-->

Reagente de Mandelin: Teste de detecção de drogas e alcaloides

Descoberto por Karl Friedrich Mandelin em 1883, o reagente de Mandelin é uma solução que pode ser usada para testar uma variedade bem ampla de medicamentos e drogas, que são conhecidos como alcalóides.

frasco com o reagente de Mandelin
Frasco com o Reagente de Mandelin

Os alcalóides são uma grande classe de compostos de ocorrência natural com estruturas complexas que geralmente incluem um anel heterocíclico contendo nitrogênio. Algumas famílias desses alcalóides incluem atrofina, codeína, cafeína, cocaína, heroína, morfina, nicotina, quinina e estricnina.

O reagente de Mandelin é geralmente usado como um simples teste para identificar presumivelmente anfetaminas e alcalóides, bem como outros compostos.

Funcionamento do Teste de Mandelin: Preparo e Resultados dos Testes


O reagente de Mandelin consiste basicamente em uma solução a 1 por cento de vandanato de amônio (NH4VO3) em ácido sulfúrico concentrado. Esse reagente é preparado pela adição de 100 mL de ácido sulfúrico concentrado (95-98%) a 1 g de vanadato de amônio.

O teste de Mandelin é realizado raspando uma pequena quantidade da substância alcalóide e adicionando uma gota do reagente de Mandelin. Após a adição dessa gota, a amostra passa por uma sequência de mudanças de cor que ocorrem com o passar do tempo. Os resultados são analisados pela observação da cor da mistura resultante e pelo tempo que leva para que a mudança de cor se torne perceptível.

O resultado final da cor do teste é formado em 1-2 minutos após o desaparecimento de qualquer cor intermediária.

Os testes com diferentes substâncias produzem mudanças de cor características quando tratados com reagente de Mandelin. A ritalina, por exemplo, produz uma cor amarela, a heroína uma cor marrom e a metanfetamina uma cor verde.

A tabela abaixo mostra a cor final produzida depois que o reagente de Mandelin é adicionado a algumas substâncias comuns.

Tabela de cores reagente mandelin
Tabela de cores do reagente de Mandelin

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Reagente de Mandelin: Teste de detecção de drogas e alcaloides "

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top