-->

Reagente de Gilman: Preparo, Exemplos e Aplicações

Descoberto pelo químico americano Henry Gilman na década de 30, o reagente de Gilman é um reagente organocuprato que consiste basicamente em lítio, cobre e um grupo alquil com a fórmula molecular [R-Cu-R]-Li+ (dialquilcuprato de lítio).

Foto de Henry Gilman
Foto de Henry Gilman

Esse tipo de reagente é usado para sintetizar novos compostos que consistem em ligações carbono-carbono de alquil, aril e halogenetos de vinil.

Ao contrário dos reagentes de Grignard, esses compostos tendem a substituir o grupo haleto por um grupo R quando reagidos com haletos orgânicos. Portanto, os reagentes de Gilman têm aplicações cruciais na reação de Corey-House, que é uma síntese precedida por duas etapas preliminares para preparar o reagente de Gilman necessário a partir de um haleto de alquila

Além disso, produtos relativamente complexos podem ser sintetizados a partir de blocos simples por meio de reações de deslocamento envolvendo o reagente de Gilman.

Esquema de reação do reagente de Gilman

Preparação do reagente de Gilman


O reagente de Gilman pode ser preparado em duas etapas: Primeiramente, adicione o lítio metálico em pó a halogeneto de alquila em solvente de pentano, para formar um alquil-lítio, conforme mostrado na reação química abaixo:

preparo reagente Gilman - etapa 1

Em seguida, adicione brometo de cobre (I) ao alquil-lítio em tetra-hidrofurano a -78 ° C, para produzir o dialquilcuprato de lítio (reagente de Gilman), conforme mostrado na reação química abaixo:

preparo reagente Gilman - etapa 2

Exemplos da reação do reagente de Gilman


O reagente de Gilman é usado para sintetizar novos compostos usando a reação SN2 (reação de substituição nucleofílica) , bem como α, β – adição. Abaixo temos 2 exemplos de reações do reagente de Gilman.

exemplos reaçao reagente gilman
Exemplos da reação do reagente de Gilman

Aplicações do reagente de Gilman


O reagente de Gilman possui algumas aplicações bem importantes, e dentre essas aplicações estão:

  • Seu uso nas reações de adições de conjugados em cetonas alfa, beta-insaturadas.Os reagentes de Grignard não é viável nessas reações, uma vez que tendem a se adicionar ao carbono carbonílico.
  • Uso em reações SN2 que necessitem de um nucleófilo altamente eficaz.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Reagente de Gilman: Preparo, Exemplos e Aplicações"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top