-->

Inspeção por Partícula Magnética – Funcionamento e Vantagens

A Inspeção por Partículas Magnéticas (IPM) é um método de inspeção que é usado para detectar rachaduras superficiais em materiais ferromagnéticos. Esse tipo inspeção é um dos métodos eletromagnéticos mais utilizados na indústria, pois é fácil de aplicar e fornece uma indicação visual direta de rachaduras na superfície.

inspeção Partícula Magnética Preta 7HF da Magnaflux
Aerossol Partícula Magnética Preta 7HF da Magnaflux

Como Funciona a Inspeção por Partícula Magnética


A inspeção por partículas magnéticas envolve a magnetização pela aplicação de um ímã permanente, eletroímã ou corrente elétrica à superfície do componente inspecionado. Isso produz um campo magnético no interior do material que se torna distorcido pela presença de uma falha, que causa um vazamento de fluxo magnético local conforme mostra o esquema abaixo:

Fluxo de vazamento partículas magnéticas inspeção funcionamento vantagem
Fluxo de vazamento magnético na vizinhança de uma rachadura de quebra de superfície e acúmulo de partículas magnéticas.

Essas partículas ferromagnéticas finas na forma de pó seco ou suspensas em um líquido (óleo ou água) são então pulverizadas na superfície da amostra para revelar o campo de vazamento. As partículas eletromagnéticas estão disponíveis como partículas visíveis à luz do dia ou fluorescentes (UV) e os seus tamanhos podem variar de 1 a 25µm para partículas úmidas e até 150 µm para partículas secas.

Aplicação Aerossol Partícula Magnética funcionamento inspeção vantagem
Aplicação de Aerossol de Partícula Magnética

Essas partículas magnéticas são atraídas pelo campo de vazamento e se acumulam nas proximidades da trinca que posteriormente acaba se tornando visível. Um maior fluxo de dispersão para um determinado campo de teste é obtido para falhas posicionadas em ângulos retos com as linhas de forças. Para detecção, as falhas devem estar entre 45° e 90° em relação ao campo magnético, que é comumente aplicado em duas direções em ângulos retos.

particula magnetica rachadura ficando visível na luz inspeção funcionamento
Rachadura ficando visível na luz

Uso do Yoke nas inspeções de partícula magnética


O Yoke é um equipamento eletromagnético que gera um forte campo magnético AC para a detecção de indicações superficiais e subsuperficiais durante o ensaio de partículas magnéticas. Esse equipamento é muito usado nos ensaios de inspeções por partícula magnética que são feitos em grandes empresas por ser um método bem preciso na identificação de trincas nas superfícies.

yoke inspeção particula magnetica uso inspeção funcionamento vantagem
Eng. Vinicius Tetti usando o Yoke na  inspeção com particula magnética 

Vantagens da Inspeção por Partícula Magnética (IPM)


Dentre as vantagens desse método de inspeção estão:

  • Rápida inspeção de grandes superfícies
  • Custo relativamente baixo do equipamento
  • Detecção de defeitos de superfície e subsuperfície
  • Interpretação imediata das indicações
  • Pode ser usado na oficina e no loca
  • A preparação da superfície é menos crítica do que a do Liquido Penetrante (LP)

Limitações da Inspeção por Partícula Magnética (IPM)


Dentre as limitações desse método de inspeção estão:

  • Restrito a materiais ferromagnéticos
  • Requer fornecimento de eletricidade
  • Às vezes não está claro se o campo magnético é suficientemente forte para dar boas indicações
  • Não pode ser usado se houver uma camada espessa de tinta, pois tira a precisão do método
  • Algumas das tintas e fluidos de suspensão de partículas podem causar risco de incêndio, particularmente em espaços confinados, logo se faz necessário avaliar bem a situação antes de se empregar esse método de inspeção para que não ocorra problemas

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

4 Comentários de "Inspeção por Partícula Magnética – Funcionamento e Vantagens"

Anônimo
15 de janeiro de 2023 às 13:33

Como geralmente é feita a magnetização da superfície que se pretende inspecionar?

15 de janeiro de 2023 às 14:57

Olá anônimo

Existem diversas formas de produzir o campo elétrico no material que se deseja fazer a inspeção de rachadura. A técnica mais comum é com um aparelho chamado Yoke, que contém em seu interior uma bobina que gera um campo magnético longitudinal quando está em contato com a peça que se pretende inspecionar.

Espero que tenha entendido

Um abraço

Anônimo
18 de janeiro de 2023 às 12:52

Existe algo que melhore a probabilidade de detecção e sensibilidade durante inspeções de partícula magnética?

18 de janeiro de 2023 às 20:19

Olá Anônimo

Você pode aplicar uma tinta de contraste branco que seja formulada para criar um fundo consistente na superfície do componente em uma inspeção de partícula magnética visível.

Os aerossóis desse tipo de tinta têm uma secagem rápida e devem ser pulverizados uniformemente, sem descamação, antes da inspeção, portanto, quando partículas magnéticas não fluorescentes / coloridas são aplicadas, as indicações aparecem claramente contra o fundo branco opaco.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top