-->

Reagente de Marquis: Teste para detectar drogas

Descoberto em 1896, pelo farmacologista russo Eduard Marquis, o reagente de Marquis é uma mistura composta por formaldeído e ácido sulfúrico concentrado, que é usada em um teste simples para identificar drogas ilícitas pertencentes à família dos alcalóides e outros compostos.

frasco com o reagente de Marquis
Frasco com o reagente de Marquis

Esses alcalóides são substâncias naturais que geralmente contêm átomos de nitrogênio básico. O teste com o reagente de Marquis consegue detectar várias drogas recreativas como ecstasy, heroína, e metanfetamina podem ser detectadas neste teste.

O teste de Marquis fornece uma variedade de mudanças de cor com uma gama de compostos, Sendo esse reagente geralmente usado detectar alcalóides opiáceos, anfetaminas e metanfetaminas.

Reação reagente de Marquis metanfetamina
Reação do reagente de Marquis com a metanfetamina

Funcionamento do Teste de Marquis: Preparo e Resultados dos Testes


O reagente de Marquis pode ser preparado adicionando 100 mL de ácido sulfúrico concentrado (95–98%) 5 mL de formaldeído a 40% (v / v). Se não for usar o reagente na hora, esse reagente deve ser armazenado no freezer para maximizar a sua vida útil.

O teste de Marquis é realizado raspando uma pequena quantidade da substância alcalóide e adicionando uma gota do reagente de Marquis. Após a adição dessa gota, a amostra passa por uma sequência de mudanças de cor que ocorrem com o passar do tempo. Os resultados são analisados pela observação da cor da mistura resultante e pelo tempo que leva para que a mudança de cor se torne perceptível.

O resultado final da cor do teste é formado em 1-2 minutos após o desaparecimento de qualquer cor intermediária. O teste com a mescalina dá uma coloração laranja. Já com a morfina, dá uma cor violeta. As anfetaminas apresentam uma cor laranja-avermelhada e as metanfetaminas apresentam uma cor laranja.

A tabela abaixo mostra a cor final produzida depois que o reagente de Marquis é adicionado a algumas substâncias comuns.

Tabela de cores do reagente de marquis

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

4 Comentários de "Reagente de Marquis: Teste para detectar drogas"

29 de setembro de 2022 às 17:37

Prezado, você poderia indicar um vendedor idôneo desse reagente?
Desce já, obrigado e parabéns pela divulgação criteriosa.

30 de setembro de 2022 às 17:19

Olá Cezar

Infelizmente, eu não conheço um vendedor de confiança para te recomendar, mas eu te aconselho a ver reclamações no Reclame Aqui dos vendedores que você encontra, para fazer uma filtragem dos que são mais confiáveis.

Espero que isso te ajude

Um abraço

16 de agosto de 2023 às 14:49

Pode me ajuda? É possível a aplicação do reativo de Marquis para detecção de barbitúricos? se sim, qual a possível interpretação?

16 de agosto de 2023 às 19:44

Olá anônimo

Esse teste não serve para detectar esse composto. Eu sugiro que você use o reagente de Zwikker para detecção de barbitúricos.

Espero ter ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top