-->

Fumarato de monometila (Bafiertam): Medicação para Esclerose Múltipla

O fumarato de monometila (Bafiertam) é uma medicação usada no tratamento de formas recorrentes de Esclerose Múltipla (EM) em adultos (incluindo síndrome clinicamente isolada, doença recorrente-remitente e doença progressiva secundária ativa).

fumarato monometila bafiertam esclerose multipla

O Fumarato de monometila é uma terapia oral administrada duas vezes ao dia. Essa medicação é bem semelhante ao Tecfidera e Vumerity, mas possui uma estrutura química distinta.

Comentários sobre a postagem


Essa postagem não foi sugerida por ninguém, mas como estou vendo que os meus queridos leitores estão curtindo esses artigos, eu resolvi continuar essa série de artigos para a alegria do pessoal. Como é de praxe, esse artigo não tem tanta relação com a engenharia química, mesmo possuindo uma formula química bem simples: C5H6O4.

Estrutura química fumarato de monometila bafiertam
Estrutura química do fumarato de monometila

Eu espero que esse artigo seja de grande ajuda para a turma da área da saúde e para as pessoas que fazem o uso (ou vão fazer) desse medicamento.

Boa leitura pessoal :)

Mecanismo de Ação


O mecanismo pelo qual o fumarato de monometila (FMM) exerce seu efeito terapêutico na esclerose múltipla é desconhecido. Acredita-se que as terapias com fumarato modulem a resposta imune subjacente à EM para ser menos inflamatória, e que o fumarato tenha propriedades antioxidantes que podem ser protetoras contra danos ao cérebro e à medula espinhal.

Os testes com essa medicação demonstraram que o FMM ativa a via do fator nuclear (derivado do eritroide 2) relacionado ao fator 2 (Nrf2) in vitro e in vivo em animais e humanos.

A via do Nrf2 está envolvida na resposta celular ao estresse oxidativo. O FMM foi identificado como um agonista do receptor do ácido nicotínico in vitro.

Antes de tomar este medicamento


O paciente não deve usar essa medicação caso tenha tido uma reação alérgica grave ao fumarato de diroximel ou fumarato de dimetila (Tecfidera); ou se o mesmo também usa alguma dessas duas medicações.

Além disso, o paciente também deve informar ao seu medico se já teve:

  • Contagem baixa de glóbulos brancos;
  • Uma infecção; ou
  • Doença hepática.
A paciente também deve informar ao seu médico se estiver grávida ou amamentando. O fumarato de monometila não foi aprovado para ser usado por menores de 18 anos.

Como usar essa medicação


O paciente deve usar a medicação exatamente da mesma maneira como foi prescrita pelo seu medico, pois o mesmo ocasionalmente pode alterar a sua dose.

Antes de tomar essa medicação, o paciente deve fazer um exame de sangue para se certificar de que não tem condições que o impeçam de usar essa medicação com segurança. O paciente pode tomar essa medicação com ou sem alimento. Além disso, as capsulas desse medicamento devem ser engolida inteira e não amassada, mastigada, partida ou aberta.

Quando o paciente inicia o tratamento com essa medicação, ele usará uma "dose inicial" por 7 dias, e depois usará uma "dose de manutenção" enquanto continua a tomar esse medicamento

O fumarato de monometila pode causar rubor (uma sensação de calor ou formigamento sob a pele). O médico também pode recomendar que o paciente tome uma aspirina 30 minutos antes de tomar essa medicação para poder ajudar a prevenir o rubor. Além disso, o paciente deve tomar apenas o tipo e a quantidade de aspirina que seu médico recomendar.

O paciente deve avisar o seu médico se tiver sinais de infecção, como febre, calafrios, sintomas semelhantes aos da gripe ou feridas na pele. Além disso, as novas doses dessa medicação podem ser adiadas até que a infecção desapareça.

O paciente também precisará fazer exames médicos com mais frequência para evitar problemas com essa medicação. O frasco com esse medicamento deve ser guardado na geladeira e não pode ser congelado.

Após a abertura, o frasco deve ser guardado em temperatura ambiente, longe de umidade, calor e luz. As cápsulas devem ser mantidas no frasco original. As cápsulas não utilizadas 3 meses após a primeira abertura do frasco devem ser jogadas fora.

Efeitos colaterais do fumarato de monometila


O paciente deve ficar bem atento ao usar essa medicação, pois uma reação alérgica a esse medicamento pode causar: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta. Caso isso ocorra, o paciente deve pedir ajuda médica urgentemente.

O fumarato de monometila também pode causar uma infecção cerebral grave que pode levar à incapacidade ou morte. O paciente deve ligar urgentemente para o seu médico se tiver problemas com a fala, pensamento, visão ou movimento muscular. Esses sintomas podem começar gradualmente e piorar rapidamente.

O paciente também deve chamar o seu médico imediatamente se tiver:

  • Calor intenso, vermelhidão, queimação ou coceira sob a pele;
  • Problemas de fígado - perda de apetite, dor de estômago (lado superior direito), cansaço, urina escura, icterícia (pele ou olhos amarelados);
  • Sinais de infecção - febre, calafrios, sudorese, feridas na boca, dor de cabeça, confusão, rigidez do pescoço, sensibilidade à luz, vômitos, diarreia intensa; ou
  • Sintomas do vírus do herpes - sintomas semelhantes aos da gripe, herpes labial ao redor da boca, formigamento ou erupção cutânea com bolhas e dolorosa, dor em queimação na coxa ou parte inferior das costas.

Os efeitos colaterais mais comuns dessa medicação podem incluir:

  • Rubor (calor repentino, vermelhidão ou sensação de formigamento);
  • Dor de estômago, indigestão;
  • Náusea, vômito; ou
  • Diarreia.

Recomendação de outros artigos de medicamentos para Esclerose Múltipla


Esse artigo faz parte de uma série de artigos que eu fiz referente a medicações que são usadas para o tratamento de esclerose múltipla. Eu fiz essa série de artigos a pedidos dos leitores do blog que são portadores dessa doença, e que carecem de informações sobre a parte química e bioquímica desses medicamentos.

Além dos artigos recomendados que aparecem abaixo desse artigo, o blog também tem um artigo que tem uma lista que linka para outros artigos referentes a medicações para esclerose multiplica.


Se você for um paciente que está passando por tratamento, ou algum curioso que é interessado no assunto. Eu espero que o link acima desta lista de medicamentos te ajude bastante, pois eu já falei de boa parte dos medicamentos aqui no blog, e também sei bem que o tratamento dessa doença não é nada fácil.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

4 Comentários de "Fumarato de monometila (Bafiertam): Medicação para Esclerose Múltipla "

Anônimo
4 de dezembro de 2021 às 14:23

O que acontece se o paciente esquecer de tomar uma dose?

4 de dezembro de 2021 às 21:16

Olá anônimo

O paciente tem que tomar o medicamento assim que puder, mas deve pular a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. O paciente não deve tomar duas doses de uma vez, pois esse medicamento é bem forte.

Espero que tenha entendido

Um abraço

25 de fevereiro de 2022 às 20:53

Eu tomo fumarato de dimetila.Queria saber se posso colocar dentro da geladeira E tbm tem calafrios e falta de ar de vez enquando. É normal?

26 de fevereiro de 2022 às 15:29

Olá Anônimo

O fumarato de dimetila (TECFIDERA) é um medicamento que deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Os blísteres (as cartelas desse medicamento) devem ser mantidos dentro da embalagem para protegê-los da luz.

Além disso, o prazo de validade do fumarato de dimetila é de 48 meses a partir da data de fabricação, desde que observados os cuidados de conservação. Eu te aconselho a guardar essa medicação em um local fresco, pois essa medicação não pode ser guardada em um local muito frio.

Já em relação a esses sintomas, eu recomendo que você fale com o seu médico, pois essa falta de ar não é normal.

POR FAVOR FALE COM O SEU NEUROLOGISTA O MAIS RÁPIDO POSSIVEL

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top