Descoberta por Pierre Jean Robiquet e Louis Nicolas Vauquelin em 1806, a asparagina foi o primeiro aminoácido a ser descoberto e isolado a partir de uma fonte natural, o suco de aspargo, que acabou influenciando na nomeação deste aminoácido.
![]() |
Estrutura Química da Asparagina
|
A Função e os Benefícios da Asparagina
A asparagina é um aminoácido não essencial que está envolvido na transmissão de informações para o sistema nervoso e, no desenvolvimento neural.
A asparagina também tem a função de aumentar a resistência do corpo à fadiga, e melhora o funcionamento do fígado (onde ela também pode ser produzida), ajudando no metabolismo da amônia no corpo humano, permitindo o bom funcionamento do fígado.
Além disso, um dos benefícios da asparagina é que ela funciona melhor no campo da saúde dos nervos e da proteção do fígado, sendo que ela também ajuda a manter o equilíbrio do sistema nervoso.
A asparagina faz parte do grupo dos vinte aminoácidos mais comuns em nosso planeta, sendo ela um dos principais e mais abundantes elementos que ajudam a transportar nitrogênio. Além disso, esse aminoácido é muito requisitado pelas células do nosso corpo para a produção de proteínas.
Esse aminoácido pode ser produzido pelo fígado e é reconhecido mundialmente pela sua capacidade de ajudar a aumentar bem resistência à fadiga, melhorando a resistência física do corpo.
Este aminoácido é um componente essencial das proteínas que está envolvido na sinalização, desenvolvimento neuronal e transmissão através das terminações nervosas, sendo que o mesmo também é necessário para a transformação de aminoácidos de uma forma para outra.
Além disso, a asparagina é conhecida pelo seu papel fundamental na biossíntese de glicoproteínas, bem como na síntese de diversas proteínas.
Alimentos Ricos em Asparagina e os Problemas Causados pela Falta dela
Existem vários alimentos ricos nesse aminoácido e dentre eles estão alimentos como carne, frango, laticínios, frutos do mar, peixe, ovos, aspargos, soja, nozes e grãos integrais.
A deficiência deste aminoácido pode causar um retardamento do metabolismo e afetar a produção e excreção da ureia, que é um resíduo da metabolização das proteínas. Além disso, a deficiência desse aminoácido pode causar também depressão, tonturas e dores de cabeça.
Asparagina e o Uso da Asparaginase para o Tratamento Contra o Câncer
Como já vimos, todas as células necessitam do aminoácido asparagina para permanecerem vivas. As células normais podem produzir a asparagina por si mesmas, enquanto as células cancerígenas não. A asparaginase é um medicamento quimioterápico anticâncer que se decompõe em asparagina no corpo. Como as células cancerígenas não podem produzir mais asparagina, elas morrem.
Quando a asparaginase decompõe a asparagina, é decomposta em 2 substâncias químicas, ácido aspártico e amônia. Os efeitos colaterais neurológicos observados com a asparaginase (como confusão, sonolência excessiva, agitação, desorientação ou coma) estão relacionados ao aumento dos níveis desses produtos químicos que circulam no corpo.
Devido isso, o paciente deve sempre conversar com seus médicos sobre sua condição e, tratamentos médicos específicos. Além disso, o material dessa postagem não deve substituir os conselhos de seus médicos.
Referências
- Microbiologia 10º edição – Tortora-Funke-Case- Aritmed- São Paulo- Brasil- 2012.
- http://cesamancam.ro/asparagina.html (Acessado em 13/07/2014 as 15:28)
- http://www.aminoacidsguide.com/Asn.html (Acessado em 13/07/2020 as 14:53) http://chemocare.com/chemotherapy/drug-info/asparaginase.aspx (Acessado em 13/07/2020 as 15:14)
Sobre o autor

4 Comentários de "O que é Asparagina? - Função, Benefícios, Alimentos Ricos nesse Aminoácido"
O que acontece quando se tem asparagina em excesso no nosso corpo?
Olá Luciano
A asparagina em excesso acaba saindo na urina, mas a literatura não fala muito sobre algum efeito toxico que ela possa causar. Se você está tomando algum remédio que tenha ela, fique atento, pois o seu organismo pode apresentar algum tipo de efeito alérgico. Eu te aconselho a conversar com o seu médico, pois ele vai pode te explicar melhor isso.
Espero que eu tenha te ajudado
Um abraço
O que eu posso fazer pois preciso travar a aspargina para conter um câncer de pâncreas. Não sei o que comer pois a maioria dos alimentos tem aspargina
Olá Anônimo
Você vai tem que fazer uma dieta vegana, pois os alimentos com baixo teor de asparagina incluem a maioria das frutas e vegetais, exceto os aspargos, de onde veio o nome desse aminoácido. Você vai tem que conversar com um nutricionista sobre o seu caso, pois essa dieta é meio complicada.
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)