-->

Ciclones industriais - Separadores ciclônicos

Os ciclones industriais ou separadores ciclônicos são equipamentos que empregam uma resultante entre as forças de arraste, peso, centrífuga e inércia para a separação de partículas solidas e gotículas liquidas.

Os ciclones possuem um desenho simples, baixo custo de manutenção, alem de serem largamente utilizados como elementos de coleta de material particulado, não só como equipamento de controle de poluição, mas também como elemento próprio do processo industrial na separação, sendo usado até mesmo na classificação de partículas.

ciclones industriais
Imagem de um Ciclone Industrial

Funcionamento dos Ciclones industriais


O principio do funcionamento dos ciclones é simples, um gás contendo pó é introduzido dentro do ciclone a uma velocidade media de 6 a 20 m/s.

Dentro do ciclone, as partículas de solido são separadas da corrente gasosa sob ação de uma força centrifuga, que pode variar de 5 a 2500 vezes o peso da partícula, assim permitindo a captura de partículas muito pequenas.

Depois a força centrifuga do vórtex do ciclone, envia as partículas solidas radialmente em direção ao fundo do ciclone, onde escorregam e são recolhidas, e o gás limpo e livre de partículas sólidas, sai pelo tubo vertical superior.

esquema funcionamento ciclone industrial
Esquema de funcionamento do Ciclone Industrial
Os ciclones podem trabalhar a seco ou a úmido, em temperaturas baixas ou a temperaturas altas até 1000°C e, a pressões que podem chegar até 500 atm.

A eficiência dos ciclones depende do diâmetro do tubo ciclone e do tamanho da partícula. Pois se as partículas forem muito pequenas e o diâmetro do tubo do ciclone não for grande o suficiente, o processo pode gerar alta perda de carga e baixa eficiência.

O projeto de ciclones é simples, e as correlações utilizadas para o cálculo destes equipamentos são empíricas, e não levam em conta nem o formato e muito menos as variações de fluxo interna deste equipamento, que muitas vezes operam com ineficiências locais, que podem ser corrigidas com o uso da fluidodinâmica computacional aumentando a eficiência do equipamento.


Referências

  • http://wwwmegaflux.com.br/1715.html (Acessado em 20/07/2012 as 16:35)
  • www.saraivavogal.com.br/ENG-426/CICLONES.pdf (Acessado em 20/07/2012 as 16:18)

Sobre o autor


Pedro Coelho Olá meu nome é , eu sou engenheiro químico, engenheiro de segurança do trabalho e Green Belt em Lean Six Sigma. Além disso, também sou estudante de engenharia civil, e em parte de minhas horas vagas me dedico a escrever artigos aqui no ENGQUIMICASANTOSSP, para ajudar estudantes de Engenharia Química e de áreas correlatas. Se você está curtindo essa postagem, siga-nos através de nossas paginas nas redes sociais e compartilhe com seus amigos para eles curtirem também :)

6 Comentários de "Ciclones industriais - Separadores ciclônicos"

Anônimo
21 de setembro de 2017 às 08:18

Muito bom! Esclarece de forma simples o princípio de funcionamento de ciclones industriais.

8 de maio de 2019 às 19:36

otimoo

5 de setembro de 2020 às 11:29

Tai´! formas de se entender de ciclones industriais, muito bom .

Anônimo
26 de abril de 2021 às 18:10

Esses equipamentos são bons coletores de pó industrial :)

4 de maio de 2021 às 09:40

Muito bom está me ajudando no curso de engenharia de petroleos estamos a falar sobre FCC

4 de maio de 2021 às 14:45

Olá anônimo

Fico feliz em te ajudar. Além disso, você vai curtir bastante essa parte do curso de engenharia de petróleo, pois o refino do petróleo é algo bem complexo e fascinante ao mesmo tempo :)

Os comentários são sempre bem vindos, pois agregam valor ao artigo. Porém, existem algumas regras na Política de Comentários, que devem ser seguidas para o seu comentário não ser excluído:
- Os comentários devem estar relacionados ao assunto do artigo.
- Jamais faça um comentário com linguagem ofensiva ou de baixo calão, que deprecie o artigo exposto ou que ofenda o autor ou algum leitor do blog.
- Não coloque links de sites ou blogs no corpo do texto do comentário. Para isso, assine com seu Nome/URL ou OpenID.
-Não coloque seu email e nem seu telefone no corpo do texto do comentário. Use o nosso formulário de contato.
- Se encontrar algum pequeno erro na postagem, por favor, seja bem claro no comentário, pois a minha bola de cristal não é muito boa.
- Tem vezes que eu demoro pra responder, mas quase sempre eu respondo.
- Não seja tímido, se você tem alguma duvida ou sabe de algo mais sobre o assunto abordado no artigo, comente e compartilhe conosco :)

Back To Top