Glutamina- Aminoácido

A glutamina (L-glutamina) é um aminoácido não essencial que foi descoberto por Ernst Schulze e Emil Bosshard em 1883, que conseguiu isolá-la a partir do suco de beterraba. Sendo que mais tarde, descobriu-se que a glutamina também podia ser encontrada em abundância em uma gliadina (que é uma proteína do glúten) de trigo. Em 1935, Hans Krebs descobriu a síntese da glutamina a partir da amônia e do glutamato.

estrutura quimica glutamina
Estrutura Química da Glutamina 

Funções da Glutamina


A glutamina é o aminoácido mais ativo e, está envolvida em muitos processos metabólicos. Por exemplo, no corpo, a glutamina pode se transforma em glicose, caso o corpo necessite de energia. Além disso, ela também participa na manutenção do nível de glicose no sangue e ajuda a manter a faixa de pH adequado no sangue . 

A glutamina é um aminoácido livre encontrado com abundancia nos músculos humanos e no plasma. O corpo humano utiliza taxas elevadas deste aminoácido para produzir energia e leucócitos na divisão celular e biossíntese de nucleotídeos. Alem disso, a glutamina também ajuda na eliminação de toxinas geradas durante os processos metabólicos, proteção das membranas mucosas gastrointestinais, digestão e no funcionamento do cérebro.

Fontes de glutamina


O corpo humano geralmente consegue produzir toda quantidade de glutamina necessária para o corpo, mas em algumas situações como cirurgias, exercícios extenuantes, lesões, em que o corpo não consegue sintetizar a quantidade de glutamina necessária, a reposição deste aminoácido se faz necessária. 

Nessas situações, a glutamina pode ser obtida a partir de carne, peixe, produtos lácteos, cereais integrais, beterraba, repolho, ervilhas, feijão, espinafre e salsinha. Sendo que, a glutamina é encontrada em pequenas quantidades nos legumes citados.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

Marcadores : aminoacidos
0 Comentários de "Glutamina- Aminoácido "

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top