-->


Cianeto de Cálcio: Processo de Produção e Uso

O cianeto de cálcio (Ca(CN)2) (também conhecido “cianeto preto”) é praticamente o único cianeto alcalino-terroso comercialmente importante. Esse composto é geralmente vendido em sua forma impura que pode ser preta (ou cinza), mas o mesmo na sua forma pura é um sólido branco.

formula quimica cianeto de calcio
Formula química do Cianeto de Cálcio

Processo de Produção do Cianeto de Cálcio


O processo de produção do cianeto de cálcio é feito basicamente a partir da hidrólise do Ca(CN)2, que ocorre em duas etapas, conforme as reações mostradas abaixo:

Ca(CN)2 + H2O  →  Ca(OH)CN + HCN

Ca(OH)CN + H2O  →  Ca(OH)2 + HCN

O hidróxido de cálcio resultante tem constantes de dissociação de 3,74 x 10-3 e 4 x 10-2, mas é muito menos solúvel em água a 0 ° C do que o hidróxido de sódio, de modo que suas soluções aquosas não são tão alcalinas.

Por exemplo, o pH de uma solução aquosa de Ca(OH)2 saturada a 25 °C (cerca de 0,0203 M) é 12,4, enquanto o pH de uma solução 0,0125 M (0,05%) de NaOH é de aproximadamente 12.

A base tem aparência e propriedades semelhantes ao do Ca(CN)2. O HCN é liberado do Ca(CN)2 pela água ou mesmo pelo vapor d'água presente na úmida relativa do ar. O cianeto de cálcio não derrete, mas forma cianamida de cálcio (CaCN2) quando aquecida a uma temperatura acima de 350 ° C.

O cianeto de cálcio, que é fabricado em grandes quantidades, é obtido por aquecimento da cianamida de cálcio bruta, que contém carbono elementar, em um forno elétrico acima de 1000° C na presença de cloreto de sódio. O resfriamento rápido aparentemente impede a reversão para cianamida de cálcio.

Esse processo de produção pode ser feito usando cianamida de cálcio em forma de flocos impuros pretos (ou cinza), pó ou blocos fundidos. O cianeto de cálcio pronto deve ser manuseado com muito cuidado, pois o mesmo quando exposto ao ar emiti o cianeto de hidrogênio, que é um gás altamente toxico.

Uso do Cianeto Cálcio e da Cianamida de Cálcio


A cianamida de cálcio mencionada acima é um pó cinza-escuro e brilhante que pode ser usado na agricultura como fertilizante, herbicida, pesticida e desfolhante para algodoeiros. Ela também pode ser usada no endurecimento de aço e como dessulfurizador na indústria de ferro e aço.

cianamida calcio cianeto
Amostra de Cianamida de Cálcio

Na indústria, a cianamida de cálcio é geralmente utilizada para a fabricação de cianeto de cálcio e dicianodiamida, a matéria-prima da melamina. Já o cianeto de cálcio é usado principalmente como inseticida e rodenticida (veneno para ratos) e na fabricação de cianeto de hidrogênio e ferrocianetos.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : quimica-inorganica
0 Comentários de "Cianeto de Cálcio: Processo de Produção e Uso"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top