Fluidodinâmica Computacional - Computational Fluid Dynamics (CFD)

A fluidodinâmica computacional (Computational Fluid Dynamics, CFD) é uma área de estudos que surgiu no final da década de 70, para a obtenção de soluções numéricas, através de métodos computacionais, das equações de conservação do momento e da massa (equações do movimento e da continuidade, respectivamente). Dependendo do problema em análise, estas equações podem estar eventualmente acopladas a outras equações de conservação, tais como, as equações da energia e de concentração de dada espécie química.
simulação da agitação de um tanque
Simulação da agitação de um tanque

Usos da fluidodinâmica computacional


A fluidodinâmica computacional permite que estudos de escoamentos que não podem ser facilmente medidos ou simulados experimentalmente, possam ser feitos através de simulação computacional, usando parâmetros reais. Assim facilitando o estudo de processos, tais como o escoamento no interior de ciclones e hidrociclones, o vazamento de gases tóxicos ou inflamáveis em ambientes confinados ou abertos, a combustão, os escoamentos em reservatórios de petróleo, em risers, em biorreatores e ao redor de carros, aviões ou foguetes, a previsão do tempo e entre outros tipos de processos.
simulação computacional do escoamento
A Simulação computacional do escoamento de alta velocidade em torno do ônibus espacial durante a reentrada.
Hoje em dia, a fluidodinâmica computacional é uma ferramenta indispensável tanto para pesquisadores como para engenheiros, e já é usada em muitas empresas, como por exemplo, a Petrobrás, Rhodia, Air Liquid e Votorantim. Pois reduz bastante o tempo e o custo necessário de um projeto, pois é uma ferramenta que permite o perfeito entendimento da fluidodinâmica no interior dos equipamentos, além de permitir uma perfeita compreensão dos fenômenos envolvidos, possibilitando a intervenção do pesquisador ou do engenheiro nas variáveis operacionais ou na forma do projeto, a fim de melhorar o desempenho de um algum equipamento do projeto.


simulação de mistura no ansys
Simulação de mistura no ansys


Referências


Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é Pedro Coelho, eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança no trabalho e técnico em informática, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e outros cursos. Se você acha legal esse projeto, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e ajude-nos a divulgar essa ideia, compartilhando com seus amigos as nossas postagens.

0 Comentários de "Fluidodinâmica Computacional - Computational Fluid Dynamics (CFD)"

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem declaro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top