O que é Asparagina? - Função, Benefícios, Alimentos Ricos nesse Aminoácido

Descoberta por Pierre Jean Robiquet e Louis Nicolas Vauquelin em 1806, a asparagina foi o primeiro aminoácido a ser descoberto e isolado a partir de uma fonte natural, o suco de aspargo, que acabou influenciando na nomeação deste aminoácido.
estrutura quimica asparagina formula
Estrutura Química da Asparagina

A Função e os Benefícios da Asparagina


A asparagina é um aminoácido não essencial que está envolvido na transmissão de informações para o sistema nervoso e, no desenvolvimento neural.

A asparagina também tem a função de aumentar a resistência do corpo à fadiga, e melhora o funcionamento do fígado (onde ela também pode ser produzida), ajudando no metabolismo da amônia no corpo humano, permitindo o bom funcionamento do fígado.

Além disso, um dos benefícios da asparagina é que ela funciona melhor no campo da saúde dos nervos e da proteção do fígado, sendo que ela também ajuda a manter o equilíbrio do sistema nervoso.

A asparagina faz parte do grupo dos vinte aminoácidos mais comuns em nosso planeta, sendo ela um dos principais e mais abundantes elementos que ajudam a transportar nitrogênio. Além disso, esse aminoácido é muito requisitado pelas células do nosso corpo para a produção de proteínas.

Esse aminoácido pode ser produzido pelo fígado e é reconhecido mundialmente pela sua capacidade de ajudar a aumentar bem resistência à fadiga, melhorando a resistência física do corpo.

Este aminoácido é um componente essencial das proteínas que está envolvido na sinalização, desenvolvimento neuronal e transmissão através das terminações nervosas, sendo que o mesmo também é necessário para a transformação de aminoácidos de uma forma para outra.

Além disso, a asparagina é conhecida pelo seu papel fundamental na biossíntese de glicoproteínas, bem como na síntese de diversas proteínas.

Alimentos Ricos em Asparagina e os Problemas Causados pela Falta dela


Existem vários alimentos ricos nesse aminoácido e dentre eles estão alimentos como carne, frango, laticínios, frutos do mar, peixe, ovos, aspargos, soja, nozes e grãos integrais.

A deficiência deste aminoácido pode causar um retardamento do metabolismo e afetar a produção e excreção da ureia, que é um resíduo da metabolização das proteínas. Além disso, a deficiência desse aminoácido pode causar também depressão, tonturas e dores de cabeça.

Asparagina e o Uso da Asparaginase para o Tratamento Contra o Câncer


Como já vimos, todas as células necessitam do aminoácido asparagina para permanecerem vivas. As células normais podem produzir a asparagina por si mesmas, enquanto as células cancerígenas não. A asparaginase é um medicamento quimioterápico anticâncer que se decompõe em asparagina no corpo. Como as células cancerígenas não podem produzir mais asparagina, elas morrem.

Quando a asparaginase decompõe a asparagina, é decomposta em 2 substâncias químicas, ácido aspártico e amônia. Os efeitos colaterais neurológicos observados com a asparaginase (como confusão, sonolência excessiva, agitação, desorientação ou coma) estão relacionados ao aumento dos níveis desses produtos químicos que circulam no corpo.

Devido isso, o paciente deve sempre conversar com seus médicos sobre sua condição e, tratamentos médicos específicos. Além disso, o material dessa postagem não deve substituir os conselhos de seus médicos.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

2 Comentários de "O que é Asparagina? - Função, Benefícios, Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

O que acontece quando se tem asparagina em excesso no nosso corpo?

Olá Luciano

A asparagina em excesso acaba saindo na urina, mas a literatura não fala muito sobre algum efeito toxico que ela possa causar. Se você está tomando algum remédio que tenha ela, fique atento, pois o seu organismo pode apresentar algum tipo de efeito alérgico. Eu te aconselho a conversar com o seu médico, pois ele vai pode te explicar melhor isso.

Espero que eu tenha te ajudado

Um abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top