-->

Planta do tabaco: Cultivo, Colheita e as Doenças e Pragas

A planta do tabaco é muitas vezes chamada pelo nome de seu gênero, Nicotiana. Existem cerca de 60 espécies, sendo a maioria delas, nativas da América tropical. A planta é amplamente cultivada em países como a China, Índia, Brasil, Rússia, Turquia e Estados Unidos, sendo que neste, um terço do tabaco cultivado é exportado.

plantação de tabaco
Plantação de tabaco
Observação: O site é totalmente contra o consumo do tabaco, devido aos riscos que o mesmo oferece a saúde. O texto abaixo apenas fala de forma didática sobre o cultivo, colheita, e as doenças e pragas que são comuns nas plantações de tabaco.

Espécies de Tabaco



Algumas variedades da planta são usadas geralmente para fins ornamentais, sendo que apenas duas espécies, a Nicotiana rustica e a Nicotiana tabacum são usadas no comércio, e no caso da N. rustica, seu cultivo é comercializado apenas em algumas partes da Europa e Ásia.

A N. tabacum, muitas vezes chamado simplesmente de tabaco, é a espécie mais importante. Ela é um tipo de erva que se adapta bem para cultivo em climas subtropicais e temperados em muitas partes do mundo.

A planta do tabaco é anual, e pode crescer até 3 metros de altura. A planta cresce bem em solos leves e arenosos, onde há um bom escoamento de água e uma boa aeração. As folhas da planta do tabaco são grandes e ovais, com extremidades arredondadas ou pontiagudas. As folhas e caules da planta são cobertos com pelos, sendo que alguns exalam um fluido viscoso. As variedades mais cultivadas têm folhas que variam em comprimento de 50 a 60 centímetros e a largura é aproximadamente a metade de seu comprimento. As flores das plantas, em forma de tubo, têm uma variedade de cor do creme esverdeado ao rosa ou vermelho. As sementes da planta são muito pequenas, e uma planta geralmente produz 200.000 ou mais.

Cerca de 100 variedades de tabaco têm sido desenvolvidas. As variedades são geralmente identificadas de acordo com a forma de como elas são curadas, por exemplo, o tabaco pode ser curado pelo ar, fogo ou até pela combustão de cura. Além desses métodos, em lugares como Turquia, Grécia, Bulgária, Macedônia, Romênia e países mediterrâneos, eles curam o tabaco usando um método que é denominado de sol de cura, em que eles secam o tabaco com a luz do sol, para produzir um cigarro com baixo teor de açúcar e nicotina.

Cultivo do Tabaco


Embora o tabaco seja de origem tropical, ele é cultivado em todo o mundo. O N. tabacum requer um período de 100 a 130 dias a partir da data de transplante até o amadurecimento no campo. N. rústica, que é bastante cultivada em certas partes da Índia e em alguns países da Transcaucásia, amadurece antes da N. tabacum.
folha do tabaco
Folha do tabaco
O requisito primordial para o sucesso no cultivo do tabaco é o bom desenvolvimento de mudas sadias, para o transplante em um tempo adequado. O solo deve ser fértil e com uma boa drenagem, estar em uma área protegida de ventos e deve ter uma boa exposição ao sol, para uma boa lavoura. Além disso, o solo deve ser em geral parcialmente esterilizado por queima, vapor, ou uso de produtos químicos, tais como brometo de metila para o controle de doenças, ervas daninhas, insetos e nematóides (uma classe de vermes parasitas).

Os fertilizantes do plantio de tabaco geralmente são aplicados antes da semeadura a uma taxa de 0,3 a 1 kg por metro quadrado, sendo que antes da aplicação, o solo é preparado de modo que quando a máquina começar a semear uniformemente o solo, as sementes fiquem cobertas pela terra. Após 8 a 10 semanas, as plantas de tabaco têm cerca de 10 a 18 cm de comprimento e estão prontas para serem transplantadas para um campo.

No campo, as máquinas de transplante de tabaco são amplamente utilizadas em algumas áreas, mas a maioria do tabaco existente no mundo é plantada com a mão. Quando o solo está seco, adiciona-se água para aumentar a chance da planta transplantada de sobreviver, sendo que antes da planta ser transplantada, a fumigação do solo deve ser feita, pois dependendo do solo, a presença de nematóides é comum, por isso, a fumigação deve ser feita para ajudar a reduzir os danos causados pela sua atividade parasítica.

Tipo de solo para o seu plantio


As exigências do tipo de solo e de fertilizantes variam muito com o tipo de tabaco que se deseja plantar, sendo que um solo bem drenado com uma boa aeração é algo desejável para o desenvolvimento de todos os tipos. Além disso, o solo deve conter todos os nutrientes necessários para que a planta não desenvolva alguma deficiência durante seu crescimento, e ainda, deve ser preparado e cultivado para controlar ervas daninhas e promover o crescimento rápido e contínuo de tabaco.

Os espaçamentos das plantas no campo variam muito de acordo com o tipo de tabaco, sendo que o espaçamento de alguns tipos pode chegar a ter mais de um metro e meio. As grandes folhas de tabacos que são cultivadas nos Estados Unidos e em muitos outros países são podadas, quando a planta atinge um tamanho desejado, normalmente durante ou logo após a floração, para aumentar o desenvolvimento da folha, proporcionando aumento da produtividade.

Doenças e pragas


As doenças mais comuns são: a podridão negra da raiz, fusariose, infecção pelo vírus mosaico do tabaco, mancha bacteriana, míldio ou mofo azul, Black shank (canela-preta do tabaco), orobanche (também conhecida como broomrape, que é uma planta parasita) e witchweed (também chamada de striga, outra planta parasita). Estas doenças podem ser controladas através de saneamento, rotação de culturas, sprays fumigantes e pela plantação de estirpes resistentes a doenças.

Algumas dessas doenças como a mancha bacteriana, fusariose, Black shank e a podridão negra da raiz, estão atacando menos o tabaco graças ao cruzamento de espécies, que tem tornado a planta mais resistente a essas doenças, sendo algumas das variedades de tabaco com características desejadas para o cruzamento: N. longiflora, N. debney, N. glutinosa, e algumas estirpes da N. tabacum.

As pragas mais comuns de insetos são as larvas do besouro verde, lagartas, besouros saltadores, larvas de mariposa, gafanhotos e pulgões; sendo que os besouros causam danos nas folhas armazenadas, e por vezes no produto fabricado. Essas pragas de insetos podem ser controladas no crescimento da planta através do uso de compostos químicos fumigantes, que são eficazes no controle e na redução do aparecimento dessas pragas.

Colheita do tabaco


O tabaco é colhido de 70 a 130 dias após o transplante, podendo ser colhido por dois métodos, em que o primeiro a planta inteira é cortada e a divisão do caule é pendurada em uma vara de tabaco ou ripa, e o segundo, as folhas são removidas em intervalos de acordo com seu amadurecimento.

As folhas usadas em charutos e os tabacos aromáticos são amarrados usando uma espécie de agulha, e são deixados para serem curadas por um processo de cura por combustão, usando uma corda amarrada a uma ripa ou vara que é pendurada em um galpão de cura, sendo que para evitar fraturas e quebras durante o manuseio na cura, é bom que a folha seja murchada sem o calor da luz do sol. O tabaco deve ser deixado para secar por um período que pode variar de algumas horas até dois dias para murchar.

colheita do tabaco
Colheita do tabaco

Tabaco que faz menos mal a saúde


Não existe tabaco menos nocivo a saúde, pois todas as espécies contem nicotina e outras substâncias cancerígenas. O tabagismo mata mais de 200 mil pessoas por ano no Brasil

Atualmente existem diversas formas de tabaco no mercado, e as pessoas geralmente acham que algumas formas são seguras e não causam problemas de saúde. Como já foi dito acima, isso não é verdade, pois até as supostas formas mais “leves” de tabaco podem ser extremamente nocivas à saúde.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

8 Comentários de "Planta do tabaco: Cultivo, Colheita e as Doenças e Pragas"

Anônimo
19 de maio de 2023 às 10:08

por que o tabagismo é considerado um problema ambiental?

20 de maio de 2023 às 22:01

Olá anônimo

O tabagismo é considerado um problema ambiental por causa dos efeitos negativos que o fumo e a produção de cigarros têm sobre o meio ambiente. Aqui abaixo estão algumas razões pelas quais o tabagismo é considerado uma questão ambiental:

- Produção de cigarros: A fabricação de cigarros envolve o cultivo de tabaco, que requer grandes quantidades de água, fertilizantes e pesticidas. Esses produtos químicos podem contaminar o solo, a água e o ar, afetando negativamente os ecossistemas locais.

- Desmatamento: O cultivo de tabaco muitas vezes leva ao desmatamento de grandes áreas de florestas para dar lugar às plantações. A perda de florestas contribui para a diminuição da biodiversidade, a degradação do solo e a liberação de dióxido de carbono, contribuindo para as mudanças climáticas.

- Resíduos de cigarro: Os cigarros são o produto de consumo mais comum do mundo e, infelizmente, muitos deles são descartados de forma inadequada. Os filtros de cigarro, que contêm plástico, são uma fonte significativa de poluição ambiental. Eles podem levar anos para se decompor e podem ser prejudiciais à vida selvagem quando ingeridos acidentalmente.

- Poluição do ar: A fumaça do tabaco contém uma mistura de substâncias tóxicas e poluentes, incluindo monóxido de carbono, amônia, formaldeído e benzeno. Essas substâncias são liberadas para o ar quando os fumantes exalam fumaça ou quando cigarros são queimados. A poluição do ar causada pelo tabagismo afeta tanto os fumantes quanto as pessoas ao seu redor, contribuindo para problemas respiratórios, doenças cardiovasculares e outras condições de saúde.

- Impactos na água: A produção de cigarros e o descarte inadequado de resíduos de cigarro podem contaminar as fontes de água próximas com produtos químicos tóxicos, como pesticidas, nicotina e metais pesados. Isso pode prejudicar a qualidade da água potável e afetar a vida aquática.

- Incêndios florestais: O descarte inadequado de pontas de cigarro acesas pode causar incêndios florestais, especialmente em áreas secas e propensas a incêndios. Esses incêndios podem ter um impacto devastador na vida selvagem, destruir habitats naturais e liberar grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera.

Analisando os tópicos acima podemos concluir que o tabagismo é considerado um problema ambiental devido aos seus efeitos negativos sobre o solo, a água, o ar, a biodiversidade e as mudanças climáticas. É importante conscientizar sobre essas questões e promover a adoção de práticas mais sustentáveis para reduzir o impacto ambiental do tabagismo.

Espero ter conseguido tirar a sua duvida

Um abraço

Anônimo
30 de maio de 2023 às 09:59

O que o tabaco causa de mal e de bom no nosso organismo?

30 de maio de 2023 às 21:37

Olá anônimo

O tabaco é conhecido por causar uma série de problemas de saúde significativos e é considerado uma das principais causas evitáveis de doenças e mortes em todo o mundo. Aqui estão alguns dos efeitos negativos do tabaco no organismo:

-Câncer: O tabagismo está fortemente associado a vários tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, boca, garganta, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero e outros.

-Doenças respiratórias: Fumar pode levar ao desenvolvimento de doenças respiratórias crônicas, como bronquite crônica e enfisema. Também pode agravar condições como asma.

-Doenças cardiovasculares: O tabaco é um fator de risco significativo para doenças cardíacas, como doença coronariana, ataque cardíaco, derrame e aneurisma.

-Danos aos pulmões: Fumar causa danos aos pulmões, resultando em redução da capacidade pulmonar, tosse crônica, falta de ar e outras doenças pulmonares.

-Complicações na gravidez: Fumar durante a gravidez aumenta o risco de complicações, como parto prematuro, baixo peso ao nascer e problemas de saúde em recém-nascidos.

Além desses efeitos negativos, é importante ressaltar que não há benefícios diretos do tabaco para a saúde. O consumo de tabaco é muito prejudicial e está associado a uma série de riscos à saúde. Se você é fumante, eu aconselho a parar de fumar antes que seja tarde.

Espero que essas informações lhe ajudem

Um abraço

Anônimo
2 de junho de 2023 às 19:43

Você sabe alguma coisa sobre o tabaco bolado e o tabaco misturado com camomila?

2 de junho de 2023 às 23:09

Olá anônimo

O termo "tabaco bolado" refere-se a um método de preparação e consumo de tabaco que envolve enrolar o tabaco em uma folha ou papel para fumar, semelhante ao que é feito com os cigarros tradicionais. O tabaco bolado é popularmente utilizado em alguns países da América Latina, como por exemplo, o próprio Brasil.

No entanto, é importante ressaltar que o consumo de tabaco em qualquer forma, seja bolado, em cigarros ou em outros produtos, é prejudicial à saúde. O tabaco contém substâncias nocivas, como a nicotina e o alcatrão, que são associadas a uma série de problemas de saúde, como doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer.

Quanto ao tabaco misturado com camomila, é possível que algumas pessoas optem por adicionar camomila ao tabaco para proporcionar um sabor ou aroma diferente. No entanto, isso não altera os riscos à saúde associados ao consumo de tabaco.

É importante destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras autoridades de saúde recomendam evitar o consumo de tabaco em todas as suas formas para proteger a saúde e reduzir os riscos associados ao tabagismo. Se você é fumante, é altamente recomendável buscar ajuda para abandonar o hábito e adotar um estilo de vida mais saudável.

#ficaadica ;)

Um forte abraço

Anônimo
6 de junho de 2023 às 13:33

Existe algum tipo de tabaco para mascar?

6 de junho de 2023 às 21:27

Olá anônimo

Existe sim, e esse tabaco de mascar é uma forma de tabaco processado que é consumido ao ser mastigado ou colocado entre a gengiva e a bochecha. Ao ser mascado, os produtos químicos do tabaco são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea através da boca.

O tabaco de mascar pode ser encontrado em diferentes formas, como folhas soltas, pedaços picados ou em forma de saquinhos semelhantes aos usados no tabaco para mergulhar (snus). Esses produtos podem conter aditivos para melhorar o sabor, como mentol, açúcar ou aromas diversos.

No entanto, é importante destacar que o consumo de tabaco de mascar apresenta riscos significativos à saúde. A exposição prolongada às substâncias químicas encontradas no tabaco pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo câncer de boca, doenças periodontais, mau hálito, doenças cardíacas e pulmonares, além de vício em nicotina.

É essencial entender que, embora o tabaco de mascar possa parecer uma alternativa ao tabagismo tradicional, não é uma opção segura. O uso de qualquer forma de tabaco traz consigo riscos significativos para a saúde e é sempre recomendado buscar formas mais saudáveis de lidar com o estresse ou procurar ajuda para abandonar o hábito do tabagismo.

Espero que eu tenha sido claro

Um forte abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top