-->

Liquido Revelador de Trinca: Uso em ensaios não destrutivos

O revelador de trinca é um dos materiais que também é usado nas inspeções para detectar defeitos de quebra superficial, como trincas, sobreposições e porosidade em forjados, fundidos, materiais cerâmicos e não porosos. A função do revelador nas inspeções é retirar o material penetrante preso em alguma descontinuidade aberta da superfície e espalhá-lo na superfície da peça para que o mesmo possa ser visto por um inspetor.

liquido revelador trinca uso ensaios não destrutivos


As finas partículas do revelador atuam refletindo e refratando a luz ultravioleta incidente, permitindo que mais dela interaja com o penetrante, causando assim uma fluorescência mais eficiente, aumentando a visibilidades das indicações de rachaduras reveladas pelo liquido penetrante.

O revelador basicamente permite que mais luz seja emitida através do mesmo mecanismo. É por isso que as indicações são mais brilhantes do que o próprio penetrante sob luz ultravioleta. Outra função que alguns reveladores executam é criar um fundo branco para que haja um maior grau de contraste entre a indicação e o fundo ao redor.

Entendendo a Função do Uso de Reveladores


A função do revelador é fazer com que a indicação do liquido penetrante pareça maior do que seu tamanho real à medida que o penetrante se espalha pelo revelador ao longo do tempo. As especificações estabelecem tempos mínimos e máximos de desenvolvimento para lidar com a propagação do penetrante através do revelador.

O tempo mínimo de revelador deve permitir tempo suficiente para que o penetrante seja puxado das rachaduras da superfície e se espalhe na superfície da peça para maior visibilidade. O tempo máximo de revelação está em vigor para minimizar o "sangramento" excessivo de penetrante de uma indicação que poderia obscurecer a indicação.

Os reveladores também aumentam o contraste entre o penetrante e o fundo da peça. Com a inspeção por penetrante fluorescente, o revestimento do revelador diminui o brilho das superfícies das peças brilhantes quando vistas sob luz UV, destacando as indicações do penetrante e reduzindo a fadiga ocular dos inspetores.

Já com os líquidos penetrantes visíveis, os reveladores fornecem um fundo branco para que as indicações do penetrante de corante vermelho sejam fáceis de identificar.

Existem relevadores de várias formas nas lojas especializadas. O negócio é o inspetor sempre revisar as especificações aplicáveis ​​e os procedimentos de teste da empresa para identificar as opções de reveladores que podem ser usadas nas inspeções de rachaduras.

Tipos de reveladores


O tipo de revelador usado em uma inspeção vai  depender do método de aplicação que se pretende usar durante uma inspeção. O revelador pode ser aplicado como um pó seco ou dissolvido ou suspenso em um veículo líquido. Cada um dos tipos de revelador tem as suas vantagens e desvantagens.

Reveladores de pó seco


O revelador de pó seco é geralmente considerado o menos sensível, mas é barato de usar e fácil de aplicar. Esse tipo de revelador é um pó branco seco e fofo que pode ser aplicado em uma superfície completamente seca de várias maneiras.

Os reveladores de pó seco podem ser aplicado manualmente com bulbos de pulverização de pó ou pistolas de pulverização ou mergulhando e arrastando as peças no revelador de pó seco. Em sistemas penetrantes automatizados, os reveladores de pó seco são aplicados em nuvens espiraladas ou câmaras de nuvens dinâmicas.

Revelador de pó seco ZP-4B - revelador de trinca ensaio nao destrutivo

Os reveladores de pó seco depositam um leve pó na superfície da peça e são adequados apenas para inspeções de penetrante fluorescente tipo 1. As especificações proíbem o uso de reveladores de pó seco com inspeções de penetrante de corante visível Tipo 2, uma vez que os reveladores de pó seco não forneceriam um fundo de contraste branco adequado para penetrantes de corante visível.

Reveladores solúveis em água


Os reveladores solúveis em água são vendidos na forma de pó e são misturados com água de acordo com as instruções do fabricante. Esse pó é dissolvido em água e requer apenas agitação durante a preparação da solução.

O melhor método para aplicar esse tipo de revelador é borrifando-o na peça, podendo a mesma estar molhada ou seca. Às vezes, os inspetores usam esse revelador mergulhando, derramando ou escovando a solução na superfície, mas esses métodos são os menos desejáveis. Os reveladores aquosos contêm agentes umectantes que fazem com que a solução funcione como um emulsificante hidrofílico diluído que pode levar à remoção adicional do penetrante aprisionado.

A secagem é alcançada colocando a parte molhada, mas bem drenada, em um secador de ar quente com recirculação, com a temperatura mantida entre 21 e 24°C. Além disso, as peças que não secam rapidamente ficam com as indicações borradas e indistintas. Já as peças secadas adequadamente terão um revestimento branco uniforme e pálido em toda a superfície.


Revelador soluvel em água ZP-14A -revelador de trinca ensaio nao destrutivo

Os reveladores solúveis em água devem ser usados ​​apenas com penetrantes fluorescentes. Os reveladores solúveis em água não podem ser usados ​​com penetrantes de corante visível Tipo 2 porque, assim como os reveladores em pó seco, os reveladores solúveis em água não produzem um contraste de fundo branco adequado que é necessário para a inspeção do penetrante de corante visível.

Reveladores Suspensíveis em Água


Assim como os reveladores solúveis em água, os reveladores suspensos em água são fornecidos na forma de pó e misturados com água de acordo com as instruções do fabricante. No entanto, os reveladores suspensos em água não se dissolvem na água. Em vez disso, eles formam uma suspensão do revelador.

Revelador suspensível em água ZP-5B ensaio nao destrutivo

Os reveladores suspensíveis em água devem ser continuamente agitados para fornecer uma concentração consistente do revelador. Esses reveladores são aplicados às peças da mesma maneira que os reveladores solúveis em água. As peças revestidas com revelador suspenso em água devem ser forçadas a secar, assim como as peças revestidas com revelador solúvel em água são forçadas a secar. A superfície de uma peça revestida com um revelador suspenso em água terá um revestimento branco levemente translúcido.

Esse tipo de revelador pode ser usado ​​com penetrantes de corante visível Tipo 1 e fluorescente Tipo 2, uma vez que os reveladores suspensíveis em água produzem um revestimento revelador branco adequado que melhora as indicações de corante visível e penetrante fluorescente.

Reveladores não aquosos


Os reveladores não aquosos são vendidos prontos para uso. O spray é o método de aplicação preferido dos inspetores para inspeções que usam reveladores não aquosos, e as latas de aerossol são uma opção conveniente.

Revelador não aquoso ZP-9F ensaio nao destrutivo metal

Esses reveladores não aquosos contêm pós brancos suspensos em solventes voláteis e requerem mistura antes do uso. Quando aplicado por spray, o solvente evapora e deixa uma camada de revelador branco seco na superfície da peça. Os reveladores não aquosos são adequados para inspeções fluorescentes tipo 1 e penetrante de corante visível tipo 2.

As peças devem estar completamente secas antes da aplicação do pó seco e dos reveladores não aquosos. Os reveladores solúveis em água e suspensos em água são aplicados às peças molhadas após a etapa de remoção do enxágue com penetrante. As peças são normalmente secas em um secador de ar quente após a aplicação de revelador solúvel em água ou suspenso em água.

Aerossóis Reveladores Úmidos Não Aquosos


Os aerossóis de revelador úmido não aquoso são partículas de pó misturadas com um solvente de secagem rápida. O pó é suspenso no solvente e pulverizado sobre um substrato. O solvente evapora, deixando um revestimento branco opaco e fundo contrastante para inspeções fluorescentes e penetrantes visíveis. Esses reveladores são vendidos em uma lata de aerossol para inspeção rápida e fácil no campo.

revelador umido não aquoso SKD-S2 ensaio nao destrutivo metal

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Liquido Revelador de Trinca: Uso em ensaios não destrutivos"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top