-->

Processo de produção de uma fábrica de jujuba (bala de goma)

As jujubas em forma de balas de goma são doces populares e saborosos, feitos a partir de uma mistura de ingredientes como açúcar, glicose, água, gelatina, corante, ácido cítrico, aromatizante e óleo vegetal.

Processo de produção de uma fábrica de jujuba (bala de goma)

Estas balas são feitas em máquinas de produção especiais, que permitem a formação dos diferentes formatos e cores. As jujubas em forma de balas de goma são muito populares entre os jovens, pois são saborosas e divertidas para comer.

Elas também são versáteis e podem ser usadas como ingredientes em receitas de doces, como bolos, tortas e sorvetes. Além disso, as jujubas são muito nutritivas, pois são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes.

O que é a fruta jujuba?


A jujuba é a fruta de um arbusto que cresce principalmente na Ásia, mas também é encontrada em regiões do Mediterrâneo. Ela tem um formato arredondado e é coberta com uma casca fina. Quando madura, a jujuba tem uma cor vermelha bem mais escura e é extremamente doce.

jujuba fruta tem uma cor velhermo escuro e formato arredondado e é coberta por casca fina

A jujuba é comumente usada em doces e confeitarias, pois é uma fruta muito saborosa. Ela também pode ser usada para fazer sucos, geleias, sorvetes e vinho.

Além disso, a jujuba é muito nutritiva, pois é rica em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. Também é possível encontrar jujubas em forma de balas de goma, chamadas de jujubas.

Em resumo, a jujuba é uma fruta muito saborosa, nutritiva e versátil. Ela pode ser usada em diversos tipos de pratos, doces e bebidas, além de seus populares doces em forma de balas de goma.

História do surgimento do doce de jujuba original


As balas de jujubas são feitas a partir de uma mistura de ingredientes, como açúcar, glicose, água, gelatina, corante, ácido cítrico, aromatizante e óleo vegetal. Elas são muito saborosas e populares entre os jovens.
História do surgimento do doce de jujuba original

As jujubas foram produzidas pela primeira vez no começo do século 18. Seu nome 'Jujuba' na verdade se originou da fruta Jujuba, que foi descoberta pelos chineses há cerca de 4.000 anos.

Não existe uma ligação aparente entre a fruta e o doce. No entanto, muitos acreditam que o doce recebeu esse nome devido à goma ju-ju usada nele.

Antigamente, a mistura original desse doce era um pouco diferente e existem indícios de que esse doce é feito desde 1709, e que sua receita original não mudou muito desde então. Na época, esse doce era feito com goma arábica, açúcar e uma fruta semelhante à tâmara chamada jujuba. Foi aí que o doce ganhou seu nome e o apelido permaneceu desde então, mesmo após sua introdução nos Estados Unidos.

Em 1853, esses doces estavam sendo vendidos como Ju Ju Paste e Ju Ju Drops, mas eram basicamente os mesmos doces que o original. Ao longo do caminho, os doces do estilo Jujuba foram aromatizados de várias maneiras, mas muitos desses sabores eram de natureza frutada.

As jujubas chegaram aos Estados Unidos na década de 1920. Os sabores originais nos Estados Unidos eram uva, morango, laranja, limão e hortelã. A empresa que os fabricava chamava-se Heide.

A Heide Candy Company inicialmente produzia jujubas. Esta empresa foi fundada pelo imigrante alemão Henry Heide em 1869. Eles inventaram sua própria receita para este saboroso doce e os venderam com grande sucesso durante todos os anos em que Henry Heide foi dono da empresa.

Após a morte de Henry, o seu filho Andrew  assumiu a produção, e depois dele foi o seu neto Philip que  assumiu a produção.

A Hershey's comprou a empresa de doces em 1995 e assumiu a produção de jujubas. Os sabores originais foram abandonados ao longo do tempo para a coleção clássica de cereja, limão, lima, laranja e alcaçuz. O doce foi vendido como Juicyfruits nos primeiros anos de sua existência, e as jujubas foram feitas como um doce separado nos primeiros anos da empresa.

Etapas do processo de fabricação das Jujubas Brasileira


O processo de fabricação da Jujuba Brasileira é um pouco diferente, e um dos principais ingredientes que muitos desconhecem dessa Jujuba é a própria gelatina, ingrediente esse que é usado nos mais diversos setores da indústria alimentícia. E não estamos falando de uma gelatina qualquer, mais sim da obtida de origem animal, a partir do colágeno.

O colágeno utilizado na fabricação dessa gelatina é obtido através de um processo de fervimento de ossos, pele e qualquer órgão que tenha tecido de certos animais, o mais comum é o uso de porcos, vacas, e aves.

fervimento de orgãos de animais para obtenção de colágeno para fabricação de jujubas

Esse processo de produção dá forma a uma mistura sem odor e sem cor (ou levemente amarelada) que vem dessas sobras e partes de animais. No entanto, isso não é algo que você precisa se assustar, pois esse processo é feito para criar diversos produtos que nós utilizamos na nossa vida cotidiana e não só a gelatina ou a jujuba.

O processo de produção é dividido nas seguintes etapas:

Seleção de matérias-primas


Os ingredientes necessários para a produção de jujubas incluem açúcar, glicose, água, gelatina (colágeno), corante, ácido cítrico, aromatizante e óleo vegetal. Os ingredientes devem ser selecionados a partir de fornecedores confiáveis ​​de matérias-primas de qualidade.

A seleção de matérias-primas é um processo essencial no processo de produção de Jujubas, pois a qualidade do produto final depende diretamente da qualidade dessa seleção. Essa seleção  deve ser bem minuciosa, pois é necessário garantir que as matérias-primas sejam de qualidade adequada para a produção de Jujubas.

É importante também verificar se as matérias-primas estão livres de contaminação química, possuem o teor de açúcar e ácido adequado e são livres de impurezas. Além disso, deve-se verificar a fonte de cada uma delas, para garantir que o produto final seja seguro e saudável.

Mistura dos ingredientes


Os ingredientes selecionados são misturados cuidadosamente em uma misturadora de alta velocidade para criar a massa para a jujuba. Além disso, a quantidade de cada ingrediente deve ser bem controlada para criar a mistura perfeita para a produção de jujubas.

Mistura de ingredientes para produção de jujubas

Aquecimento da mistura e a formação da massa


Após a elaboração da mistura, ela é levada a um processo de cozimento em temperaturas bem elevadas, para que alcance a consistência desejada da jujuba que nós conhecemos.


Aquecimento da mistura de jujuba e a formação da massa

Resfriamento da mistura


Quando essa mistura chega ao ponto de fervura, ela é levada a um processo de resfriamento que não deixa a mistura passar do ponto, e a deixa com uma estrutura bem mais firme do que o normal.

resfriamento da mistura de jujuba

Adição de xarope de fruta


Após o cozimento da mistura, ocorre a adição dos xaropes que são responsáveis por dar um sabor específico de cada jujuba. Por causa disso existem jujubas de sabores como tutti frutti, morango, uva, abacaxi, limão, tangerina, laranja, e vários outros sabores.

A adição do xarope na massa de jujuba é o responsável pelo sabor específico de cada jujuba

Corte da massa de jujuba


Nessa etapa de corte, a massa da jujuba é cortada em pedaços e colocada na sua forma especifica, que vai desde ursinhos de goma até as formas mais arredondas que nós conhecemos. Geralmente, os fabricantes optam pelas formas mais arredondas.

Corte da massa de jujuba


Após o corte, a jujuba é deixada para ser esfriada até a temperatura ambiente.

Adição de açúcar e embalamento das jujubas


Essa etapa consiste em polvilhar o açúcar nas jujubas e embalar, logo após polvilhar o açúcar as jujubas são embaladas em saquinhos, caixas de papelão, caixas de vidro ou qualquer outro material desejado.

Adição de açúcar nas jujubas

Após serem embaladas, as jujubas são submetidas a um rigoroso controle de qualidade para garantir que atendam aos padrões de qualidade exigidos pelo processo de produção do fabricante.

Armazenamento e distribuição


Nessa etapa final, as jujubas são armazenadas adequadamente para garantir o frescor e a qualidade e então distribuídas para os varejistas. Agora elas estarão prontas para distribuição em lojas, mercados, bomboniere e é claro, na nossa casa.

Jujuba embalda - armazenamento e distribuição

Dicas de como melhorar o processo de produção


A manutenção preventiva é um conjunto de ações que visa evitar falhas e reduzir o risco de quebras nos equipamentos. Ela é realizada de forma regular e detalhada para garantir a prolongação da vida útil dos componentes.

O uso de uma combinação de processos automatizados e manuais para a produção de jujubas podem garantir a precisão e a qualidade do processo de produção. Além disso, também recomenda-se a adoção de medidas de segurança adequadas para garantir a segurança dos trabalhadores durante o processo de produção.

O gestor do processo também não deve esquecer de adotar as práticas de manutenção preventiva para reduzir os problemas de tempo de inatividade dos equipamentos, que podem ser causados por algum tipo de quebra no equipamento.

Além disso, a instalação de sensores de qualidade podem ajudar na verificação da qualidade dos produtos em tempo real, e em alguns casos também podem apontar alguma falha no processo produtivo de jujuba.

Não se esqueçam que a utilização de novas tecnologias e a utilização de praticas ESG no processo também podem melhorar a eficiência da produção. A utilização de embalagens recicláveis ​​ou biodegradáveis podem agregar valor ao produto ajudando na redução da produção de material que pode impactar o meio ambiente.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Processo de produção de uma fábrica de jujuba (bala de goma)"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top