-->

Líquido Penetrante (LP) – Uso em ensaios não destrutivos

A inspeção por líquido penetrante (LP) é um método de baixo custo, fácil de aplicar e usado para detectar defeitos de quebra superficial, como trincas, sobreposições e porosidade em forjados, fundidos, materiais cerâmicos e não porosos. Este método pode ser descrito como uma extensão da inspeção visual, mas com uma maior sensibilidade.


liquido penetrante (LP) –uso em ensaios não destrutivos


Esse produto pode ser usado para inspecionar grandes áreas, mas o líquido penetrante é um processo lento em termos de aplicação e indicação de falhas.

História do método de inspeção por líquido penetrante


Antigamente o método de inspeção de superfície envolvia basicamente a fricção de negro de fumo em cerâmica vidrada, em que o negro de fumo se depositava nas rachaduras da superfície, tornando-as visíveis.

Mais tarde, tornou-se prática nas oficinas ferroviárias examinar componentes de ferro e aço pelo método "óleo e badejo". Nesse método, um óleo pesado comumente disponível em oficinas ferroviárias era diluído com querosene em grandes tanques para que partes da locomotiva, como rodas, pudessem ser submersas.

Após a remoção e limpeza cuidadosa, a superfície era revestida com uma fina suspensão de giz em álcool, de modo que uma camada superficial branca fosse formada após a evaporação do álcool.

Depois o objeto era então vibrado ao ser atingido por um martelo, fazendo com que o óleo residual em qualquer rachadura na superfície vazasse e manchasse o revestimento branco.

Este método foi usado desde a última parte do século 19 até aproximadamente 1940, quando o método de partículas magnéticas foi introduzido e considerado mais sensível para ferro e aços ferromagnéticos.
Um método diferente (embora relacionado a esse) foi introduzido na década de 1940. A superfície sob exame era revestida com uma laca e, após a secagem, a amostra era levada a vibrar pela batida de um martelo.

Essa vibração fazia com que a camada de verniz quebradiço rachasse geralmente em torno dos defeitos da superfície. A laca quebradiça (revestimento de tensão) era geralmente usada principalmente para mostrar a distribuição de tensões em uma peça e não para encontrar defeitos nelas.

Vários desses experimentos iniciais foram desenvolvidos pela Magnaflux em Chicago, IL, EUA, em associação com a Switzer Bros., Cleveland, OH, EUA. Óleos penetrantes mais eficazes contendo corantes altamente visíveis (geralmente vermelhos) foram desenvolvidos pela Magnaflux para aumentar a capacidade de detecção de falhas.

Este método, conhecido como método de penetração de corante visível ou de contraste de cor, ainda é usado extensivamente hoje. Em 1942, a Magnaflux introduziu o sistema Zyglo de inspeção de penetração, onde corantes fluorescentes foram adicionados ao líquido penetrante. Esses corantes então fluorescem quando expostos à luz ultravioleta (às vezes chamada de "luz negra"), tornando as indicações de rachaduras e outras falhas de superfície mais visíveis para os inspetores.

inspeção com liquido penetrante
Eng. Vinicius Tetti fazendo inspeção com liquido penetrante

Princípio e etapas desse método inspeção


O princípio da inspeção por líquido penetrante consiste em pulverizar um corante colorido na superfície de um componente que penetra em qualquer abertura da superfície por ação capilar. O líquido se concentra nas cavidades e, após a remoção do excesso de penetrante, torna-se visível pela aplicação de um revelador, que reverte a ação capilar, na superfície da amostra.

Como é um processo manual, o líquido penetrante pode consumir muito tempo para tarefas de inspeção em grande escala. Ele pode ser automatizado, usando recursos de robótica e reconhecimento de padrões, para inspeção em uma linha de fabricação.

A inspeção por líquido penetrante é uma inspeção de seis estágios (Fig Abaixo) que é realizada da seguinte forma:

  • A superfície do componente inspecionado deve ser limpa e seca antes da inspeção.
  • Um líquido penetrante colorido é pulverizado na superfície do componente.
  • O excesso de líquido é removido da superfície por enxágue com água ou produto químico.
  • Um revelador é aplicado sobre a superfície do componente para revelar líquido penetrante preso em defeitos por reação química.
  • A inspeção do componente é realizada e os defeitos localizados.
  • A pós-limpeza da amostra é realizada após a inspeção.

Procedimento de inspeção de líquido penetrante.
Procedimento de inspeção de líquido penetrante.

Tipos de líquido penetrante


Para se descobrir as falham podem ser utilizados três tipos de líquido penetrante: solúvel em água, pós-emulsionável e removível por solvente. O penetrante solúvel em água pode ser lavado diretamente com água e é o tipo de penetrante mais utilizado.

Já os corantes pós-emulsionáveis são penetrantes à base de óleo que requerem o uso de um emulsificante antes da lavagem com água. Eles são mais caros do que os penetrantes laváveis com água, mas têm uma maior sensibilidade a defeitos. Os solventes penetrantes removíveis são usados para inspeção na linha de fabricação de grandes peças de trabalho. Esses penetrantes são à base de óleo e requerem um solvente químico para limpeza.

Os penetrantes líquidos podem ser visíveis sob luz branca e luz ultravioleta (UV) fluorescente. A escolha do penetrante depende da sensibilidade necessária, do tamanho da amostra inspecionada, da acessibilidade e do custo da inspeção. As diferentes sensibilidades e custos relativos dos penetrantes de corante são mostrados na figura abaixo:
Diferença de sensibilidade e custo para vários líquidos penetrantes
Diferença de sensibilidade e custo para vários líquidos penetrantes

A limpeza e rugosidade da superfície, e o tamanho, forma e acessibilidade da amostra são fatores limitantes da inspeção por líquido penetrante. Este método é geralmente usado para testar componentes não ferrosos, como aço inoxidável austenítico, e é amplamente utilizado na indústria aeronáutica para inspecionar cerâmicas e soldagens estruturais. A inspeção por partículas magnéticas é considerada mais apropriada em materiais ferrosos ou magnetizáveis.

marcas liquido penetrante Magnaflux Metal-Chek
As duas marcas mais conhecidas quando se fala de liquido penetrante, a Magnaflux e a Metal-Chek


Vantagens e Desvantagens do Teste de Penetração


Como todos os métodos de inspeção não destrutivos, a inspeção por líquido penetrante também tem as vantagens e desvantagens. As principais vantagens e desvantagens quando comparadas a outros métodos de avaliação não destrutiva estão resumidas abaixo.

Principais vantagens

  • O método tem alta sensibilidade para pequenas descontinuidades superficiais.
  • O método tem poucas limitações de material, ou seja, materiais metálicos e não metálicos, magnéticos e não magnéticos, e materiais condutores e não condutores podem ser inspecionados.
  • Grandes áreas e grandes volumes de peças/materiais podem ser inspecionados rapidamente e com baixo custo.
  • Peças com formas geométricas complexas são inspecionadas rotineiramente.
  • As indicações são produzidas diretamente na superfície da peça e constituem uma representação visual da falha.
  • As latas de aerossol tornam os materiais penetrantes muito portáteis.
  • Materiais penetrantes e equipamentos associados são relativamente baratos.

Principais Desvantagens
  • Somente defeitos de quebra de superfície podem ser detectados.
  • Somente materiais com uma superfície relativamente não porosa podem ser inspecionados.
  • A pré-limpeza é crítica, pois os contaminantes podem mascarar os defeitos.
  • As manchas de metal da usinagem, esmerilhamento e jateamento de areia ou vapor devem ser removidas antes da aplicação do liquido penetrante.
  • O inspetor deve ter acesso direto à superfície que está sendo inspecionada.
  • O acabamento superficial e a rugosidade podem afetar a sensibilidade da inspeção.
  • Múltiplas operações dos processos devem ser executadas e controladas.
  • É necessária a pós-limpeza de peças ou materiais aceitáveis.
  • Manuseio químico e descarte adequado são necessários.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

2 Comentários de "Líquido Penetrante (LP) – Uso em ensaios não destrutivos"

Anônimo
18 de janeiro de 2023 às 11:09

Que marca de LP e qual norma você me recomendaria para um ensaio de liquido penetrante?

18 de janeiro de 2023 às 20:17

Olá Anônimo

Na empresa em que estou trabalhando atualmente, os inspetores gostam bastante do liquido penetrante VP-030 da Metal Chek, pois o produto é de boa qualidade e também está de acordo com as normas AMS 2644 e Petrobras N 2370 e atendem as normas Petrobras N 1596, código ASME seção V, ASTM E 1417 e ISO 3452.

Além disso, também tem o SPOTCHECK SKD-S2 da Magnaflux que também tem uma boa qualidade. Honestamente, eu te recomendaria qualquer um desses dois.

Em questão de norma, a turma aqui usa a norma NBR 16450 de 06/2021 para Ensaios não destrutivos com líquido penetrante.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top