-->

Processo de produção da cerveja

A cerveja é uma bebida composta por 4 ingredientes básicos: água, malte, lúpulo e levedura, obtida a partir da fermentação natural da cevada (ou de outra fonte de amido fermentável , como trigo ou arroz), na qual o açúcar existente nos próprios ingredientes é transformado em álcool. A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo inteiro.


marcas cervejas brasileiras
Algumas marcas de cervejas brasileiras

Acredita-se, que a cerveja tenha sido a primeira bebida alcoólica desenvolvida pelo homem. A cerveja surgiu por volta de 8000 a.C a 6.000 a.C , e foi largamente consumida pelos Egípcios, babilônicos, assírios e sumérios na antiguidade.

Processo de Produção da Cerveja


A produção da cerveja é um processo bioquímico , que começa no campo com colheita da cevada e vai até a produção da cerveja e o seu armazenamento em latinhas, garrafas e barris. O processo envolve varias etapas: maltagem, brassagem, fermentação, maturação, filtração e envasamento e pasteurização.

interior industria cervejeira processo
Interior de uma industria cervejeira

Maltagem


Após a colheita da cevada no campo, ela segue para as maltarias. As Maltarias têm a função de umedecer, germinar e secar os grãos da cevada. Assim transformando o amido do cereal em açúcar fermentável, processo que é essencial para a criação da cerveja.

A primeira etapa do processo na maltaria é a maceração. Os grãos de cevada recebem água e oxigênio e, após algumas horas, ficam prontos para a germinação. Na segunda etapa, que dura alguns dias, é que se formam enzimas que preparam o amido e as proteínas do cereal. Assim dando origem ao malte.

Em seguida, o mosto é filtrado e refiltrado, para eliminar o bagaço de malte. Após filtrado, o mosto é bombeado para uma caldeira. Onde a fervura intensa da caldeira não só esteriliza o mosto, como também ajuda a definir a cor e sabor da cerveja. Nessa etapa o lúpulo é adicionado , ele é o ingrediente responsável pelo sabor amargo, que age como se fosse o tempero da cerveja melhorando seu gosto,proporcionando aromas florais e herbais que preservam a cerveja.

No final da maltagem, o malte passa por uma torrefação (secagem). E dependendo da intensidade do processo e da água que foi usada na germinação da cevada, o malte pode acabar assumindo colorações e aromas diferentes que contribuem para formar a personalidade da cerveja. Cervejas escuras, por exemplo, têm aroma de malte torrado.

plantação de cevada
plantação de cevada

Brassagem


Antes da brassagem, o malte passa por uma moagem. Essa moagem do malte tem a função de expor a parte interna do malte para concluir a ação enzimática. Já moído, o malte segue para um tanque com água quente. Onde essa mistura é cozida em um processo que é feito em uma faixa de temperatura que ativa as enzimas do cereal e, transforma o amido da mistura em açúcar fermentável. O resultado desse processo é um líquido turvo, grosso e adocicado, chamado de mosto.

sala brasagem grade industria cervejeira
Sala de Brasagem em uma grade industria cervejeira

Fermentação


O mosto recebe os levedos e é acondicionado em grandes tanques. Nessa fase do processo, o fermento transforma o açúcar do mosto (maltose e a glicose) em álcool e gás carbônico. Produzindo substâncias em pequena quantidade que são responsáveis pelo aroma e o sabor do cerveja.

O controle da temperatura varia de acordo com os tipos de cerveja. Por exemplo, cervejas do tipo Lager são fermentadas em temperaturas mais baixas, já as tipo do Ale, fermentam em temperaturas um pouco mais elevadas. O processo é determinante para o sabor da cerveja. Após a fermentação a cerveja é resfriada a 0º C e os sedimentos resultantes são separados por decantação.

levedura saccharomyces cerevisiae produçao cerveja
A levedura saccharomyces cerevisiae é mais usada para a produção de cerveja

Maturação


Nessa fase do processo, acontecem pequenas e sutis transformações, que ajudam a melhorar o sabor da cerveja. Nessa fase, as substâncias indesejadas oriundas da fermentação e o açúcar residual são consumidos pelas células de fermento remanescentes, fenômeno que é conhecido como fermentação secundária. O processo de maturação costuma levar de seis a trinta dias, em razão da cepa de fermento e do toque pessoal do cervejeiro. Depois da maturação, a cerveja está praticamente pronta, com aroma, sabor e corpo já definidos.

maturadores cerveja pequeno porte
Maturadores de cerveja de pequeno porte

Filtração


Nessa etapa, depois de maturada, a cerveja passa por um processo de filtração para eliminar partículas restantes de leveduras em suspensão. Esse processo não altera a composição nem o sabor da cerveja, mas é necessário para garantir que a cerveja esteja transparente e brilhante. Porém, tem algumas cervejas de alta fermentação que não passam por esse processo e mantêm essas partículas de levedura em suspensão. Pois em algumas cervejas são essas partículas que conferem personalidade ao sabor, corpo e aroma da cerveja.

filtro pequeno porte usado filtragem cerveja
Filtro de pequeno porte usado para a filtragem de cerveja

Acabamento


Nessa fase de acabamento, a cerveja recebe dióxido de carbono e outras substâncias que irão garantir a qualidade da cerveja e aumentaram seu tempo de prateleira, como estabilizantes e antioxidantes.

Envasamento


Nessa fase de envasamento,a cerveja é colocada em garrafas, latas e barris.
processo envasamento garrafas cerveja
Processo de envasamento das garrafas de cerveja

Pasteurização


Após o envasamento, a cerveja envasada é submetida a um processo de pasteurização. Nesse processo a cerveja é aquecida até 60º C e resfriada até chegar à temperatura ambiente. Esse choque térmico aumenta a durabilidade da cerveja, podendo estender a validade da cerveja até seis meses depois da fabricação. O processo usado em cervejas de lata e garrafa, não alteram a composição da cerveja nem o sabor.

processo-pasteurizaçao-garrafas-cerveja
Processo de pasteurização de garrafas de cerveja

Diferentemente das latas e garrafas de cerveja, os barris de cerveja normalmente não são pasteurizados. Pois o chope, que é uma cerveja que não é pasteurizada, vai para bares e restaurantes, onde é consumido mais rapidamente, assim, não necessitando do processo de pasteurização.

Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

1 Comentários de "Processo de produção da cerveja"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top