-->

Cianeto de Cobre: Usos, Riscos, e Descarte em Aterro

O cianeto de cobre (CuCN) é um pó branco cristalino (quando puro) e venenoso que pode ser produzido pela reação de cianeto de sódio com soluções de cloreto de cobre (I) ou pela reação de soluções de sulfato de cobre (II) com cianeto alcalino e hidrogenossulfito de sódio.

cianeto cobre formula quimica
Formula química do cianeto de cobre

Geralmente, esse reagente é encontrado na sua forma impura, que é um pó esbranquiçado ou de cor creme e é insolúvel em água e ácidos diluídos, mas se dissolve em meios complexantes como amônia e soluções de cianeto alcalino.

Usos do Cianeto de Cobre


O cianeto de cobre é usado principalmente em galvanoplastia devido à sua capacidade de formar cianetos complexos. Essa substância pode ser usada no revestimento químico de cobre em níquel, cromo, ferro, liga de zinco, aço e outros metais ou ligas. Além disso, tal revestimento de cobre confere brilho, suavidade, dureza e resistência.

cianeto de cobre pó branco cristalino
Amostra de pó branco cristalino de cianeto de cobre

As soluções de cianeto empregada na eletrodeposição de cobre consistem basicamente em cianeto de cobre e cianeto de sódio. O cianeto de cobre também possui outras aplicações como inseticida, catalisador em reações orgânicas de polimerização e como agente anti-incrustante em tintas marítimas.

Riscos no Manuseio do Cianeto de Cobre


O cianeto de cobre é uma substância bem tóxica, sendo as principais rotas tóxicas a inalação de poeira, ingestão e contato com a pele. Esse composto é ligeiramente solúvel em água, e a sua dissociação em íons cuprosos e cianetos no corpo pode não ser significativa, pois o papel do íon cianeto na toxicidade do cianeto de cobre não está bem estabelecido.

O risco da inalação desse composto está mais atribuído ao cobre, pois o mesmo é um irritante para a pele. Além disso, também tem o risco da formação de gases de cianeto durante um incêndio.

Descarte do Cianeto de Cobre em Aterro


Os resíduos solúveis que contem cobre podem ser concentrados por meio do uso de troca iônica, osmose reversa ou evaporadores até o ponto onde o cobre pode ser removido eletroliticamente e enviado para uma empresa de recuperação.

Se a recuperação não for viável, o cobre pode ser precipitado por álcali; e o cianeto destruído por oxidação alcalina, gerando uma lama que pode ser enviada e descartada em um aterro de resíduos químicos.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "Cianeto de Cobre: Usos, Riscos, e Descarte em Aterro"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top