-->

Processo de produção da cerveja

A cerveja é uma bebida composta por 4 ingredientes básicos: água, malte, lúpulo e levedura, obtida a partir da fermentação natural da cevada (ou de outra fonte de amido fermentável , como trigo ou arroz), na qual o açúcar existente nos próprios ingredientes é transformado em álcool. A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo inteiro.

processo produção cervejas marcas brasileiras

Acredita-se, que a cerveja tenha sido a primeira bebida alcoólica desenvolvida pelo homem. A cerveja surgiu por volta de 8000 a.C a 6.000 a.C , e foi largamente consumida pelos Egípcios, babilônicos, assírios e sumérios na antiguidade.

Processo de Produção da Cerveja


A produção da cerveja é um processo bioquímico , que começa no campo com colheita da cevada e vai até a produção da cerveja e o seu armazenamento em latinhas, garrafas e barris. O processo envolve varias etapas: maltagem, brassagem, fermentação, maturação, filtração e envasamento e pasteurização.

Interior de uma industria cervejeira processo de produção
Interior de uma industria cervejeira

Maltagem


Após a colheita da cevada no campo, ela segue para as maltarias. As Maltarias têm a função de umedecer, germinar e secar os grãos da cevada. Assim transformando o amido do cereal em açúcar fermentável, processo que é essencial para a criação da cerveja.

plantação de cevada processo produção cerveja
Plantação de cevada

A primeira etapa do processo na maltaria é a maceração. Os grãos de cevada recebem água e oxigênio e, após algumas horas, ficam prontos para a germinação. Na segunda etapa, que dura alguns dias, é que se formam enzimas que preparam o amido e as proteínas do cereal. Assim dando origem ao malte.

Em seguida, o mosto é filtrado e refiltrado, para eliminar o bagaço de malte. Após filtrado, o mosto é bombeado para uma caldeira. Onde a fervura intensa da caldeira não só esteriliza o mosto, como também ajuda a definir a cor e sabor da cerveja. Nessa etapa o lúpulo é adicionado , ele é o ingrediente responsável pelo sabor amargo, que age como se fosse o tempero da cerveja melhorando seu gosto,proporcionando aromas florais e herbais que preservam a cerveja.

No final da maltagem, o malte passa por uma torrefação (secagem). E dependendo da intensidade do processo e da água que foi usada na germinação da cevada, o malte pode acabar assumindo colorações e aromas diferentes que contribuem para formar a personalidade da cerveja. Cervejas escuras, por exemplo, têm aroma de malte torrado.

processo de maltagem da cerveja produção
Inicio do processo de maltagem da cerveja

Brassagem


Antes da brassagem, o malte passa por uma moagem. Essa moagem do malte tem a função de expor a parte interna do malte para concluir a ação enzimática. Já moído, o malte segue para um tanque com água quente. Onde essa mistura é cozida em um processo que é feito em uma faixa de temperatura que ativa as enzimas do cereal e, transforma o amido da mistura em açúcar fermentável. O resultado desse processo é um líquido turvo, grosso e adocicado, chamado de mosto.

brasagem processo produção cerveja industria
Sala de Brasagem em uma grade industria cervejeira

Fermentação


O mosto recebe os levedos e é acondicionado em grandes tanques. Nessa fase do processo, o fermento transforma o açúcar do mosto (maltose e a glicose) em álcool e gás carbônico. Produzindo substâncias em pequena quantidade que são responsáveis pelo aroma e o sabor do cerveja.

O controle da temperatura varia de acordo com os tipos de cerveja. Por exemplo, cervejas do tipo Lager são fermentadas em temperaturas mais baixas, já as tipo do Ale, fermentam em temperaturas um pouco mais elevadas. O processo é determinante para o sabor da cerveja. Após a fermentação a cerveja é resfriada a 0º C e os sedimentos resultantes são separados por decantação.

levedura saccharomyces cerevisiae produçao cerveja
A levedura saccharomyces cerevisiae é mais usada para a produção de cerveja

Maturação


Nessa fase do processo, acontecem pequenas e sutis transformações, que ajudam a melhorar o sabor da cerveja. Nessa fase, as substâncias indesejadas oriundas da fermentação e o açúcar residual são consumidos pelas células de fermento remanescentes, fenômeno que é conhecido como fermentação secundária. O processo de maturação costuma levar de seis a trinta dias, em razão da cepa de fermento e do toque pessoal do cervejeiro. Depois da maturação, a cerveja está praticamente pronta, com aroma, sabor e corpo já definidos.

maturadores cerveja processo produção industria
Maturadores de cerveja de pequeno porte

Durante esse período, as partículas de lúpulo e outros sedimentos se sedimentam no fundo da cuba de maturação, e também ocorre a carbonatação natural da cerveja.

A carbonatação é o processo de adição de dióxido de carbono na cerveja para dar-lhe a sua característica de espuma. O dióxido de carbono é obtido de duas formas principais: naturalmente durante a fermentação ou artificialmente, pela injeção direta de gás na cerveja.

A carbonatação é importante porque ajuda a dar à cerveja seu caráter aromático, sabor e a textura de espuma. Além disso, a carbonatação ajuda a preservar a cerveja, pois o gás impede o crescimento de bactérias indesejadas.

Filtração


Nessa etapa, depois de maturada, a cerveja passa por um processo de filtração para eliminar partículas restantes de leveduras em suspensão. Esse processo não altera a composição nem o sabor da cerveja, mas é necessário para garantir que a cerveja esteja transparente e brilhante. Porém, tem algumas cervejas de alta fermentação que não passam por esse processo e mantêm essas partículas de levedura em suspensão. Pois em algumas cervejas são essas partículas que conferem personalidade ao sabor, corpo e aroma da cerveja.

filtro filtragem cerveja processo produção industria
Filtro de pequeno porte usado para a filtragem de cerveja

Acabamento


Nessa fase de acabamento, a cerveja pode receber ou não mais dióxido de carbono e outras substâncias que irão garantir a qualidade da cerveja e aumentaram seu tempo de prateleira, como estabilizantes e antioxidantes.

Envasamento


O engarrafamento da cerveja é a última etapa do processo de fabricação da bebida. Nesta fase, a cerveja é colocada em garrafas ou latas, que são seladas e rotuladas, e, em seguida, enviadas para o mercado.

A etapa de engarrafamento é responsável por preservar os aromas e sabores da cerveja, além de manter as características originais da bebida e evitar o oxigênio. Por isso, é importante que o processo seja realizado da melhor forma possível.


Processo de envasamento das garrafas de cerveja
Processo de envasamento das garrafas de cerveja

Normalmente, no engarrafamento da cerveja, são usadas máquinas automatizadas e equipamentos especiais que garantem a higienização dos recipientes e a qualidade do produto final. Alguns destes equipamentos são: a máquina de lavar garrafas, a máquina de encher as garrafas e a máquina de fechar as garrafas. Também é possível realizar o engarrafamento de forma manual.

Pasteurização


Após o envasamento, a cerveja envasada é submetida a um processo de pasteurização. Nesse processo a cerveja é aquecida até 60º C e resfriada até chegar à temperatura ambiente. Esse choque térmico aumenta a durabilidade da cerveja, podendo estender a validade da cerveja até seis meses depois da fabricação. O processo usado em cervejas de lata e garrafa, não alteram a composição da cerveja nem o sabor.

processo de pasteurização de garrafas de cerveja
Processo de pasteurização de garrafas de cerveja

Diferentemente das latas e garrafas de cerveja, os barris de cerveja normalmente não são pasteurizados. Pois o chope, que é uma cerveja que não é pasteurizada, vai para bares e restaurantes, onde é consumido mais rapidamente, assim, não necessitando do processo de pasteurização.

Referências



Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

5 Comentários de "Processo de produção da cerveja"

26 de abril de 2018 às 14:34

ótimo resumo .

Anônimo
27 de novembro de 2023 às 20:53

Se existe cerveja light, qual a diferença entre cerveja light e as cervejas convencionais?

28 de novembro de 2023 às 08:17

Olá anônimo

A cerveja light e a cerveja convencional se diferem principalmente em termos de calorias, teor alcoólico e sabor.

- Calorias: A cerveja light tem menos calorias do que a cerveja convencional.

- Teor alcoólico: A cerveja light tem um teor alcoólico mais baixo, cerca de 3%, enquanto a cerveja convencional tem entre 3 e 8% de álcool.

- Sabor: A cerveja light tem um corpo e sabor mais leves, o que a torna uma escolha popular entre quem busca uma bebida menos recheada. No entanto, algumas pessoas podem achar que a cerveja light é comparativamente sem sabor em relação à cerveja convencional.

Além disso, a cerveja light passa por um processo de fermentação mais longo, permitindo que mais açúcar seja convertido em álcool e dióxido de carbono. Isso pode contribuir para a diferença no sabor e no teor alcoólico entre as duas.

Espero que eu tenha sido claro

Um abraço

Anônimo
21 de janeiro de 2024 às 23:37

Como se gela uma cerveja rápido e qual tipo de cerveja tem menos açucar e calorias?

22 de janeiro de 2024 às 08:29

Olá anônimo

Existem várias maneiras de gelar uma cerveja rapidamente, sendo elas:

- Gelo, sal e álcool: Em um cooler ou caixa de isopor, as latinhas devem ser mergulhadas numa solução que deve conter, para cada saco de gelo, 1 litro de água, 500 gramas de sal e 500 ml de álcool.
- Água, sal e gelo: Você pode fazer a mistura com as mesmas proporções, usando apenas água, sal e gelo.
- Papel toalha: Com papel toalha, ou guardanapos de papel de boa qualidade, você pode gelar a cerveja em até 5 minutos. Primeiro, embrulhe bem cada latinha ou garrafa, uma a uma, com o papel, e em seguida, molhe bem em água corrente. Agora é só colocar no freezer.
- Panela de pressão: Encha a panela com 1/3 de água, 1/3 de gelo e uma latinha de cerveja. Em seguida, é só chacoalhar por 40 segundos.
- Mexidinha: Com a latinha encostada no gelo, gire-a por dois minutos ou até que ela fique na temperatura desejada.

Quanto ao tipo de cerveja com menos açúcar e calorias, aqui estão algumas opções:

- Albanos Life Lager: 34Kcal/100ml, zero carboidrato.
- Amstel Ultra: 26,2kcal/100ml.
- Colorado Orgânica: 38,9 kcal/100ml.
- LapaLow: 21,7 kcal/100ml.
- Michelob Ultra: 22,25 kcal/100ml.

Lembre-se de que o consumo de álcool deve ser feito com moderação.

Um forte abraço

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top