das proteínas, e representa 25% da composição da fibroína da seda. Existem vários alimentos ricos em alanina e dentre eles estão alimentos como abacate, carne, aves, ovos, laticínios e peixe.

Referências


  • Enciclopédia Química – Clark-Hawley-Harmor- Omega- Barcelona-Espanha-1961.
  • Microbiologia 10º edição – Tortora-Funke-Case- Aritmed- São Paulo- Brasil- 2012.
  • https://aminoacidsguide.com/Ala.html (acessado em 17/04/2020 as 22:01)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "O que é Alanina? – Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top