-->

Reagente de Marquis: Teste para detectar drogas

Descoberto em 1896, pelo farmacologista russo Eduard Marquis, o reagente de Marquis é uma mistura composta por formaldeído e ácido sulfúrico concentrado, que é usada em um teste simples para identificar drogas ilícitas pertencentes à família dos alcalóides e outros compostos.

frasco com o reagente de Marquis
Frasco com o reagente de Marquis

Esses alcalóides são substâncias naturais que geralmente contêm átomos de nitrogênio básico. O teste com o reagente de Marquis consegue detectar várias drogas recreativas como ecstasy, heroína, e metanfetamina podem ser detectadas neste teste.

O teste de Marquis fornece uma variedade de mudanças de cor com uma gama de compostos, Sendo esse reagente geralmente usado detectar alcalóides opiáceos, anfetaminas e metanfetaminas.

Reação reagente de Marquis metanfetamina
Reação do reagente de Marquis com a metanfetamina

Funcionamento do Teste de Marquis: Preparo e Resultados dos Testes


O reagente de Marquis pode ser preparado adicionando 100 mL de ácido sulfúrico concentrado (95–98%) 5 mL de formaldeído a 40% (v / v). Se não for usar o reagente na hora, esse reagente deve ser armazenado no freezer para maximizar a sua vida útil.

O teste de Marquis é realizado raspando uma pequena quantidade da substância alcalóide e adicionando uma gota do reagente de Marquis. Após a adição dessa gota, a amostra passa por uma sequência de mudanças de cor que ocorrem com o passar do tempo. Os resultados são analisados pela observação da cor da mistura resultante e pelo tempo que leva para que a mudança de cor se torne perceptível.

O resultado final da cor do teste é formado em 1-2 minutos após o desaparecimento de qualquer cor intermediária. O teste com a mescalina dá uma coloração laranja. Já com a morfina, dá uma cor violeta. As anfetaminas apresentam uma cor laranja-avermelhada e as metanfetaminas apresentam uma cor laranja.

A tabela abaixo mostra a cor final produzida depois que o reagente de Marquis é adicionado a algumas substâncias comuns.

Tabela de cores do reagente de marquis

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "Reagente de Marquis: Teste para detectar drogas"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top