-->

Refino do Petróleo

O Petróleo é uma mistura complexa de milhares de compostos diferentes. Entre esses compostos estão os hidrocarbonetos chegando a atingir 98% da composição total. Enxofre, nitrogênio e oxigênio são os constituintes menores mais importantes. Ainda havendo traços de metais como vanádio, níquel, sódio, cálcio, cobre e urânio

torres de refino petroleo
Torres de refino de petróleo da Petrobras, em Paulínia (SP).
Uma refinaria tem a função básica de decompor o petróleo em diferentes subprodutos, como por exemplo: gasolina, diesel e querosene. Para isso, ela recebe o petróleo na forma do chamado óleo cru das plataformas de extração e o submete ao processo de refino.

Nesse processo, o petróleo cru entra em uma fornalha, onde é aquecido; a seguir passa pela coluna de fracionamento à pressão atmosférica, onde são separadas várias frações do petróleo por diferença de volatilidade, onde os compostos com menor ponto de ebulição tendem a ir para os pratos superiores da coluna, e os compostos com maior ponto de ebulição tendem a ir para os pratos inferiores da coluna.

Depois, o resíduo da primeira torre é reaquecido e vai para a segunda torre de destilação a vácuo (ou melhor, destilação a pressão reduzida), de onde saem vários óleos lubrificantes e o resíduo final, que é o asfalto.

destilaçao fracionada petroleo
Esquema do processo de refino mostrando a coluna de destilação fracionada do petróleo e os compostos obtidos através desse processo, seguido por uma torre de destilação a vácuo onde ocorre a separação dos óleos lubrificantes.
Poucos produtos saem prontos após o refino para serem comercializados. Pois grande parte desses produtos ainda precisa ser processada quimicamente para aumentar as frações de outros produtos. Por exemplo, o caso da gasolina, como apenas 40% do petróleo cru destilado é gasolina, e necessita-se uma maior produção de gasolina para atender o mercado; acaba sendo necessário processar outras frações de petróleo (como querosene, óleo diesel e óleo lubrificante) para se obter uma fração maior de gasolina.

Refino de gasolina no Brasil


A refinaria de gasolina no Brasil é realizada principalmente por meio de refinarias estatais que são controladas pela Petrobras, a maior empresa de petróleo e gás do país. A Petrobras opera 20 refinarias no Brasil, responsáveis pela produção de combustíveis para abastecer todo o país.

Essas refinarias processam o petróleo bruto e produzem gasolina, diesel e querosene para uso no transporte. Elas também produzem lubrificantes, asfalto e outros derivados do petróleo. Além das refinarias estatais, diversas empresas privadas também operam refinarias no Brasil, produzindo combustíveis para abastecer o mercado nacional.

Estas refinarias são responsáveis por cerca de 20 a 25% do abastecimento de combustíveis brasileiro. O processo de refinamento da gasolina no Brasil é realizado de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Estas normas estabelecem padrões de qualidade para o combustível produzido e garantem que todos os combustíveis produzidos atendam os requisitos mínimos estabelecidos para uso no país.

Maior refinaria de petróleo do Brasil


A maior refinaria do Brasil é a Refinaria de Petróleo Duque de Caxias (REDUC), localizada na cidade de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Esta refinaria é operada pela Petrobras e é responsável por cerca de 25% da produção de combustíveis no país.

reduc maior refinaria de petroleo brasil
Refinaria de Petróleo Duque de Caxias (REDUC)

Maior refinaria de petróleo do mundo


A maior refinaria do mundo é a Refinaria de Jamnagar, localizada na cidade de Jamnagar, no estado de Gujarat, na Índia. Esta refinaria é operada pela Reliance Industries e tem capacidade para processar 1,24 milhão de barris de petróleo por dia. É a maior refinaria do mundo em termos de capacidade de processamento.

maior Refinaria petroleo mundo Jamnagar
Refinaria de Jamnagar vista anoite

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

4 Comentários de "Refino do Petróleo"

15 de maio de 2017 às 22:17

Parabéns pelo post! Mt bom

10 de outubro de 2018 às 14:44

muito obrigado, me ajudou muito!!!!

14 de janeiro de 2022 às 23:57

Muito legal, as parafinas e ceras estão em qual estágio? Óleos leves? C13 a c17?

22 de janeiro de 2022 às 20:08

Olá Anônimo

Essa questão é meio complicada, pois isso vai depende do esquema do refino e do tipo de petróleo que está sendo refinado. Além disso, o esquema acima é algo meramente didático para dar para vocês uma noção do que pode ser obtido a partir do refino do petróleo

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top