-->

Processo de produção do vinho

O vinho é a bebida alcoólica mais antiga e uma das mais consumidas no mundo inteiro. Sua origem não se sabe certo, apenas se sabe através de evidências arqueológicas que a produção mais antiga de vinho deve ter ocorrido em lugares como Turquia, em Damasco na Síria, Byblos no Líbano e na Jordânia, onde escavações feitas nesses lugares revelaram sementes de uvas da Idade da Pedra (Período Neolítico B), cerca de 8000 a.C.

As mais antigas sementes de uvas cultivadas foram descobertas na Geórgia e datam de 7000 - 5000 a.C. (datadas por marcação de carbono). Pois certas características da forma são peculiares a uvas cultivadas e as sementes descobertas são do tipo de transição entre a selvagem e a cultivada.

Hoje o vinho é produzido no mundo inteiro, e sua produção passa por um rígido controle de qualidade, que vai desde o cultivo da uva até a mesa do consumidor.

Etapas do Processo de produção do Vinho


Cultivo da uva


O cultivo da uva é umas das etapas que se exige maior cuidado, pois o cultivo das videiras exige solos profundos e bem drenados , alem de ser necessário fazer uma analise química no solo para verificar se o solo contem os nutrientes necessários para o crescimento da videira, fazer um controle para eliminar qualquer tipo de praga que possa aparecer e fazer um bom espaçamento entre as videiras (espaçamento que varia dependendo do tipo de uva).

videira uva produçao vinho
Videira de Uva

Esmagamento da uva


Nessa etapa de esmagamento, as uvas são esmagadas por uma maquina desengaçadeira-esmagadeira, que alem de esmagar a uva, também separa o mosto produzido (que é uma mistura de suco, cascas e bagas) dos engaços da uva (Processo que antigamente era feito manualmente).

Por a uva não ser mais esmagada manualmente, não ocorre mais interferência negativa na composição química do mosto (baixo teor de açúcar e acidez e elevado teor de potássio) e com isso favorece o aparecimento de gosto amargo e sensação de adstringência nos vinhos tintos.

maquina desengaçadeira esmagadeira uva produçao vinho
Maquina desengaçadeira-esmagadeira

Maceração


Etapa em que a mistura de suco, cascas e bagas entram em maior contato para deixar o vinho com mais cor e mais encorpado
lagar produçao vinho processo
Lagar de vinho

Fermentação


Essa é a etapa mais complexa do processo de produção do vinho. Pois a fermentação é um processo anaeróbico (sem a presença de oxigênio) que transforma a glicose em álcool. Esse processo exige um rígido controle da temperatura , que deve ser em torno de 25 a 30 °C para se obter a presença correta de microrganismos responsáveis pela fermentação. Dentre eles o mais comum é a levedura saccharomyces cerevisiae.

levedura saccharomyces cerevisiae vinho
Levedura saccharomyces cerevisiae
tanque fermentação produçao vinho
Tanque de fermentação

Filtragem


Na filtragem é feita a retirada de sedimentos que deixam o vinho turvo, com isso deixando ele mais claro.

filtro tangencial processo produçao vinho
Filtro tangencial usado para filtrar vinhos  

Envelhecimento do vinho


Nessa etapa, o vinho é envelhecido em barris, em geral, de carvalho. O tempo de envelhecimento varia de uva para uva e, durante esse tempo, a acidez diminui e os vários componentes da uva passam a formar o corpo e a estrutura do vinho, gerando a complexidade de seus odores e sabores.

barris uso envelhecimento vinho
Barris usados para o envelhecimento dos vinhos  

Engarrafamento


Etapa de engarrafamento do vinho

engarrafamento garrafas vinho
Engarrafamento das garrafas de vinho

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "Processo de produção do vinho"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top