Descoberta por Pierre Jean Robiquet e Louis Nicolas Vauquelin em 1806, a
asparagina foi o primeiro
aminoácido a ser descoberto e isolado a partir de uma fonte natural, o suco de aspargo, que acabou influenciando na nomeação deste aminoácido.
 |
Estrutura Química da Asparagina
|
Asparagina na Saúde
A asparagina é um aminoácido não essencial, que é conhecido pelo seu papel fundamental na biossíntese de glicoproteínas. Além disso, ela também é fundamental para a síntese de diversas proteínas.
No sistema nervoso humano, a asparagina está envolvida na transmissão de informações para o sistema nervoso e no desenvolvimento neural. A asparagina também aumenta a resistência do corpo à fadiga, e melhora o funcionamento do fígado (Onde ela também pode ser produzida), ajudando no metabolismo da amônia no corpo humano, permitindo o bom funcionamento do fígado.
Fontes de asparagina
A asparagina é um aminoácido, que pode ser encontrado em grandes quantidades em alimentos como carne, frango, laticínios, frutos do mar, peixe, ovos, aspargos, soja, nozes e grãos integrais.
A deficiência deste aminoácido pode causar um retardamento do metabolismo e afetar a produção e excreção da ureia, que é um resíduo do metabolização das proteínas. Além disso, a deficiência de aminoácido pode causar também depressão, tonturas e dores de cabeça.
Referências