O Petróleo é uma mistura complexa de milhares de compostos diferentes. Entre esses compostos estão os hidrocarbonetos chegando a atingir 98% da composição total. Enxofre, nitrogênio e oxigênio são os constituintes menores mais importantes. Ainda havendo traços de metais como vanádio, níquel, sódio, cálcio, cobre e urânio
![]() |
Torres de refino de petróleo da Petrobras, em Paulínia (SP). |
Uma refinaria tem a função básica de decompor o petróleo em diferentes subprodutos, como por exemplo: gasolina, diesel e querosene. Para isso, ela recebe o petróleo na forma do chamado óleo cru das plataformas de extração e o submete ao processo de refino.
Nesse processo, o petróleo cru entra em uma fornalha, onde é aquecido; a seguir passa pela coluna de fracionamento à pressão atmosférica, onde são separadas várias frações do petróleo por diferença de volatilidade, onde os compostos com menor ponto de ebulição tendem a ir para os pratos superiores da coluna, e os compostos com maior ponto de ebulição tendem a ir para os pratos inferiores da coluna.
Depois, o resíduo da primeira torre é reaquecido e vai para a segunda torre de destilação a vácuo (ou melhor, destilação a pressão reduzida), de onde saem vários óleos lubrificantes e o resíduo final, que é o asfalto.
![]() |
Esquema do processo de refino mostrando a coluna de destilação fracionada do petróleo e os compostos obtidos através desse processo, seguido por uma torre de destilação a vácuo onde ocorre a separação dos óleos lubrificantes. |
Poucos produtos saem prontos após o refino para serem comercializados. Pois grande parte desses produtos ainda precisa ser processada quimicamente para aumentar as frações de outros produtos. Por exemplo, o caso da gasolina, como apenas 40% do petróleo cru destilado é gasolina, e necessita-se uma maior produção de gasolina para atender o mercado; acaba sendo necessário processar outras frações de petróleo (como querosene, óleo diesel e óleo lubrificante) para se obter uma fração maior de gasolina.
Referências
- http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo.htm(Acessado em 02/08/2012 as 22:37)
- http://www.algosobre.com.br/quimica/petroleo.html(Acessado em 02/08/2012 as 22:58)
- Química Geral, Química Orgânica, Volume 3, 6º edição, Ricardo Feltre, Editora moderna, 2004
- http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-uma-refinaria-de-petroleo (Acessado em 18/07/2013 as 09:14)
- http://www.cetesb.sp.gov.br/gerenciamento-de-riscos/Vazamento%20de%20Oleo/222-Aspectos%20F%C3%ADsico-Qu%C3%ADmicos (Acessado em 18/07/2013 as 09:46)
- http://www.infoescola.com/quimica/refinaria-de-petroleo/ (Acessado em 18/07/2013 as 12:14)
Sobre o autor

Marcadores :
processo-industrial,
transferencia-de-massa
2 Comentários de "Refino do Petróleo"
Parabéns pelo post! Mt bom
muito obrigado, me ajudou muito!!!!
Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)