Os ciclones industriais ou separadores ciclônicos são equipamentos que empregam uma resultante entre as forças de arraste, peso, centrífuga e inércia para a separação de partículas solidas e gotículas liquidas.
Os ciclones possuem um desenho simples, baixo custo de manutenção, alem de serem largamente utilizados como elementos de coleta de material particulado, não só como equipamento de controle de poluição, mas também como elemento próprio do processo industrial na separação, sendo usado até mesmo na classificação de partículas.
 |
Imagem de um Ciclone Industrial |
Funcionamento dos Ciclones industriais
O principio do funcionamento dos ciclones é simples, um gás contendo pó é introduzido dentro do ciclone a uma velocidade media de 6 a 20 m/s.
Dentro do ciclone, as partículas de solido são separadas da corrente gasosa sob ação de uma força centrifuga, que pode variar de 5 a 2500 vezes o peso da partícula, assim permitindo a captura de partículas muito pequenas.
Depois a força centrifuga do vórtex do ciclone, envia as partículas solidas radialmente em direção ao fundo do ciclone, onde escorregam e são recolhidas, e o gás limpo e livre de partículas sólidas, sai pelo tubo vertical superior.
 |
Esquema de funcionamento do Ciclone Industrial |
Os ciclones podem trabalhar a seco ou a úmido, em temperaturas baixas ou a temperaturas altas até 1000°C e, a pressões que podem chegar até 500 atm.
A eficiência dos ciclones depende do diâmetro do tubo ciclone e do tamanho da partícula. Pois se as partículas forem muito pequenas e o diâmetro do tubo do ciclone não for grande o suficiente, o processo pode gerar alta perda de carga e baixa eficiência.
O projeto de ciclones é simples, e as correlações utilizadas para o cálculo destes equipamentos são empíricas, e não levam em conta nem o formato e muito menos as variações de fluxo interna deste equipamento, que muitas vezes operam com ineficiências locais, que podem ser corrigidas com o uso da
fluidodinâmica computacional aumentando a eficiência do equipamento.
REFERÊNCIAS
- http://wwwmegaflux.com.br/1715.html (Acessado em 20/07/2012 as 16:35)
- www.saraivavogal.com.br/ENG-426/CICLONES.pdf (Acessado em 20/07/2012 as 16:18)