-->

Hidróxido de Magnésio (Leite de Magnésia) – Para que serve e quais as aplicações

O hidróxido de magnésio (Mg(OH)₂) é um pó branco que é produzido em grandes quantidades a partir da água do mar através da adição de leite de cal (hidróxido de cálcio). Nessa água, esse composto forma uma suspensão conhecida como leite de magnésia, que é muito usada como antiácido e laxante.

formula quimica hidróxido de magnésio
Formula química do hidróxido de magnésio

A forma mineral sólida desse composto inorgânico é a brucita, descrita pela primeira vez em 1824 pelo mineralogista francês François Sulpice Beudant (1787 - 1850), e nomeada em homenagem ao seu descobridor, o mineralogista americano Archibald Bruce (1777-1818).

retrato archibald bruce
Retrato de Archibald Bruce


Aplicações do Hidróxido de Magnésio na Indústria e na Área Médica


Na forma de brucita, o hidróxido de magnésio é muito usado como supressor de fumaça e retardante de chama, pois se decompõe termicamente de maneira semelhante ao hidróxido de alumínio e às misturas de huntita (Mg₃Ca(CO₃)₄) e hidromagnesita (Mg₅ (CO₃) ₄ (OH) ₂ · 4H₂O), para liberar água.

Além disso, as propriedades superiores da forma sintética de hidróxido de magnésio, em termos de pureza e distribuição de tamanho de partícula, fez com que as empresas começassem a usar mais esse composto em seus projetos.

A maior aplicação industrial de hidróxido de magnésio são os retardadores de chamas para artigos como telhados, materiais de isolamento, artigos de plástico e revestimentos. O mecanismo de retardamento de chama é baseado na decomposição endotérmica do material em MgO e H₂O.

Esta reação adsorve calor, o que retarda a ignição da substância associada. A água liberada dilui gases combustíveis e inibe o oxigênio de auxiliar a combustão. Outras aplicações conhecidas de hidróxido de magnésio incluem aditivos alimentares, onde o material é usado como regulador de acidez e como precursor de outros materiais de magnésio, mais notavelmente MgO.

Além disso, o hidróxido de magnésio também é muito utilizado na indústria farmacêutica, para a fabricação de antiácidos para neutralizar o ácido estomacal ou como laxante. Embora o uso de Mg (OH) 2 para esta finalidade já tenha sido descrito em 1829 por Sir James Murray (1788–1871), que usou o hidróxido de magnésio na forma liquida para tratar o Lorde Tenente da Irlanda, o Marquês de Anglesey, de dores de estômago.

Esse composto só foi vendido pela primeira vez como remédio sob o nome comercial de '' Leite de Magnésia de Philip '' por Charles Henry Philip's em 1872.

garrafa antiga leite de magnésia
Garrafa de leite de magnésia do inicio do século XX

Esse remédio exerce sua atividade antiácido em baixas doses, de modo que todos os íons hidróxido que entram no estômago são usados para neutralizar o ácido gástrico. Já o seu efeito laxante ocorre em doses mais altas, de modo que os íons hidróxido são capazes de se mover do estômago para os intestinos, onde atraem e retêm água, aumentando assim o movimento intestinal (peristaltismo) e induzindo a vontade de defecar.

Esse composto também pode ser usado topicamente como desodorante ou para o alívio de aftas (úlceras aftosas). Hoje em dia, o leite de magnésia é geralmente vendido na forma líquida ou de comprimidos para mastigar.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

4 Comentários de "Hidróxido de Magnésio (Leite de Magnésia) – Para que serve e quais as aplicações "

Anônimo
3 de abril de 2021 às 11:44

Você sabe se o hidróxido de magnésio faz mal para as gestantes?

3 de abril de 2021 às 15:28

Olá anônimo(a)

O hidróxido de magnésio (leite de magnésia) é um laxante leve que pode ser considerado seguro para ser utilizado na gestação. No entanto, o magnésio presente no medicamento pode atravessar a barreira placentária e ser excretado em pequenas quantidades no leite materno, logo as mulheres grávidas (ou que estão amamentando) devem consultar o seu médico antes de tomar este medicamento.

Anônimo
4 de abril de 2021 às 14:48

Olá Pedro, estou com algumas dúvidas referentes a esse composto, eu quero sabe se o hidróxido de magnésio possui alta basicidade e qual o ph dele?

4 de abril de 2021 às 16:28

Olá Anônimo

O hidróxido de magnésio possui “alta basicidade”, pois o ph desse composto é algo entre 9.5 e 10.5. Além disso, esse composto é praticamente insolúvel em água e em etanol

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top