-->

O que é Ponto de Fulgor?

O ponto de fulgor (também chamado de ponto de inflamação), é a menor temperatura na qual um líquido irá formar um vapor perto de sua superfície. Essa formação de vapor pode ser extremamente perigosa, pois a mesma pode provocar um “Flash Fire” - incêndio muito rápido que acaba quando o vapor inflamável é inteiramente consumido - ou algum outro tipo de incêndio maior.

demonstraçao ponto fulgor


Uso do Ponto de Fulgor


O ponto de fulgor começou a ser usado como indicador de inflamabilidade de líquidos a partir do século 19. O seu uso ganhou bastante importância com o surgimento das modernas indústrias petrolíferas, que na época tinham o querosene como seu principal produto. 

Esse querosene oriundo do petróleo era bastante usado na época como combustível para lamparinas e fogões. No entanto, após um tempo, houve uma tendência por parte das refinarias de petróleo em adulterar o querosene com a gasolina, que era o produto menos vendido na época, a fim de vender e, assim, ganhar mais dinheiro. 

Essa mistura altamente volátil causou vários incêndios e explosões em tanques de armazenamento e lâmpadas de óleo. Após esses acontecimentos, algumas medidas legais foram instituídas para reduzir o perigo, logo, métodos de ensaio foram prescritos e entre os parâmetros exigidos foi definida a medição do ponto de fulgor mínimo.

Medição do Ponto de Fulgor


O ponto de fulgor pode ser medido pelo aquecimento do líquido em análise a temperaturas específicas em condições controladas, para aplicação de uma chama. Esse teste pode ser feito em um aparelho de vaso aberto (open cup) ou de vaso fechado (closed cup), sendo que também pode se usar os dois, para se ter resultados mais precisos simulando as condições de armazenamento no local de trabalho. Abaixo uma pequena lista com o ponto de fulgor aproximado de alguns compostos:
  • Octano 12.85°C (55,13°F)
  • Iso-octano -12,22 °C (10,004°F)
  • Nonano 30.85°C (87,53 °F)
  • Decano 45.85°C (114,53 °F)
  • Benzeno -11,15°C (11,93°F)
  • Tolueno 4,85°C (39,2°F)
  • O-xileno 16,85°C (62,33°F)
  • Etilbenzeno 15.00°C (59°F)
  • Gasolina automotiva −43 °C (−45,4 °F)
  • Álcool etílico 13 °C (55,4 °F)
  • Óleo diesel automotivo 38 °C (100,4 °F)

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : segurança-no-trabalho
3 Comentários de "O que é Ponto de Fulgor?"

A medição do ponto de fulgor em vaso aberto e fechado pode apresentar grande variação? Por exemplo: liquido X ponto de fulgor em vaso fechado 95°C e ponto de fulgor em vaso aberto 80°C.

Olá Anônimo

Existe sim uma variação considerável, os testes em vasos abertos podem apresentar um valor mais alto do ponto de fulgor, pois os vapores formados são parcialmente dissipados para o ambiente. Por causa disso, não é uma boa ideia trabalha com alguns compostos em tanques abertos.

Espero ter te ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top