-->

O que é Glutamina? Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido

A glutamina (L-glutamina) é um aminoácido não essencial que foi descoberto por Ernst Schulze e Emil Bosshard em 1883, que conseguiram isolá-la a partir do suco de beterraba. Sendo que mais tarde, descobriu-se que a glutamina também podia ser encontrada com abundância na gliadina (que é uma proteína do glúten) de trigo. Em 1935, Hans Krebs descobriu a síntese da glutamina a partir da amônia e do glutamato.

estrutura quimica glutamina formula função beneficios
Estrutura Química da Glutamina

A Função e os Benefícios da Glutamina



A glutamina é um aminoácido que parece ser o mais ativo e, está envolvido em muitos processos metabólicos. Por exemplo, um dos benefícios da glutamina é que ela também ser convertida em glicose se o seu corpo precisar de mais glicose como fonte de energia. Além disso, também participa da manutenção do nível normal de glicose no sangue e da faixa adequada de pH dele, que é algo entre 7,35-7,45.

A glutamina é um aminoácido livre encontrado com abundancia nos músculos humanos e no plasma. O corpo humano utiliza a glutamina em altas proporções para células que se dividem rapidamente, como leucócitos, a fim de fornecer energia a elas, isto é, para criar as melhores condições para a biossíntese de nucleotídeos. Em outras palavras, a glutamina é considerada vital para a função imunológica adequada.

A maior parte da glutamina presente no corpo é armazenada nos músculos e nos pulmões, onde ela é produzida em maior quantidade. Esse aminoácido também ajuda na remoção do excesso de amônia, que é um produto residual comum no corpo humano.

Além disso, a glutamina também se mostra importante para a digestão e para a função cerebral normal. Esse aminoácido ajuda a proteger o revestimento do trato gastrointestinal e ajuda os atletas a manter a forma física.

O corpo humano utiliza taxas elevadas deste aminoácido para produzir energia e leucócitos na divisão celular e biossíntese de nucleotídeos. Alem disso, a glutamina também ajuda na eliminação de toxinas geradas durante os processos metabólicos, proteção das membranas mucosas gastrointestinais, digestão e no funcionamento do cérebro.

Vários cientistas concordaram que a glutamina é um dos aminoácidos mais abundantes no corpo humano, sendo ela um componente bem importante dessas proteínas do corpo.

Alimentos Ricos em Glutamina


Normalmente, o corpo humano pode produzir esse aminoácido o suficiente para suas necessidades regulares, mas às vezes um estresse extremo, como um exercício muito intenso ou uma doença, pode causar uma escassez de glutamina, pois seu corpo precisará de mais aminoácidos do que pode produzir.

Além disso, algumas condições médicas, como lesões, cirurgia e estresse, geralmente reduzem os níveis desse aminoácido. De fato, quando seu corpo está estressado sob tais condições, ele libera um hormônio chamado cortisol na corrente sanguínea.

Um alto nível desse hormônio na corrente sanguínea reduz as reservas de glutamina no corpo humano, isso implica que você pode acabar tendo que tomar algum suplemento de glutamina para ajudar seu corpo a se restaurar.

Naturalmente, as pessoas são capazes de obter glutamina suficiente sem tomar um suplemento à medida que o corpo humano a produz. Além disso, você também pode obter mais glutamina através do consumo de alimentos ricos nesse aminoácido e dentre eles estão alimentos como carne, peixe, e produtos lácteos. Já alimentos como cereais integrais, beterraba, repolho, ervilhas, feijão, espinafre e salsinha, possuem uma quantidade menor desse aminoácido.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

0 Comentários de "O que é Glutamina? Função, Benefícios e Alimentos Ricos nesse Aminoácido"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top