Tiroxina - Aminoácido

A tiroxina (também conhecida como T4) é um aminoácido importante, que é sintetizado naturalmente pela glândula da tiroide. Em 1914, o cientista Edward Calvin Kendall conseguiu pioneiramente isolar este aminoácido em forma cristalina. Sendo que anos depois Charles Robert Harington descobriu a estrutura química da tiroxina e, juntamente com George Barger descobriu uma síntese para a tiroxina, em 1927.

estrutura quimica tiroxina
estrutura química tiroxina

Síntese da tiroxina


A glândula tiroide é desidratada por uma digestão com uma base, e não com um ácido. Por neutralização do produto da digestão, se precipita uma fração rica em iodo. Esta fração é recupera por uma filtração. O filtrado é recolhido e concentrado, separando a fração insolúvel que também é rica em iodo. 

Este processo é repetido varias vezes, reunindo se as diversas frações ricas em iodo, e as dialisando. A fração não dialisável é dissolvida em álcool, filtrada, evaporada e concentrada a vácuo. Assim se obtém a DL- tiroxina bruta (forma racêmica da tiroxina), que é oticamente inativa.

A L-Tiroxina (que é oticamente ativa) é obtida pela iodonização da caseína, separando se o excesso de iodo, hidrolisando a caseína iodada com hidróxido de sódio. Os passos seguintes são quase idênticos aos da obtenção da DL-tiroxina citados anteriormente.

Tiroxina e saúde


A L-tiroxina é sintetizada naturalmente da glândula da tiroide. A deficiência desse aminoácido causa sonolência, lentidão muscular, aumenta de peso, diminuição da frequência cardíaca e mixedema, sendo esses os sintomas da doença que é conhecida como hipotireoidismo.

Referências

  • Enciclopédia Química – Clark-Hawley-Harmor- Omega- Barcelona-Espanha-1961. 
  • Microbiologia 10º edição – Tortora-Funke-Case- Aritmed- São Paulo- Brasil- 2012.
  • http://saude.hsw.uol.com.br/tireoide1.htm (Acessado em 02/04/2014 as 12:56)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : aminoacidos
0 Comentários de "Tiroxina - Aminoácido"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top